Poema Desejos de Elias Jose
CHAPÉU SURRADO
Meu chapéu está surrado,
Suado, cansado e maltratado.
Foi meu companheiro inseparável,
Fez-me companhia, tocando o
Carro de bois e o arado.
Protegeu-me do sol escaldante,
Confortou-me quando eu estava triste,
Chorou comigo nas minhas mágoas de amor,
Abraçou-me quando minha alma chorava de dor.
Ele sabe tudo do meu passado,
Das vezes que sofri e das vezes que fui amado.
Às vezes ficava meio enciumado,
Bebia comigo, quando eu estava apaixonado.
Acompanhou-me no plantio e na colheita,
Nossa amizade foi justa e perfeita.
Foi meu parceiro, meu companheiro e meu sombreiro,
Morrerá comigo. Não o disponho, nem por muito dinheiro...
Élcio José Martins
Singeleza
Meus pensamentos são como pássaros:
Livres!
Voam por toda parte
De muitas naturezas,
Planam com diferentes asas,
Veem o mundo com mais cores
Para eles, as flores não carregam apenas cores
Veem-nas, sempre, como se nunca as tivessem visto antes
Levam suas sementes – há mais flores nas sementes,
Disseminam toda a sua beleza...
Voam para conhecer, explorar
Nunca negarão a poesia que há nas coisas
Planam em meio à solidão
Acompanham-nos apenas a filosofia e os sentidos
Tudo que olham, fazem-no com suas ideias
Mas só uma outra vontade – não a das ideias – que forma o pensamento
Um pensamento pode se tornar uma ideia
Uma ideia nunca será apenas um pensamento
Minha alma é a causa dos meus pensamentos,
Como quando sonho:
Meus pensamentos são reais, mas também podem ser sonhos
Os sonhos podem ser a satisfação de um desejo – ou não
Escrevo e, até aqui, seria esse poema um pensamento?
Ou seria ele um sonho?
Talvez uma ideia?
Quem sabe, à medida em que o escrevo, torne-se real
Assim como os pássaros...
Paulo José Brachtvogel
𝑻𝒂𝒃𝒖𝒍𝒆𝒊𝒓𝒐
Sobre a dramática mesa de mogno,
Esculpida com grifos estilizados,
Onde figuram criaturas míticas aladas
De estilo gótico
De peças pulcras, ouradas
Majestosamente disposto
Encontra-se o tabuleiro de xadrez
Sentados em lados opostos,
Dois senhores corpulentos,
Vestidos com tecidos nobres
Sobre suas cabeças, cartolas acinturadas
De rara seda de confecção francesa,
Ambos com uma das mãos apoiadas em bengalas,
ornadas com pedras preciosas
Guiados por suas paixões insensatas
Movem as peças com precisão,
Uma a uma
Peões contra peões
Quando, por ventura, algum destes se lança
Com sucesso,
Ameaçando o rei,
A torre, o bispo, o cavalo ou a rainha
Movem-se sem piedade:
Em punho, a lâmina do ataque amolada
O peão não queria outra coisa senão a vida,
Achava-a desejável,
Só queria saciar seu desejo,
A vontade ávida de vida
Mas cometeu seu erro fatal:
Passou a querer mais...
Quem espiava,
Jamais aceitaria um peão ascender
Quem comandava era a ganância,
Não havia lugar ao sol para o peão
O tabuleiro continuará a existir,
Como se o mundo fosse
O que não existirá mais será o peão sacado,
Para o escárnio do vencedor
Caberá aos peões,
Que não se opuseram à luta dos seus entre si,
Assistir, mais uma vez,
À vitória dos reis que comandam o jogo!
*𝘗𝘢𝘶𝘭𝘰 𝘑𝘰𝘴é 𝘉𝘳𝘢𝘤𝘩𝘵𝘷𝘰𝘨𝘦𝘭
Eu procurei eu confesso
Sem sucesso
Um novo amor
Um tanto abatido e machucado
Alguém se propôs a ficar do meu lado,
Mas meu coração... recusou.
Deus não é a esperança unica que nos resta, só se o meu Deus não é o mesmo que o seu!
O meu Deus é tudo aquilo que eu sou, o que eu faço e o que acontece comigo, qualquer coisa.
Cabe a cada um ter o entendimento sobre a força maior que nos rege, o que não pode acontecer é achar que Deus é só o lado que convém de cada um.
ESTRELA DE LUZ
Hoje acordei e não consegui parar de pensar em um sonho que eu tive: sonhei que estava viajando, e esta viagem era para o céu. Um lugar lindo, cheio de flores, cheio de amor, e dependendo do ponto de vista de cada um, cheio de mulheres para amar.
Eu sonhei que podia andar, falar, e estava ao lado de Deus em um mundo de paz, onde a mãe natureza nos trás a verdadeira paz.
Eu grito pelo amor infinito a vida, e uma vida cheia de amor e paz pela humanidade.
Eu penso em fazer algo especial em minha vida; eu avalio o comportamento das pessoas, avalio também o amor das pessoas, porque através desta avaliação é que podemos conhecer melhor as pessoas.
Eu procuro ver dentro de mim um sentido pra vida. Eu procuro ver dentro de mim uma estrela que brilha e só traz amor.
Esta estrela que brilha dentro de mim é verdadeira, me traz energia. Esta estrela é Deus. Deus é tão grande que está dentro de cada um de nós.
Lembranças
Se o amor queimásse...
A sombra fugisse...
Começaria de novo...
Com tudo o que disse...
As dores que eu sentia...
Pelas vozes que não ouvia...
As lembranças lá de longe...
Eram sorrisos dum qualquer dia...
Caminhar a qualquer hora...
Em busca da alegria...
São sombras duma verdade...
Como vidas dum só dia...
Superiores, jamais humilhem seus subordinados! Por dois fortes motivos:
1- Eles ficarão desmotivados e farão só o mínimo necessário.
2- Eles passarão a jogar no outro time (adversário).
Todos podem , eu posso ser o que eu me sentir bem em ser! cada um de nós acaba se descobrindo, às vezes , antes tarde do que nunca.
O problema é que o entendimento geral de muitos idiotas de plantão, é que devemos viver uma única vez em nossas vidas, viver com base nas condições que nos são incutidas por uma sociedade cheia de preconceitos.
Acordem cambada de ipócritas, descubram-se e vão entender que é melhor sair da caixa que viver sufocado e perecer na ignorância.
Não optamos para amar uma pessoa, o amor vem sem através dos sentimentos, e esses sentimentos são esporádicos!!
Paz e amor
O que é terapia para mim ?
Estar com quem amamos....
Fazer o que gostamos.....
Compartilhar com quem admiramos.....
Vencer com vencedores.....
Aprender com Avatares.....
Valorizar os valorosos.....
Simples assim.....
O Manipulador e o Boneco.
O Papagaio que falava, antes sem vida, foi nascido da bondade do homem que começou a articular seus movimentos e lhe dar o poder da voz, claro que papagaios no geral não falam e sim repetem o que o humano fala, mas como o homem que concedeu suas palavras para o animal, o boneco, antes inanimado era um homem bom, conseguiu a proeza em construir uma personalidade única, fazendo com que a ave conquistasse o coração de muitos, ficando o manipulador cada vez mais no anonimato, pela visão dos seus telespectadores.
Claro que entre o ônus e o bônus, cabe saber qual é a recompensa real no final, o homem que tinha sua vida fora dos holofotes, levava para fora ou não, do ambiente da TV os fragmentos da personalidade fabricada para seu boneco, sabendo separar ou até mesmo dosar a realidade trazida das telas com a realidade de sua vida.
Não conheci nenhum dos dois pessoalmente, mas pelos tantos relatos que pude ver e ouvir sobre sua pessoa, o manipulador, ficou em mim pelo menos a certeza que não tinha diferença nenhuma entre o manipulador e o boneco, o que existia era uma integração relacionada, algo único, que quando fugia de um era resgatado pelo outro, uma cumplicidade total que quando um se foi o outro deixou de existir para sempre.
5/11/2020
Hoje é o dia que fazemos 26 anos de casado, os anos se repetem, passam voando, tantas coisas construímos, construímos juntos uma família e um lar.
Acredito que caminhamos até aqui e continuamos juntos, pois não paramos para pensar no que fazíamos, pois fizemos sempre o que era certo, não para um só, mas para todos, para nossa família, para nossas vidas.
Quando olho para trás não vejo que o tempo passou e sim como ele passou, sofremos algumas perdas no caminho, enfrentamos dificuldades, mas como estávamos sempre juntos acabamos por tirar de letra.
Nem tudo foram flores, mas mesmo quando passamos por alguma dificuldade, foi nestes momentos que estávamos mais unidos ainda.
Tenho certeza que eu só consegui porque foi sempre você ao meu lado e por isso estou aqui e sempre estarei.
Nosso caminho ainda está sendo trilhado, só nós sabemos como é nosso dia a dia, a forma como superamos os obstáculos.
Quero que saiba que nosso amor, o que sinto por você é algo único que ninguém nunca vai conseguir explicar, pois só eu sei, porque só eu vivo, só eu sei sentir e que posso garantir que é único e é só para você.
Feliz aniversário de casamento.
Eu te amo!
Contra os Recitais
Se leio os meus poemas em público
despojo a poesia do seu único sentido:
dotar as minhas palavras da tua voz
por um instante que seja
Alta Traição
Não amo minha pátria.
Seu fulgor abstrato
e inacessível.
Mas (mesmo que soe mal)
daria a vida
por dez de seus lugares,
certa gente,
portos, bosques de pinheiros,
fortalezas,
uma cidade desfeita,
cinza, monstruosa,
várias figuras de sua história,
montanhas
– e três ou quatro rios.
Gatafunhos
Escrever
é viver
de certo modo
e no entanto tudo
na sua aflição infinita
nos conduz a intuir
que a vida jamais estará escrita.
Qual é o segredo para viver o amor sem medo de sofrer?
Aproveita o momento para decidir que você realmente quer!
Você um Médico?
Você é só mais um.
Você é advogado? você é só mais um.
Você é professor? você é só mais um.
Você é engenheiro? você é só mais um.
Você é operário? você é só mais um.
Agora, se o modo de agir dentro da sua especialidade, for pensando no bem que sua profissão gera e não necessariamente na gloria e no dinheiro, deixará de ser só mais um no olhar de quem está a sua volta.
Elohim não é HALLOWEEN.
Vá de retro Satanás.
Foram pesados na balança da Justiça parcial e achados em falta: As Olimpíadas, a Política, a Religião, o Esporte, e as Tradições Folclóricas do Carnaval.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp