Poema sobre Cultura
Tomo parte de um pelotão desengajado que aprendeu a prever o passado; Incrédulo da esperança, numa perspectiva obscura: a juventude abandona a cultura e a violência sai à procura.
Nós escolhemos o que lembrar e o que esquecer o tempo todo.
Uma boa parte do que a sociedade chama de cultura é memória!
... o cinema não tem obrigação de fazer refletir, contemplar, entreter. O cinema tem todas as possibilidades da imaginação humana.
Não precisamos estar cercados de pessoas que pensam igual. Mas precisamos estar cercados de pessoas que estejam em alinhamento com nossos princípios morais e valores éticos. Principalmente se estas pessoas forem nossos parceiros, clientes, fornecedores ou colaboradores!
Um ambiente precisa de no mínimo: empatia, respeito, privacidade, clareza de direitos, deveres, objetivos, liberdade de escolha, ética, princípios e valores claros!
O desagradável da justiça humana nessa falta de consistência, na arbitrariedade ou mesmo na cegueira, causados pela mudança do seu entendimento, através do próprio homem no uso do tempo, cultura e vontades, existe para a sua evolução.
Incrível a distância entre aqueles que estão torcendo pela implantação e a disseminação da tecnologia 5G, e os que moram em favelas, sem esgoto, água, luz, pavimentação, ensino de qualidade, lazer ou cultura, e por vezes nenhuma esperança em um futuro mais confortável. Se de A até Z fosse uma volta completa em um círculo, mesmo A e Z juntos, essa distância é a volta. Não é casualidade, mas sim previsto, proposital.
Independente da espécie, classe social, política, orientação sexual ou religião, ajude sem moderação!
Não importa a narrativa, o contexto ou o desfecho, no livro da vida o que realmente faz a diferença é saber aproveitar o melhor de cada momento.
Hoje em dia, é comum ver pessoas investindo em estética artificial, como lábios preenchidos, sobrancelhas feitas, seios e nádegas artificiais, além de cabelos postiços. Mas, infelizmente, poucos se preocupam em melhorar seu domínio da língua portuguesa ou ampliar seu conhecimento cultural.
Nosso tempo de vida é muito curto para a quantidade de conhecimento que a gente pode adquirir, e para a quantidade de cultura que a gente pode consumir.
Já quase no final da minha existência comprovei que: Respeito e Educação não tem nada a ver com Cultura, Religião, Posição Social e dinheiro, quem tem tem e quem não tem não tem!!!
O verdadeiro saber se alimenta da busca pelo novo, viver preso aos fatos conhecidos impede o avanço do conhecimento.
Mostra-se injusta e inaceitável a rejeição a alguém “apenas” por ser ignorante, inculto ou pouco inteligente. Explico as aspas: não é o fato de ser assim que a torna inferior aos demais. Pode ser dessa forma por possuir deficiência tanto congênita quanto adquirida, ou simplesmente por não ter tido acesso às formas de obter conhecimento e cultura. A questão não está no efeito percebido, mas na sua causa. Serão passíveis de crítica somente os que, mesmo com todas as oportunidades a seu alcance, recusaram-se a mudar tal realidade, tornando-se merecedores de tratamento compatível com sua ignorância, já que tais pessoas fazem-se imbecis por opção.
