Poema para Professor

Cerca de 14652 poema para Professor

É lamentável constatar que muitos que já deveriam ter amadurecidos, ainda se encontram engatinhando na fé e no conhecimento; muitos desses que deveriam estar ensinando e dando destino a nova geração, agora são os que precisam ser ensinados nos rudimentos da fé cristã. 1ª Coríntios 3.1-2; 1ª Coríntios 13.11;
1ª Coríntios 14.20; Hebreus 5.12;
Hebreus 6.1-3; 2ª Pedro 3.18. ⁠

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠A escola que educa de verdade
educa para a vida,
onde cada momento dentro da escola
é uma oportunidade de aprender.
Do ato sistematizado do professor
ao informal do zelador.
Dentro da escola, o próprio ar que se respira,
inspira o alvorecer do novo conhecer,
pois a criança assimila tudo que ver.

Inserida por joseni_caminha

⁠Quem eu educo?
Será que educo?
E se educo, para que educo?
Ou faço apenas a mediação
entre aquele que penso educar
e um processo de ensino que
não vincula o discurso
com a prática?
Não! Não sei!
Não sei se sou um educador
que não se coaduna
com o sistema de ensino
da minha época,
ou se é este que não faz
sentir-me um educador,
mas um mero representante
de uma instituição social
que enxerga o tempo como
acinésico.

Inserida por joseni_caminha

⁠O educador é aquele que não se ver
como um colaborador e cumpridor
de um currículo engessado,
de um conjunto de diretrizes
elaborada e pensada
pelo sistema de ensino
do qual faz parte,
porque não tem como
mediar a construção de conhecimentos
dentro de uma sala de aula
ignorando a diversidade existente,
a qual se diversifica a cada realidade
que se apresenta para professor.

Inserida por joseni_caminha

⁠Quando se pensa em educar
com o propósito de ser eficiente
a questão que surge é saber
o que está sendo definido como eficiente
em um processo de ensino e aprendizagem.

Inserida por joseni_caminha

⁠Não me reconheço como um colaborador,
busco aproximar-me, ao máximo,
de algo que eu possa
dizer que estou no caminho certo
para ser chamado de educador, pois entendo que escola com gestor e colaboradores, não é escola, é empresa, logo, enquanto a primeira educa, a segunda apenas ensina.

Inserida por joseni_caminha

⁠Dizer que a escola não educa,
ou que o educar não é seu papel,
é desconhecer a dimensão da educação escolar,
é não ser capaz de enxergar a carência dos alunos
que se manifesta dentro da escola,
é não compreender que o ensino
está incluso no processo educacional.

Inserida por joseni_caminha

Só pensando: eu aprendi na escola que a gente se levanta quando a diretora entra na sala; eu aprendi que é feio o preconceito; eu aprendi a escutar os mais velhos e que, se é pra frente que se anda, aprendi que sem retrovisor o motorista não segue em frente.
Mesmo sabendo disso eu errei inúmeras vezes.
Hoje, a isso tudo, dou o nome de respeito.
Mas eu sou uma pessoa de sorte:
Tive bons professores.

Inserida por Waninharaujo

Desde crianças, somos obrigados a segurar ás emoções. Muitos pais ensinam que chorar é "sinal de fraqueza", "masturbação é pecado", "sexo é vergonhoso e ter prazer é coisa de pessoas sem vergonha". Desde muito pequeno, vamos sendo castrados em nossos sentimentos e emoções e quando podemos tomar nossas próprias decisões, em nome de "convenções da sociedade", seguramos nossa raiva, nossa indignação, não abraçamos nossos amigos, não beijamos mais por uma vergonha besta e ridícula. A menina não abraça a menina por ter medo de ser chamada de "sapatão", o menino não abraça o menino com medo de ser chamado de "bicha" e os homossexuais, escondem seus sentimentos com medo de serem rechaçados pela família e pela "comunidade".

Assim, vamos armazenando sentimentos que precisam sair de alguma forma, e normalmente, todas as emoções se traduzem em raiva e/ou tristeza, uma sombra que se esconde por trás de sua aparente figura. Quanto mais tempo você sofrer calado, mais doente vai ficar...

O Câncer, por exemplo, surge como uma indicação de problemas em outras áreas da vida da pessoa, agravados ou compostos de uma série de "problemas" que surgem de 6 a 18 meses antes de aparecer o Câncer. Foi observado que as pessoas reagiram a esses "problemas" com um sentimento de falta de esperança, desespero, desistindo de lutar por uma vida melhor. Acredita-se que essa reação emocional dispara um conjunto de reações fisiológicas que diminuem as defesas naturais do corpo, tornando-o mais frágil e favorecendo à produção de células anormais.

Por isso, nada de ficar guardando as suas emoções em uma caixa de orgulho e falsos pudores. Pare de esconder os sentimentos, a vítima com certeza será você.

Inserida por RivaAlmeida

⁠A grandeza de ensinar nos submete a passar pelas experiências dos erros que, com a sua potência em mostrar fatos nos transforma em grandes mediadores.

⁠"Ensinar hebraico bíblico é mais do que transmitir palavras; é cultivar um jardim onde o amor pela sabedoria floresce."

Inserida por moreh_julianoandrade

⁠"Aqueles que ensinam sem sequer terem aprendido estão fadados a transmitir apenas o vazio do conhecimento, enquanto os verdadeiros mestres são aqueles que cultivam o saber em si antes de compartilhá-lo com outros."

Inserida por Francisco_leobino

Lembre-se sempre de demonstrar sua sincera gratidão a todos que o ajudam. Expressar gratidão é uma força poderosa; é um atributo natural da mente voltada para a prosperidade.

⁠A vida não é um segmento linear, onde tudo segue fluindo numa direção retilínea, sem haver pausas, retornos ou alterações.

⁠Penso que a vida cotidiana só vale a pena se estamos lutando todos os dias para alcançar algo maior do que temos hoje. Estagnação é letargia, é a morte de um futuro que nunca vai existir.

⁠O ócio da existência de algumas pessoas me faz sentir cansada, porém, cabe a mim não deixar que minha existência não caia nesse ócio existencial. Não posso mudar o outro, mas posso mudar a mim.

Tal qual Raul, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, sempre mudando - de vida, ou de ideia, ou de direção - do que viver dias inertes e passar o resto da vida reclamando.

⁠O medo me permeia, me cerca todos os dias. Medo de mudar de profissão, medo de dar errado, medo de não conseguir me sair bem, medo de estar muito velha, medo de tirar notas baixas, medo de reprovar, medo de não conseguir trabalho, medo de não ser uma profissional boa o suficiente. Medo de cansar, medo da violência, medos e medos... Acho que a única forma de tentar burlar o medo é fazendo o que deve ser feito, mesmo quando ele grita nos seus ouvidos que o fracasso sempre será uma possibilidade, ou uma realidade, talvez.

"Ser criativo é reutilizar aquilo que todos viram em algo que nunca ninguém pensou."

''A instabilidade de pensamentos realmente é uma tortura. Pessoas sem foco e sem direção, sem convicções do verdadeiro sentido da vida, não conhecem seu verdadeiro Eu.''