Poema sobre Cultura
Explicou que se a cultura era uma casa, a linguagem era a chave da porta que conduziria a todos os quartos interiores.Sem isso,dizia, acabamos sem rumo, sem uma casa adequada, sem identidade legítima. ( do livro "O silêncio das montanhas)
“Réus do mensalão transformaram a cultura da transgressão em prática ordinária e desonesta do poder.”
A cultura humana é um estado de sono profundo, quando despertamos deste sonho cultural, nos tornaremos seres mais evoluídos.
A nossa cultura vem lá das alturas, eu digo, do universo, é por isso que nossas raízes são tão profundas.
Em países de descendência latina o acesso a comida é facilitado justamente para promover a cultura do emburrecimento através do egoísmo. Ao contrário dos países racionais e de primeiro mundo onde a ênfase é dada sobre a atitude corajosa de pensar e superar os próprios limites através da responsabilidade de aceitação sobre os próprios erros. A atitude de comer em excesso bloqueia a capacidade de expansão intelectual (inata) e gera pobreza, o que torna um terreno fértil para a proliferação de religiões. Esse é o círculo vicioso da corrupção e da pobreza. A restrição forçada por conta própria traz a tona a iluminação intelectual e multiplica sua capacidade de produzir riqueza. Pessoas milionárias sabem muito bem disso. Pessoas comuns desconhecem tal informação. Pessoas mal intencionadas ridicularizam este fato veemente.
Que a cultura de aplaudir tão somente o vencedor não faça com que o medo da derrota tolha a vontade do indivíduo de lutar.
A cultura de consumismo (alimentar) americana contrasta com os sonhos conflitantes da beleza das supermodelos.
A cultura contemporânea instituiu formas de consideração da Mulher que têm naturalizado a sua valorização parcial
Cultura é todo aquele complexo que inclui, conhecimentos, artes, crenças, leis, moral, costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos por nós, não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que somos...
A cultura é um ruido de fundo que não me deixa ver a vida tal como é. A cultura não faz ninguém feliz. Quero ser alguém ignorante, ou um camponês sábio que adivinha quando choverá e se deita e levante com o sol.
É importante cultivarmos todos os dias a cultura do amor, para darmos espaço a felicidade e fecharmos as portas as amarguras.
Cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural em que o povo produz e participa de forma ativa. Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. As expressões da cultura podem ser utilizadas para organizar e transformar a sociedade.
Arte e cultura não são pura contemplação, mas ações inevitavelmente políticas e devem educar, informar, questionar, organizar e influenciar. Além de revelar as forças dominantes da sociedade do espetáculo, a cultura, pelo seu poder criativo e questionador, carrega em si uma força de transformação.
O que é realmente o Certo? Cada povo ou cultura defende o seu lado e afirma estar certo. O certo é incerto, meu amigo.
Fala-se em “caos organizado” – em mudança de cultura. Reinventar a hierarquia certinha sem chance de ouvir aquele que milita no “chão da fábrica”. Tudo isso está mudando – não temos mais o direito de concentrar tudo numa única pessoa ou seguir regras antigas - que não tem mais razão de existir.
