Poema Infantil de Vinicius de Moraes

Cerca de 105757 frases e pensamentos: Poema Infantil de Vinicius de Moraes

Convido você a fazer uma breve reflexão:
Dos sonhos que você tinha quando era criança, dos que ainda permaneceram como objetivos em sua adolescência e juventude, quantas coisas você realizou e quantas coisas apagou ou tens apagado dentro de você por medo?
Medo de dar certo, medo do que vão dizer, medo de não conseguir, medo de se arriscar, medo de sair de sua zona de conforto.
A sua vida está passando e tu tens percebido os dias escorrerem pelas suas mãos sem que os seus sonhos verdadeiramente se concretizem?

Inserida por monica_barros_1

VIDA E VIVER
Não sei bem a diferença entre vida e viver, sei que ambas nos levam a sentimentos que as vezes parecem claros, bem definidos e não importa o que façamos. Sei que passamos nossos dias resolvendo problemas que nós mesmos criamos ou sufocados com as exigências alheias, com isto deixamos de viver a vida.
Sei que a vida passa rápido demais, por isso paro às vezes, para vivê-la e refletir sobre o caminho que já percorri, sei que não é fácil manter o equilíbrio entre nossas escolhas e as consequências.
Sei que aqui temos uma vida, entre tantas outras coisas, mas viver uma vida por mais impossível ou maluca que pareça ser, a gente sabe, bem no fundo que foram feitas para dar certo, quando nossa força que vem de dentro é maior, maior que todo mal que existe no meio em que vivemos, maior que todos os ventos contrários.

Inserida por JOSEHAROLDORAPHAELLI

O amor é licito

Amo-te porque é licito
Gosto-te porque aos meus sentimentos convém
Porém a meu coração, repreende-lo-ei
Tolo sempre perseguindo a inocentes
Uma outra vez serei ríspido
E contra as ondas serei barreira
Impedi-las-ei que a praia cheguem
A reciprocidade, sua face continua a negar
A carga das ondas, menor tormenta é
Que as resignadas lágrimas de um simplório não
Me perdoe biografia,
Dessa vez não me atreverei a aventurar-me.

Inserida por MarcosAbrantes

Viver em cores

E a mim mesmo me permitirei amar
Se irei me magoar?
Quase certeza que sim
E o que importa?
Melhor é se machucar ou não ter vivido?
Feridas se fecham
E a esperança só reside aonde tem vida
Na morte as feridas não são sentidas
Pois não há sensibilidade
Melhor é ter dor, que não sentir nada
Darei uma chance ao amor
Darei chances a vida
Vou viver!
Serei!
Venha vida, venha dores, que venha as decepções, os medos e o ciúme.
Que venha as cores e vá embora esse preto e branco

Inserida por MarcosAbrantes

A indelével amizade

É sabido que amigos são como árvores frondosas
De fato amigos são,
Sombra nos dias ensolarados
Apoio no desequilíbrio
Abrigo na tempestade
Um ponto alto para enxergar o horizonte mesmo no caos
Alimento na necessidade
Suas folhas travesseiro
Porém o amigo transcende qualquer árvore frondosa
Suas roupas são como lenços, Capaz de absorver a mais pesada lágrima
Seu corpo como lareira, com calor maior que a mais quente brasa
Seus ombros como cama, com maciez além das penas de gansos
Seu coração como orquestra, cujo a batida é mais grave que o contrabaixo
Seus olhos como luz, que nos guia no mais inóspito caminho
Sua respiração como o agradável som dos ventos suaves
Suas palavras como pão, e nos alimenta com alegria e sabedoria
Amigos são como nossa casa e nele nos sentimos confortáveis
Obrigado César por sua amizade!

Inserida por MarcosAbrantes

Tua sedução é menos
de mulher do que de casa:
pois vem de como é por dentro
ou por detrás da fachada.

Mesmo quando ela possui
tua plácida elegância,
esse teu reboco claro,
riso franco de varandas,

uma casa não é nunca
só para ser contemplada;
melhor: somente por dentro
é possível contemplá-la.

Seduz pelo que é dentro,
ou será, quando se abra;
pelo que pode ser dentro
de suas paredes fechadas;

pelo que dentro fizeram
com seus vazios, com o nada;
pelos espaços de dentro,
não pelo que dentro guarda;

pelos espaços de dentro:
seus recintos, suas áreas,
organizando-se dentro
em corredores e salas,

os quais sugerindo ao homem
estâncias aconchegadas,
paredes bem revestidas
ou recessos bons de cavas,

exercem sobre esse homem
efeito igual ao que causas:
a vontade de corrê-la
por dentro, de visitá-la.

Inserida por helena_lana

Em um exato momento da vida,
Você descobrirá quem são seus verdadeiros amigos.
Pois, não existe verdade que não seja revalado,
Nem mentira que não seja descoberta.

Inserida por Cissasouzas110217

C u i d a d o para não se alegrar com a tristeza do próximo.
Hoje foi eu,
Mas, amanhã pode ser você!

Inserida por Cissasouzas110217

Grande parte das objeções dos artesãos à Revolução Industrial baseava-se justamente no fato de que o ambiente industrial os impedia de serem artesãos. O ambiente criado pela Revolução Industrial era feio, desagradável e completamente incompatível com o homem possuidor de uma arte. O tecelão era um artista, algo que o trabalhador de uma fábrica têxtil já não era. O afeiamento do mundo foi o primeiro efeito da Revolução Industrial.

Mas a Revolução Industrial era inevitável na medida em que existia no mundo uma massa enorme de pessoas incapazes de encontrar um centro em si mesmas. Pessoas que não são capazes de probidade ou de outros centros superiores em suas personalidades precisam encontrar um centro exterior. Se o número de tais pessoas é significativo, torna-se necessário a criação de um número proporcional de funções servis para que essas pessoas sirvam a outras pessoas, sendo esta função servil um substituto para algum centro interno. Praticamente todas as sociedades humanas admitiram a existência de servos ou escravos, ou seja, pessoas desprovidas de um centro interno, pessoas cujas vidas não possuíam um propósito, mas que poderiam servir a outras pessoas que tinham uma centralidade interior.

Inserida por Fsantos11

Os valores indispensáveis para a vida humana – não somente para as civilizações, mas também para cada um dos indivíduos – são sete:

1) Uma consciência clara e definida da objetividade da inteligência humana. É preciso saber que a inteligência humana é objetiva;

2) É preciso saber que a vontade humana é livre;

3) É preciso saber que educando os teus instintos você será capaz de sentimentos nobres;

4) A inteligência humana opera sobre dois domínios diferentes: o domínio do imutável (necessário) e o domínio do contingente; mas não podemos esperar que ela tenha a mesma clareza no domínio do contingente como tem no domínio do necessário;

5) O sujeito precisa ter uma ideia do seu papel na humanidade e aprender a usar as circunstâncias concretas para a realização desse papel. Se ninguém, ou um número muito pequeno de indivíduos fizer isso, a sociedade será infeliz, e uma massa muito grande de infelicidade é uma das principais causas de revoluções e destruições civilizacionais. Quando muitas pessoas são infelizes, torna-se fácil manipulá-las;

6) O ser humano precisa conhecer as vidas plenamente realizadas;

7) Ele precisa estar cônscio da possibilidade da vida mística.

Se faltar alguma dessas coisas numa vida individual, o sujeito será privado de uma dimensão humana e certamente sairá prejudicado. Qualquer civilização tem de oferecer, numa dose mínima que seja, o acesso a essas sete informações. Se faltar alguma delas a civilização será incompleta e necessariamente será substituída por outra.

Inserida por Fsantos11

CRITÉRIOS OBJETIVOS PARA UMA VIDA FELIZ

A natureza do propósito ao qual uma pessoa está devotada pode conduzi-la para a redenção ou destruição. Pode torná-la uma boa pessoa ou uma má pessoa. As pessoas más são más porque são infelizes. Mas, é claro, existem graus de maldade ocasionada pela infelicidade. Há pessoas que devido à infelicidade são autodestrutivas, destróem apenas a si mesmas, o que é, claro, uma forma de mal. Mas há aquelas que contentam-se apenas quando destróem a vida de outras pessoas. E essas pessoas sentem alívio quando fazem o mal, não felicidade. Também não faz diferença se elas têm ou não consciência de suas maldades e infelicidades. O que realmente faz diferença na vida é caminhar na direção da felicidade ou da infelicidade. Todas as demais suposições são mais ou menos supersticiosas. A questão é: existem critérios objetivos pelos quais você pode caminhar na direção da felicidade ou da infelicidade. E você deve usar estes critérios para que as coisas dêem certo: 1) a felicidade na vida depende que os propósitos não sejam imaginários. Este é o primeiro passo: você deve verificar se o que você está querendo não é uma fantasia da tua cabeça, porque se for, você já começou errado, inaugurando com isso o caminho da infelicidade; 2) você deve escolher um propósito que dependa maximamente da tua atividade. Nenhum propósito depende exclusivamente de você, todos eles dependem um pouco da intervenção de elementos externos. Mas se proponha a um que dependa maximamente de você. Todo o resto, se a pessoa tem ou não consciência de seus erros, não interessa. A consciência das pessoas não é testemunhada por nós. Ela só existe para a pessoa e Deus. Então ela só deve ser considerada por Deus. O que nós podemos e devemos considerar são os critérios objetivos que nos indicam aquelas vidas conduzidas para a felicidade ou para a infelicidade.

Inserida por Fsantos11

Nós devemos encontrar um equilíbrio entre a satisfação de todas as nossas necessidades e a não satisfação. A consistência desse equilíbrio é a seguinte: o excesso de privação conduz o ser humano ao desespero; e o excesso de posse o conduz à indolência. Se nós obtivermos deste mundo tudo o que nós queremos, nos tornaremos ao final espiritualmente indolentes. Por outro lado, se não possuirmos deste mundo nada do que precisamos, nos tornaremos ao final desesperançados. Isso quer dizer que o complemento do querer a divindade não é o não querer o mundo, mas o não querer o mundo demasiadamente. Pois do ponto de vista da divindade o mundo é um de seus aspectos.

O equilíbrio é encontrado quando o ser humano conduz a sua vida de tal modo que ele nunca esteja plenamente satisfeito ou plenamente insatisfeito. Devemos acostumar a nossa alma com o fato de que as coisas do mundo vêm sempre pela metade. Quem acha que o mundo deve ofertar tudo o que é desejável, acaba por tornar-se idólatra. Por outro lado, quem acha que o mundo é incapaz de oferecer alguma situação satisfatória, acaba por tornar-se ateu. Quem estabelece uma dicotomia entre o mundo e Deus acaba por acreditar que não existe Deus algum. O ser humano deve, então, reunir o mundo e Deus em sua alma individual. A sua individualidade deve conter uma relação com Deus e uma relação com o mundo, e ambas as relações não podem ser contraditórias. Elas devem se complementar num certo sentido como o sol e a lua se complementam. O sol é sempre luminoso. A lua cresce e diminui. Essa oscilação lunar representa o tipo de relação que o ser humano deve estabelecer com o mundo. O mundo não irá oferecer luz todo o tempo, mas também não oferecerá trevas todo o tempo.

Inserida por Fsantos11

Quando Moisés retornava de seus retiros, o seu rosto brilhava de tal modo que as demais pessoas não conseguiam encará-lo. Isso não é uma metáfora, é real. Esse fenômeno específico eu nunca testemunhei, mas conheço pessoas que testemunharam.

Observem qualquer objeto natural. Depois de observar qualquer objeto, por mais impressionante, interessante, belo e grandioso que ele seja, como as grandes paisagens, os grandes mamíferos (que são sempre espécimes impressionantes), árvores especialmente belas, rios, depois de observar tudo isso, observem o sol. Existe uma diferença entre qualquer objeto natural e o sol. Pois bem, a diferença entre as pessoas de excepcional qualidade e um santo é como a diferença entre os objetos naturais mais belos e o sol. O santo irradia algo que as outras coisas são incapazes de irradiar e são no máximo capazes de receber (…) É muito difícil conceber exatamente o que é um santo sem uma mínima experiência da santidade. Por isso a leitura de hagiografias é indispensável, pois assim nós temos ao menos uma experiência imaginativa, indireta da santidade.

Inserida por Fsantos11

Eu, sempre quis ser mãe, e ser mãe de meninas
ter lindas bonecas pra arrumar e pentear os cabelos
sempre sonhei com isso, só não imaginava que ser mãe
me traria uma alegria imensurável e uma amor que mal caberia no
peito.
Minhas filhas são mais do que eu poderia imaginar,
me ensinam mais do que eu possa ensinar.
Delas vem os abraços mais carinhos e os beijos mais sinceros
Minhas filhas são minha realidade, e tpda minha felicidade
se resume nelas.

Inserida por RivaAlmeida

⁠Coitado do aposentado,
Pela inflação assaltado,
Pelo INSS foi roubado,
Vive sempre enforcado,
Pra onde for, tá lascado.

Benê Morais

Inserida por BeneditoMorais

⁠Quando um cidadão comum comete um crime, ele é preso. Quando se trata de um ministro de Estado, ele é apenas afastado do cargo. A justiça é elitista?

Benê Morais

Inserida por BeneditoMorais

⁠Cada deputado federal custa R$-273.633,03 por mês. Multiplique isso por 531 deputados e o custo mensal total chega a mais de R$-145 milhões, dinheiro do bolso do povo. Um país com uma folha de pagamento tão alta para deputados federais não pode alegar pobreza.

Benê Morais

Inserida por BeneditoMorais

⁠ "Agora foi, agora é hora"

Eu não gosto de você.
Não sinto atração por você.
E poderia até dizer que te odeio…
Mas isso não seria verdade.

Sinto falta das nossas memórias,
de tudo que vivemos —
mesmo sabendo que isso não vai voltar.
Somos pessoas diferentes agora,
com mentes diferentes,
mais maduras do que antes.

Hoje, não somos mais o que fomos ontem.
E nunca mais seremos.
Mas... tá tudo bem.

Não.
Não está.

Porque toda vez que você me ligar,
eu vou atender.
Sem pensar duas vezes.

Mesmo você estando com outra,
mesmo que eu também esteja com alguém...
Você ainda vai ser o meu "e se".

Agora foi.
Agora é hora.

obs: eu fiz essa nota para uma pessoa que amei muito e hj não amo mais mas sinto falta do que éramos e do que poderíamos ser

Inserida por cebolinha_boiola

⁠FELIZ DIA DAS MÃES!

Mãe, estrela reluzente,
Brilha forte em meu caminho,
Sempre doce e tão presente,
Com afeto e com carinho.

Teu abraço é fortaleza,
Fonte eterna de esplendor,
És ternura, és beleza,
És um mundo feito amor.

Benê Morais

Inserida por BeneditoMorais

⁠...A inteligência crítica me ensinou isso, e continua ensinando: que em todas as batalhas de todas as guerras, venceu aquele que lutava "por alguma coisa" e não "contra alguma coisa".
Quando se luta "por alguma coisa", a primeira impressão é que os obstáculos desapareceram. Talvez por falta de um "contraponto".
Contrário senso de quem luta "contra alguma coisa" e sempre encara, de frente, a ferrenha oposição do "contraditório".
( Victor Antunes )

Inserida por praetore_brasil

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp