Poema da Manhã
Magnífica manhã
que o Sol da poesia total
ilumina e faz de mim
ainda mais inspirada
sob o Jacarandá-do-cerrado,
Assumo que estou apaixonada
e não há mais como ocultar
que não posso mais segurar
que sou a personificação
nascida para te amar com imensidão.
O Jacarandá-da-Bahia
floresceu nesta manhã,
E eu continuo pensando
em você profundamente,
Algo me diz que você
pensa em mim igualmente.
Manhã de Ibirapiranga
em flor e de poesia de amor,
Escrevendo vou preparando
o nosso caminho com louvor.
Nesta manhã
de luar repleto
no aniversário
da nossa cidade,
Plena em tuas
mãos assim
me vejo em
total lunação:
Como um
tambor selvagem
bate forte
o meu coração,...
Ando vivendo
de imaginação,
te vendo desfilar
no teu carro cor
de eclipse lunar;
Como um
tambor selvagem
faz música
o meu coração,...
O luar matutino
pleno e refletido
nos meus brincos
de mini-luas,
E vendo passar
na minha rua,
Fiquei só arrepio.
Como um pássaro
pelo Sol espera
para se aquecer
da noite austera:
esta sou eu
nesta manhã fria
em busca
do calor do teu amor,
que a distância
ainda nos sentencia:
como um adágio
abrigo o meu peito
do mundo áspero
e o idílio do século
te entrego para
que me entreguem
nos braços da Pátria
que me confundem
como parte fizesse,
porque na verdade
deste mundo
não faço parte;
e muitos ainda
não se deram
sequer conta
que pertenço ao Universo,
nos olhos o adverso encaro
e minhas luas disparo
para as almas em chamas enternecer.
Ouvindo os cantos
dos pássaros
nesta manhã gris,
pelo menos tenho
algo que me diz
que apesar de tudo
ainda serei feliz.
Não faço idéia
onde você está;
no teu coração
um mundo todo
para nós dois
irei construir,
e nada irá destruir.
Algo me diz que não
posso por parar
de ir em tua busca
mesmo em dias
dias de sol ou chuva,
eu sou a eterna
tal noiva em fuga.
Amor, até a Lua
e o Universo todo
sabem do meu
plano convicto
até te encontrar
e o destino vir
a nos enveredar.
Por nós e tudo o quê
creio fiz um grande
e fino juramento
para não quebrar,
demore o tempo
que for e custe
o preço que custar.
Manhã serena e grata
com a Peroba-Rosa
em plena em florada,
É óbvio que quando
percebo algum movimento
seu na minha direção
fico com doce palpitação:
é porque o seu amor
me põe em total levitação.
Manhã com o Sol
dando aceno
ao Pequiá-amarelo,
Amor tremendo
e Versos Intimistas
no coração estão
se escrevendo
junto com a sedução,
o inefável e a paixão
fechando o cerco.
Florescer pela manhã
como Statia morning glory
em Santo Eustáquio
conforme o duplo desidério.
Pelas correntes do mar
das antilhas deixar-se
levar sem preocupação
no próximo poético verão.
Quando você chegar ser
aquela felicidade confirmada
para o corpo, alma e coração.
Tudo há de de cooperar
para que o amor genuíno
venha nos encontrar infinito.
Amanhã pela manhã estarei
indo lá no ajuntamento de Araçá,
na Ilha de Araçatuba onde
a história intocada nos encontrará.
Filhos deste Atlântico Sul que
jamais ninguém da atenção
de amor conseguirá nos desviar
o nosso brio perpassa o mar.
Nas nossas veias correm o pó
das estrelas do Hemisfério Austral
e no coração vive o fundamental.
O inevitável não está distante
e está sendo preparado
pelo fogo do nosso romance.
Seja de manhã, de tarde,
de noite ou de madrugada,
no lago do teu pensamento
a tal Naiá transformada
em flor do seu sentimento
e Jaci com todo o amor,
além do nosso tempo
dentro do peito embalador.
(O sentimento encantador).
Contemplar um Ipê-rosa
pela manhã ensolarada
na minha Cidade de Rodeio
aqui no Médio Vale do Itajaí
faz sempre o meu peito
agradecido por tudo aquilo
que vivi e sei que vou
viver daqui para frente contigo.
O Ipê-branco-do-cerrado
florescido nesta manhã
faz o meu olhar admirado,
Com o coração hipnotizado
fui escrever Versos Intimistas
para te deixar apaixonado.
"Um galo sozinho
não tece uma manhã: ele sempre
precisará de outros galos...", argumenta
João Cabral de Melo Neto - do mesmo
modo: enquanto cada Ser ocupando
momentaneamenteesse mundo
não cumprir o que lhe cabe,
essa terra, nossa terra,
seguirá 'manca',
inviável!
Era quarta-feira de madrugada
ou quinta de manhã, sei lá...
Os primeiros raios iluminaram
As paredes do quarto, cortinas cerradas
Pequenas formas geométricas
surgiam nas paredes herméticas
os poucos neurônios despertos
deram-se as mãos e foram passear
porém, chegando à camada de ozônio
tentando ouvir a voz das estrelas
perceberam que no vácuo
o som reinante é só silêncio
escuridão, mesmo de dia
somente gente diferencia
a luz e sua ausência
o som e sua presença
as coisas são o que são por serem
apenas são
e nem pediram opinião
e nem poema ou poesia
nem contam tempo
Quarta, quinta
noite, dia.
Numa linda manhã
Clara e tesônica
Invadia os Céus daquele rei
Um pequeno avião
Que chamaram
"Enola Gay"
Ele trazia nas mãos
Um celeiro de covas
Bem pior que mil vespeiros
Muito diferente, porém coerente
Com a boa nova
Descrita em Tessalônica
Essa notícia, de repente
Inesperadamente
Encaixou-se no ar
de forma anatômica
bateu no chão de algum quintal
de maneira harmônica
espalhando seu mal
de maneira isonômica
A manhã daquele dia
Entrava pra História
Seus terrores que se espalhavam
de uma forma bem pouco econômica
e todo mundo conheceu
o horror da ausência de amor
da bomba atômica
Escrever poemas de manhã
Escrevo pra filha, mãe ou irmã
Dizer que acordei e pensei em alguém
Não me venha com essa
O amor não dorme
e vive com pressa
Escrever poemas à tarde
Falando do dia frio
É poema pra amor tardio
Amor que não arde
É amor que ficou na saudade
Amores com dor
Inspiram os poemas noturnos
Poemas soturnos
de coisas que foram sentidas
Diuturnamente
Mas passaram
E a gente não sente
É amor que viveu
e não levou à nada
Os melhores poemas do Mundo
São escritos na madrugada.
Hoje, ainda
muito cedo me chamou
Eu atendi e a vi
Brilhava linda no Céu
A Estrela da Manhã
Minha mística irmã
Reluzente em sua imagem
Trazendo
Uma holística mensagem
Procurei em mim
Aquilo que me liga a ela
E encontrei
A luz que brilha internamente
Aquilo que a gente
Abre a janela e não enxerga,
ignora, manda embora
e durante o resto da vida
Chora
Por não ouvir
A voz interna
Bonita
Que grita
No Fundo dos Mares
Nas cavernas
Nas entranhas das Montanhas
Na relva das colinas
No coração da gente
Nos cascalhos de corais
A enfeitarem,
As tranças dos cabelos das meninas
Rituais de danças pagãs
Entendi
Que estava tudo interligado
E a luz que brilha no espaço
Brilhava também
Do lado de dentro de mim
E assim eu procurei alguém
Que quisesse me ouvir
E também
Compreender tudo isso.
Estava todo mundo ocupado,
Cumprindo seus compromissos.
E eu não encontrei ninguém
Edson Ricardo Paiva
Quando acordar de manhã
descontente com o dia de hoje
Pense que hoje já é amanhã
Noutras vezes, talvez você queira
Que seja depois de amanhã
E vá vivendo assim...até o fim
Pois o hoje é somente
O tempo onde a gente se sente
Permita-se
Sinta o seu rosto no vento
E em todos os gestos
Um resto do gosto
Em mentir o teu rosto vermelho
diante do espelho
Uma imagem na qual acredita
Imagine a viagem
Igual que fizeste no tempo
Um caminho florido
Um livro que se perdeu
Enquanto ainda na metade
Seja livre de verdade
E pule essa etapa
Um resto de rosto na capa
Pode ser que seja o seu
Mas nunca, jamais permita
Que te convençam
de que hoje é só hoje
e ´só isso
Como tão bem
Lhes convém.
Edson Ricardo Paiva
- Relacionados
- 27 poemas de bom dia para celebrar uma nova manhã
- 72 textos de bom dia para namorada que vão alegrar a manhã dela
- Se a Brisa da Manhã Tocar seu Rosto
- Frases de café da manhã para tornar seu dia mais gostoso ☕️
- Oração da Manhã para hoje e todos os dias serem abençoados
- Bom dia, princesa! 43 frases românticas para se declarar pela manhã
- Ótimo sábado: 48 frases lindas para desejar uma excelente manhã
