Poema Mudar
Quando a gente aceita que a lei que rege a vida é a mudança começa a sofrer menos com as coisas que vão e a receber com gratidão as que chegam.
Que a gente aprenda a aceitar aquilo que não pode mudar, mas que também saiba discernir se tal coisa não muda por comodismo nosso ou se realmente é impossível. Você já tentou de tudo?
Que eu aprenda a aceitar aquilo que não posso mudar, principalmente as pessoas chatas com quem tenho que conviver.
Obrigada por me ensinar a aceitar aquilo que não posso mudar. A aceitar aquele 0,1% da vida que foge totalmente ao nosso controle.
Aceitar aquilo que não posso mudar é também aprender a me aceitar, aceitar as minhas imperfeições. Aliás, perfeição ou não está nos olhos de quem vê. O que a gente precisa mudar é a nossa percepção.
Aquilo que muda no mundo, muda em nós também, aquilo que mudamos em nós, muda a forma que vemos o mundo.
Percebo que muitos ainda despendem suas energias tentando mudar o mundo. Por outro lado, sugiro: atenha-se ao seu próprio processo, preocupe-se, primeiramente, em vencer os seus próprios desafios internos. Lapide-se. Assim, quando cada um fizer a sua própria lição de casa, inevitavelmente, mudamos o mundo.
"Mudar de opinião pode dizer apenas duas coisas. Que estava errado e agora está certo. Ou que estava certo e agora está errado".
Todos os dias temos oportunidades de aprender, reaprender, observar, mudar, melhorar, crescer. Não deixe escapar nenhuma chance de melhorar a si mesmo. Crescimento e autoconhecimento só lhe darão gratificações.
Só buscando me transformar todo santo dia é que consigo mudar de verdade. Com consistência. Com sabedoria.
Acreditávamos que podíamos fazer a diferença. Que, quando crescêssemos, iríamos ter mais importância. Iríamos mudar as coisas. Ter vidas importantes e relevantes. Era o nosso propósito. Fazer a diferença.
Quando você está preso em uma espiral, pode parecer que é necessário mudar muitas coisas para sair dela. No entanto, às vezes, tudo o que é preciso é mudar apenas uma coisa. Ao fazer essa mudança, você pode alterar todos os aspectos do giro e começar a se mover em uma direção diferente. Lembre-se de que pequenas mudanças podem ter um grande impacto”
A decisão de mudar nossas vidas reside no cruzamento entre a riqueza de valores e a acumulação de coisas. Nesse sentido, o consumo consciente revela-se como uma difícil decisão entre os códigos de honra e os códigos de barras, que moldam nossa jornada.
Tem um poema de Kaváfis… O título é "A Cidade". Fala de viajar, de mudar de lugar. Como se a mudança ajudasse a resolver os problemas. Mas não adianta, porque os problemas estão dentro de nós e eles nos acompanham.
Há quanto tempo você mora no "é difícil" da cidade das desculpas?
Talvez seja hora de mudar o endereço para o 'tudo posso naquele que me fortalece', na avenida da fé inabalável.
