Poema Desejos de Elias Jose
O HOJE
Aprendi que a ignorância...
Não é dor...
Mas sim , um estado pior...
Vives as certezas do errado...
Dum mundo escuro e apagado...
Do incerto que te orgulhas...
Do engano disfarçado...
A sombra te segue e seguirá...
Mesmo como sol apagado...
Carregas as dúvidas que alimentaste...
A fome que ordenaste...
Faltou o espelho,que nunca olhaste...
A humildade que recusaste...
Preferindo a Hipocrisia...
Mas Alguém, que não tu...
Te levará..num minuto ,hora ou dia.
Você
Quando meu sonho ...nunca foi teu...
Quando sem amor foste tão fria...
Quando te mostrei..o meu eu...
Quando..olháste só faltava o meu...
Quando te descobri...nada me
pertencia..era tudo seu...
Quando você errou no que prometeu...
Quando a minha luta..se perdeu...
Quando..o tempo ficou calado...
Quando você não se devolveu...
Quando...fiquei só..sem ler o que era teu...
Quando nos perdemos..com sol e não breu
Ambos soubémos o que se perdeu...
É uma questão de tempo até crescermos.
É uma questão de tempo até encontrarmos o primeiro amor.
É uma questão de tempo até terminarmos os estudos.
É uma questão de tempo até termos nossos filhos.
É uma questão de tempo até perdermos alguém querido.
É uma questão de tempo até partirem o nosso coração.
É uma questão de tempo até a doença chegar.
É uma questão de tempo até a tragédia se abater sobre nós.
É uma questão de tempo até a velhice chegar.
É uma questão de tempo até a solidão pintar.
É uma questão de tempo até a morte vir nos buscar.
É uma questão de tempo até sermos esquecidos pelo queridos.
É uma questão de tempo até que o tempo deixe de ser uma questao.
Entenda de uma vez por todas...
O seu conforto é um tipo de câncer psicológico.
Funciona como uma doença altamente contagiosa.
A prisão que mais limita a evolução humana é o próprio ego.
Sua identidade é definida pela voz interior, depende de como escolhe narrar sua própria historia. Conformismo é o veneno da alma!
Ausência de grandes desafios estratégicos te mata aos poucos...
Ai o aprendiz pergunta ao mestre:
Por que algumas pessoas são mais felizes que outras?
Muito simples, algumas decidem sair da zona de conforto e vivem temperando a vida com um pouco de ousadia...
Aí o discípulo pergunta ao Mestre:
Por que temos dois deuses do Tempo?
É porque temos duas maneiras de medi-lo, Cronos mede os eventos através das horas, meses e anos, tudo é regrado, enquanto Kairós mede os eventos vividos como o nosso nascimento, de nossos filhos e tudo o que significou experiências reconfortantes em nossa vida.
Se só medirmos nossa vida como Cronos, seremos coadjuvantes nesta passagem, mas se a temperarmos ao estilo de Kairós, em equilíbrio, seremos Protagonistas em nossa vida nos tornando mais felizes......
Nós fazemos as nossas escolhas, decidimos os caminhos a seguir, não podemos ter o melhor de dois mundos, pois para cada escolha, sempre haverá uma renúncia, portanto escolha com sabedoria..... Kairós agradece.
O Mestre Deseja "Paz e bem" para todos!
E o aprendiz pergunta ao seu Mestre:
Por que existem pessoas boas, que não dão certo na vida?
Em resposta, o ancião esclarece que a vida é feita de escolhas e em cada uma delas, renunciamos a algo, são caminhos diferentes que seguimos, mas o que realmente difere um dos outros nesta seara, independente do rumo seguido, são as atitudes e reações; umas são ativas e outras reativas, algumas só agem quando demandadas, as ativas estão sempre em ação, as reativas sempre serão coadjuvantes, as ativas ganham o Óscar; enfim , todas as pessoas dão certo na vida, cada uma no cenário que escolheu, umas serão o Sol, outros a Terra e outros a Lua.
Os calafrios da incoerência
Que prazer é ler um texto coeso e coerente. Viaja-se dentro dele como se passa por uma seara de trigo embalada pelo vento suave e quente. Seguimos pelos seus caminhos com confiança e alegria, sabendo que o seu autor nos propõe uma rota de leitura com unidade, com harmonia e lógica profundas. Um prazer!
Ora, o mesmo se passa com o ser humano, melhor dizendo, com as pessoas. Como se escrevem as pessoas?
Quando "leio" as pessoas, espero delas essas mesmas características que procuro nos textos: coerência e coesão. O oposto incomoda-me, irrita-me, arrasta a desconfiança e provoca-me calafrios, frios, frios.
É suposto que um texto, por esses mesmos princípios de beleza, de encanto e de equilíbrio, me causem admiração, desejo, orgulho e imensa vontade de saborear cada sílaba, palavra e frase.
E as pessoas? Que textos são as pessoas? Tanta gramática, tanta sintaxe, tanto vocabulário por fazer e refazer e aperfeiçoar!
Exijo que a prosódia se eleve. Quero que a grafia, a entoação, a pontuação, a acentuação se desenvolvam com princípio, meio e fim, numa edição única, esbelta, matura e profunda da Alma e que seja o mais belo texto que jamais terei lido em alguém!
E assim, acredita, já no aconchego do meu outono, entre o crepitar de uma lareira reminiscente e um sóbrio despertar de alma, prometo ler e saborear o Ser que trazes até mim, essa obra humana que soubeste escrever.
Há muito que deixei de perder tempo com quem não aprendeu a crescer. Creio que descobri esse caminho antes do muro dos 50. Sim, bem antes mesmo. Obriguei-me ao recolhimento, ao silêncio e à escuta atenta do que em mim é valioso e mais precioso.
Fiz viagens e profundas escavações pelas entranhas ocultas e obscuras que obnubilavam o discernimento, a essência. Tantos pântanos e lamaçais!
Agora, basta. Quero a verdade e a dignidade. Quero a minha paz e este aperfeiçoamento da consciência. Exijo de mim uma maior e rasgada clareza de espírito para uma relação mais íntegra e sã comigo próprio, mesmo que, para essa meta, deva abandonar caminhos e pessoas que nunca, mas nunca seguirão esse trajeto evolutivo para a sabedoria e a melhor força interior que possamos realmente alcançar: O AMOR.
E o aprendiz pergunta ao mestre, o quê é equilíbrio saudável?
Ao que o mestre responde:
O que se pensa, o que se diz e o que se sente devem estar em harmonia, sem esta harmonia cria-se a mágoa, o medo, a subserviência e a doença.
O que falamos deve estar em sintonia com o que pensamos e sentimos; este é um dos segredos, apenas um deles, conhecidos pelos verdadeiros mestres e repassados aos que estão verdadeiramente prontos a aprender, pena que são poucos....
VONTADES
Olha...nao sei se basta..se é muito ou assim
Sei que dou conta do engano em mim
Dos sonhos ..ideais..e partidas sem fim
Encontros ..desencontros sem chagadas boas mas ...tudo ruim
Ventos, vamos soprem, e levem pra longe a angustia e a perda
Me iludam ou abram suas asas para a vida..
Me abracem ..com carinho..me sinalizem a estrada ou o melhor caminho..
Sorriam..como céu cinzento..proibam tempestades e ventos.
A vida merece mais..
Muito mais doque os menos...
ICEBERG
A sibéria, antártica, os iceberg,
as geleiras do Alasca,os alpes
suíço, todo gele da cordilheira
dos andes, não se iluda e não
se engane, é menor do que a
friesa dele,se não quiser virar
gelo, não chegue perto dela.
Em toda minha vida,por onde
andei, neste mundo de meu
Deus,cruel,ruim e sem fim,eu
nunca tinha visto, conhecido, uma pessoa, tão fria, gelada
assim,que medo de congelar,
se ela tocar em mim.(Eron),
27/04/23
No fundo tudo parece mesmo
Uma viagem sem fim ao desconhecido
Uma jornada para o infinito
Onde ninguém sabe o que acontece
Apesar de acreditarem que tiveram a revelação.
Andei pelas ruas desertas
De uma cidade qualquer
Sem saber que sua companhia
De mim já era incerta.
Os lábios pintados em rubra tentação,
Um convite para o beijo mais ousado,
Um jogo de toques, uma provocação,
Na sedução, um segredo é revelado.
Mãe, és o milagre que a vida me presenteou,
Um amor que transcende a própria essência.
Neste poema, pequeno tributo que ofereço,
A ti, rainha suprema, fonte de minha existência.
O teu sorriso, mulher admirável,
É a prova viva do poder da serenidade.
Ele irradia amor e compreensão,
E nos envolve numa eterna felicidade.
