Poema para Alguém que te Ignora
O tempo leva tempo quando se deseja muito de coração... Mas quando se tem repulsa ou se ignora o tempo leva um segundo de fração;
Um povo que ignora os seus direitos, agradece sempre quando os mesmos são dados pela metade. Esse povo é conivente diante da própria injustiça.
Quem raciocina sobre a certeza de sua finitude, ignora as tolices cotidianas para aproveitar melhor seu tempo de vida com o que realmente importa.
A qualidade destacada do mau-caráter é a sua especialidade em se aliar sempre ao mais forte e ignorar o mais fraco, mesmo que ele esteja do lado certo.
Indivíduos se comportam motivados por interesses; se você pensa de outra maneira, pode estar ignorando a realidade. Não há amigos genuínos, e sim pessoas próximas a você que compartilham objetivos semelhantes.
Quando a indignação chega ao seu auge, um homem ignora seus medos e consequências e parte para falar abertamente a verdade apontando os opressores e oprimidos.
Se você ama, você mente, finge, corre, esconde, machuca, magoa, pisa, se arrasta, ignora, joga fora, dá pontapés, inventa histórias, chama de nome feio, ri da cara, faz pirraça, perde, sofre, diz que vai esquecer... Mas não esquece. Cresce. Aprende a tratar como essencial o que antes não lhe fazia falta, não lhe cabia em suas ambições, não pretendia se matar para dar cuidados. Quem ama erra, erra... feio. Quem ama, muitas vezes não merece o perdão, e não o dá. Mas perdoa assim mesmo. Quem ama joga na cara as burradas que o outro fez. Vigia. Perde a confiança. Aprende a ser ambivalente, a estar junto e querer estar bem longe. Mas, acima de tudo e de todos, a precisar. Não banalizo os amores assim, nem os julgo. Os entendo. Compreendo. Sinto compaixão, não pena, e ofereço ombro, doo palavras bobas, ouço com atenção como se fosse uma prece. Quem tá de fora nunca sabe o que é amar-ferindo alguém. Nem eu (ainda bem?). Mas se me dizem é porque existe. E afasto de mim as teorias. Muitas vezes, o querem de nós não é um caminho, uma luz, uma solução. Querem mesmo é nos mostrar que onde há persistência não significa que falte forças para sair. Ao contrário: trata-se de guerreiros da vida, pois restam-lhes forças para ficar.
VALORES!
Inversão de valores. Tem gente que é tão ignorante (aquele que ignora), que quer provar que valores humanos não tem razão de ser. O que é,e tem que ser feito, tem e pronto. Não adianta justificar o injustificável.
Ignora o político que ele passa. Trate ele igual a música ruim que está tocando numa rádio que faz com que você sintonize em outra.
