Poemas sobre conhecimento
Enquanto a sociedade brasileira viver confundindo produção de conhecimento apenas com oferta de vagas nas escolas, aprovação automática, seremos os eternos fracassados. Sabe-se que o Brasil tornou-se campeão em diplomar pessoas sem aquisição eficiente do conhecimento.
Sim. As histórias podem ser de conhecimento público, mas os livros nunca são guardados abertos. Para apreservação do seu conteúdo, eles são mantidos fechados
O "cimento" contido na palavra "conhecimento" não é garantia de sua solidez. Esta depende da aplicação do conhecimento que se adquiriu. Ou antes, como dizia Borges: "todas as teorias são legítimas e nenhuma tem importância. O que importa é o que se faz com elas."
Ninguém poderá esgotar com o conhecimento o fundo da doutrina que é Pessoa, e dificilmente poderá conhecer a milésima parte da obra humana escrita sobre a doutrina, que é imensa. Seria loucura aguardar, para ulterior resolução, a leitura das obras completas de São Tomás ou dos textos patrísticos. Mal temos tempo para ler uns poucos antigos e meia dúzia dos autores modernos e mal podemos compreender os textos em toda a profundidade.
Quem realmente se dedicou, quem se sacrificou para obter verdadeira técnica, ética e conhecimento profundo, de regra obterá sucesso.
Uma vez me disseram: "seu conhecimento te levará ao inferno". Pois digo que é melhor que o meu conhecimento me leve para tal, do que a ignorância me levar para o céu.
Tanto conhecimento me enclausurou do mundo verdadeiro, quando se é a inteligência, maior é a distância que se adquire ao longo da vida.
A presunção da ignorância nós leva as vias do conhecimento comum.
Tornando inacessível à ambição pelos caminhos do saber.
Somos seres humanos, dotados de razão e conhecimento, cheios de falhas, as vezes acompanhadas com breves acertos.
Quando a busca do conhecimento é para destruir a alienação ou a dependência de outrem, essa busca tem gosto de liberdade!
A sabedoria é libertadora.
É importante obter conhecimento idependentementedo do método ou da forma adquirida. Todavia é necessário ter consciência, em até que ponto, isso afeta nossa relação na forma positiva ou negativa com as pessoas. Saber lidar com isso é uma virtude para poucos!
Conhecimento é a fonte de grandes descobertas, mas felicidade é usar o conhecimento para o bem da humanidade.
Ter uma sociedade igualitária é impossível, intelectualmente ainda mais, pois o (saber/conhecimento) destina cada um para seu caminho de maneira flexível e inteligível do jeito que o buscou, dessa forma, nem todos poderão ter o mesmo destino, pois nem todos fazem uso do (saber) da mesma forma, pois ele é vasto, e nem todos têm a facilidade em usá-lo.
- Relacionados
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- Poesia sobre a Importância da Leitura
- Poemas sobre a Educação
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- Frases sobre conhecimento e evolução profissional para inspirar sua jornada
- 57 frases sobre conhecimento para alimentar a mente
- Frases sobre adquirir conhecimento para aprender e evoluir sempre
