Poema Quase de Pablo Neruda
O problema, aqui no Brasil, é que quase toda a classe média, baixa e alta, salvo exceções, faz de conta que não é "povo", e que o seu telhado não é de vidro. Talvez por isso, pelo excesso de soberba, não esteja nem um pouco preocupada com a democracia.
Ser um adulto feliz é ter gratidão com o quase nada, um pouco mais, ou quase tudo, é ser grato com tudo o que Deus lhe deu.
Grande observador, detalhes, coisas que quase ninguém nota, esses detalhes tome cuidado, ele pode ser o grande Causador
Para quem já perdeu quase tudo, é insuportável a ideia ou a realidade de que perdeu novamente. Eu não sei perder pessoas. Eu não aguento mais perder pessoas! Ah Deus!
Dos primórdios da civilização até quase os dias de hoje – e ainda hoje na China e no Japão – os pais têm sacrificado a felicidade de seus filhos no casamento ao decidir com quem se casarão, escolhendo quase sempre a noiva ou noivo mais rico disponível. No mundo ocidental (exceto em parte na França) as crianças libertaram-se dessa escravidão pela rebelião, mas os instintos dos pais não mudaram. Nem a felicidade nem a virtude, mas o sucesso material é o desejo de um pai médio para seus filhos. Ele quer que seja de tamanha relevância que ele possa se vangloriar dele para seus amigos, e esse desejo domina em grande parte seus esforços para educá-los.
As vezes não é fácil fazer o melhor, pois fazer o melhor não é fácil. Porque quase sempre implica paradoxos e contradições.
Eu vou morrer sem entender essa vontade descontrolada, e quase desesperada, que grande parte dos ateus tem, de tentar (em vão) provar a não-existência de Deus...
Por que se incomodam tanto com um Deus que "acreditam piamente" não existir?
Há certos momentos em que quase todos entramos em contato com a verdade mas nem sempre estamos preparados para vê-la mais de perto. Outras vezes, quando a percebemos já passou o tempo de agarrá-la e junto com ela a felicidade que poderíamos ter tido se tivéssemos aproveitado a oportunidade.
Um dia me disseram que não dava, que filho de pobre só se ferrava, e que bobeira, eu quase acreditei...
“Todas as mentiras contadas, servem para nos alegrar, só que momentaneamente. Já as verdades, quase nunca nos deixam felizes.”
“Esperar no sentido ter esperança, faz parte de uma vida de preparação, e quase sempre vale a pena. Esperar no sentido de apenas uma espera em algum acontecimento, sem que tenhamos feito nada isso, quase sempre não vale a pena.”
A lei do desapego serve para quase tudo na vida, der adeus a auto crítica, abandone a culpa, largue os prenconceitos, deixe de lado a procrastinação, esqueça as crenças limitantes, descarte os rancores, as más companhias e solte o passado.
Mas nunca desapegue-se do amor, ele é a cura pra todos os males.
Em quase todos os casos de colapso democrático que nós estudamos, autoritários potenciais – de Franco, Hitler, Mussolini na Europa entre guerras a Marcos, Castro e Pinochet, durante a Guerra Fria, e Putin, Chávez e Erdogan mais recentemente – justificaram a sua consolidação de poder rotulando os oponentes como uma ameaça à sua existência.
Possuir inteligência, é levar sua vida de maneira simples, humilde e vez ou outra (se não quase sempre), mostrar-se o extremo da idiotice. Fazer-se de tolo permite, aos que possuem inteligência, despejar suas verdades com riso no rosto, saboreando o tolo real rir e irritar-se com seus próprios passos errôneos. Os que possuem inteligência real, sentam-se em observância e contemplam, mesmo que em grande distância, o tolo se debater em sua ambição e enganos, se perdendo do que realmente importa. Mas é bom, aos inteligentes, lembrar que inteligência não denota sabedoria.
Engraçado, que uma hora a esperança, não serve mais pra nada e a maturidade brilha quase serena. E você precisa fazer, o que é preciso fazer...
A vida é um paradoxo. Aprendemos quase tudo sobre o mundo material e quase nada sobre o mundo espiritual.
No mundo da era digital é quase que impossível você entrar em depressão são frases de efeito, conselhos e declarações tão incríveis que me fascina saber o quanto a mente humana é capaz de conduzir um espírito infeliz ao ápice da reflexão.
