Poema Quase de Pablo Neruda

Cerca de 106088 frases e pensamentos: Poema Quase de Pablo Neruda

Sonhe grande, imenso, algo quase que impossível. Sonhos pequenos, limitados e sem cor não nos levam a lugar algum.

Já fazem quase 200 anos que Darwin acabou com essa de que deus existe, com sua teoria da evolução e adaptação ao meio ambiente, então deixem de lado os contos e fábulas e reflitam sobre os atos que comentem agora.

Um sonho forte é aquele que sentimos quase uma saudade do que queremos mas que nunca tivemos!

Torna-se meu inimigo pela atitude ou omissão dela. Quase nunca pela pessoa, propriamente dita.

Ela foi embora e você nem ao menos percebeu! Achou melhor não levar nada, tomou quase todo o ultimo gole de café frio e sem olhar para trás, foi seguindo o vento! Ela já não se faz mais perguntas, prefere permanecer quieta, prefere observar. Observar cada erro cometido novamente!E andando só, se dá conta que está imune de qualquer sentimento.
Mas não se desespere, ainda resta um gole de café!

Não tenho paciência pras tuas feridas. Não gosto do teu passado. Quase invejo o teu jeito de sofrer não sofrendo.

Seguramente agora quase todos vêem que os bolcheviques não teriam se mantido no poder, não digo dois anos e meio, mas nem sequer dois meses e meio, sem a disciplina rigorosíssima, verdadeiramente férrea, no nosso partido, sem o apoio mais completo e abnegado a ele por toda a massa da classe operária, isto é, por tudo o que ela possui de consciente, honrado, influente, capaz de atrair as camadas atrasadas. (…) Mas como se mantém essa disciplina no partido revolucionário do proletariado? Primeiro, pela consciência da vanguarda proletária e pela sua dedicação à revolução, pela sua firmeza, pelo seu espírito de sacrifício, pelo seu heroísmo.

"Uma vez que uma ideia se apodera da mente, é quase impossível erradicá-la."

Olha como as coisas mudam: pare e perceba que quase nada está como era antes. Algumas incrementações, outras diminuições... Essas mudanças acontecem numa frequência invisível, mas perceptivel logo em seguida. Somos o que somos, sem o eu de ontem, e mais o outro de amanhã.Não tem como escapar. As paixões acabam, as tristezas se vão (ainda que outras tomem o seu lugar, elas realmente se vão). Os vizinhos, as amigas, os pais: todos têm os seus motivos, sabem qu eé necessário, que é incontrolavel, que AMANHÃ você vai acordar diferente: seu cabelo vai crescer, sua tosse vai sarar, seu aparelho vai conseguir enfim desentortar aquele dente torto.O jeito é aceitar, levar numa ba, e saber sempre converter para uma boa causa. É isso. amanhã eu termino, já que vou estar com outra cabeça mesmo...

"As melhores poesias são quase sempre aquelas que não podemos expor."

Somos jogadores da vida, estamos em campo o tempo inteiro. Nunca cansamos, nunca paramos, quase nunca descansamos. Mas tudo isso é para encontrar uma única coisa, para buscar uma única coisa, para ter uma única coisa, paz.

Hoje vivi um momento diferente. E sob o efeito de quase nada resolvi prestar atenção nos meus pensamentos daquela vez. Estando ali dentro de mim, fiquei feliz de encontrar pessoas muito queridas. Estávamos ocupados em atividades amistosas de relevância franca, livres de qualquer ameaça cotidiana.E era algo que também se percebia em outros ao nosso redor. Jurava que podia estar num domingo com muita brisa. Não havia excessos; quando se ria não se sentia mais feliz por isso; na verdade, já estava tudo no seu lugar. A felicidade dispensava qualquer excesso. Era assim, pleno como cabe ao que é suficiente.

Uma lição eu tirei, se eu não me der o devido valor, ninguém me dará. E que a verdade está quase sempre estampada nos nossos olhos, mas nosso coração insiste em crer no que não lhe faz sofrer. Por isso a situações inevitáveis, que às vezes parecem cruéis, mas são a única forma de nos tirar a venda dos olhos e do coração.

A Grande Tristeza havia pousado nos ombros de Mack como uma capa invisível, mas quase palpável. O peso daquela presença embotava seus olhos e curvava seus ombros. Até os esforços para afastá-la eram exaustivos, como se os braços estivessem costurados nas dobras escuras do desespero que agora, de algum modo, tinha se tornado parte dele. Comia, trabalhava, amava, sonhava e brincava sempre usando essa vestimenta, como se fosse um roupão de chumbo. Andava com dificuldade pela melancolia tenebrosa que sugava a cor de tudo...

"Sempre ouço as pessoas falarem que o horário não permite, mas na verdade quase tudo é permitido, ou seja, prevalece a imoralidade nessa sociedade contemporânea"

Saudade das malícias inocentes, dos dramas quase que teatrais.Saudades de pessoas, de sons, de toques...Saudades de abraços, de cheiros, de vozes...Saudade da alegria do sim, da dor do não, da angústia do talvez.Saudade do que não existiu. Saudade do já vivido.E depois de sentir tanta saudade, fica a saudade de não tê-la sentido...

Com o tempo a gente aprende que tudo tem seu tempo (que quase nunca é o nosso!). Que é preciso respeitá-lo. A gente aprende tanta, mas tanta coisa. Aprende principalmente que é preciso passar muitas coisas só para a gente aprender. A viver. A ser feliz.

Quase todos os homens que valem a pena, já estão acompanhados. A maioria dos que estão sozinhos já valeram a pena de alguém.

Eu acho que conheço quase todos os meus defeitos, e olhe que são muitos! Às vezes penso que eles podem até superar minhas qualidades. Sei que sou ciumento, possessivo, ranzinza, perfeccionista, centralizador, rabugento, intransigente, sarcástico, maldoso, tenho mania de limpeza e até tique nervoso eu tenho. É; eu sei!!! Mas também sei que sou romântico, amoroso, dedicado, carinhoso, preocupado, atencioso, solícito, companheiro, honesto, sincero, sou um bom ouvinte e o melhor dos amigos. Quem convive comigo terá que conviver com toda essa ambigüidade. Tenho plena consciência do ser humano difícil e complicado que sou – haja paciência pra se relacionar comigo!!! Mas, pode ter certeza, tenho me dedicado de corpo e alma, a cada novo dia ser um homem melhor do que fui no anterior; de ser merecedor do seu carinho... Que nós valemos à pena. Que juntos, somos muito melhores do que sozinhos... Que juntos nós somamos a leveza das alegrias e podemos dividir o peso das angústias; por que nem tudo na vida são flores, não é mesmo?! Também estou reaprendendo a amar... e é difícil... mas, como você mesmo costuma dizer “não disse que seria fácil, mas que valeria a pena”.

Vou seguindo seus pensamentos, devagarinho, quase parando, conforme vejo as expressões em seu rosto, foi lindo. Tudo com você é lindo.