Poema Desejos de Elias Jose
Pousando firme
Mesmo sem querer, percebo que estou fazendo a "dieta da felicidade" de vez em quando, e isso me alivia por dentro. Apenas em voos longos a lugares confortáveis, eu tenho chegado a dimensões distantes, que mantém meus pensamentos afastados do medo, dos pesadelos e da saudade. Sempre que visito meus refúgios escondidos no meu sono da calmaria, sinto a diferença quando acordo, minha respiração melhora, as dores ocasionadas pela realidade esfriam e a ansiedade sufocante me da algumas horas de refresco. Meu corpo sai de mim enquanto passeio nos meus sonhos e pouso nestes recantos de paz e felicidade.
Deixar se perder um pouco na própria mente dentro de voos certos, trás vantagens como o equilíbrio nas tomadas de decisões, te da um andamento mais apropriado nas negociações que envolvam os teus limites, assim como, ajuda a quebrar os desafios por meio de avaliações melhores dos riscos. Este processo me deixa inteiro e pronto para começar de novo.
Tô esperando
Venha como o vento que bate nas rosas suavemente;
Seja minha brisa de verão no deserto do Saara;
Faça como a aguá dos rios, quando passar traga vida e pureza com a mais bela transparência;
Chegue como a explosão dos fogos de fim de ano, venha carregando luz, animação e muita admiração.
Versos do coração
Procurei o teu rosto em cada canto da casa, mais ai, esbarrei com a solidão e a encarei de frente e fui derrubado;
Depois tentei impedir a tua chegada repentina que passeia vagarosamente nas minhas memórias;
Não tenho forças para eliminar este amor que mora dentro de mim, não consigo parar de alimentar o que no fundo, no fundo, será mais uma ilusão;
Só me resta neste momento desafogar em palavras, o que está preso no meu coração.
Sofro
Tua ausência machuca;
Pensar em você, feri;
Sentir saudade do teu abraço, ofende;
Lembrar do teu adeus, mata!
Eu exijo
Eu questiono as promessas feitas;
Não á justiça nas conversas que criaram expectativas falsas;
Desejo que todas as tentativas em vão que os meus olhos puderam ver, se apaguem;
E que eu possa suprir todas as minhas necessidades com a existência de um amor verdadeiro que me complete e envelheça ao meu lado.
Cura-me!
Morro de saudade do teu sorriso, ele alimentava o meu;
Sinto muito a tua falta aqui no sofá de casa embaixo das cobertas comigo;
Sofro amargamente com o frio da solidão;
Não ter você é a mesma coisa que andar sem roupas, pois me sinto nu e despreparado é o mesmo que caminhar com calçados apertados, pois revela pouco do muito que incomoda por dentro;
A cruz que carrego pesa toneladas, ela está me esmagando;
Livrai-me dessa penitência, quero me curar e voltar a sorrir de novo, ao teu lado.
Cidadezinha do interior
Eu só queria está em uma bela pracinha do interior de uma cidadezinha qualquer, olhando tranquilamente para as pessoas que circulam em volta e admirando a igreja a frente com todo o seu esplendor.
Eu queria desfrutar neste momento da companhia agradável da Lua e das estrelas que brilham diferentes nas noites calmas das cidades pequenas.
Como eu gostaria de está sentado no banco da praça balançando os meus pés sossegadamente sentindo aquela preguiça vinda da brisa fresca.
Eu só queria escutar o barulho dos ventos batendo nas folhas e fazendo as árvores dançar.
Como eu gostaria de poder viver no seio da paz, de aproveitar do conforto da liberdade e de conhecer em alguma cidadezinha do interior a tão famosa felicidade.
Condomínio
Uma mistura desonesta, ou uma desculpa adequada, talvez!
Tem horas que as pessoas vão e vem deixando pelas escadas um pouco de inveja, muitas dúvidas e um certo desejo.
Tem horas que os dias estão perfeitos e tranquilos e tem horas que os dias são engolidos pelas imperfeições e complexidades da vida.
Não é preciso sentir dor, nem gritar para aparentar que está triste, assim como não é preciso sorrir para demonstrar felicidade, pois no mundo dos espertos e dos adultos evoluídos tudo é visto de forma diferente e com uma simplicidade notavelmente mascarada.
A minha vida parece um condomínio, aonde tudo acontece, nada passa despercebido e respira paz, apenas quando está no mais absoluto silêncio.
Distrações
Algumas distrações tem salvado os meus dias do cansaço de esperar por você, elas também bagunçam alegremente os meus pensamentos me dando fôlego e uma sensação de relaxamento.
Uma distração veio e ficou, e de repente, o meu mundo cresceu, a minha alma se fortaleceu, o meu coração se engradeceu e a minha sanidade mental sente-se preservada, admito e reconheço de cara, a força poderosa do amor tomando conta de mim.
A confiança costuma a transitar pelas calçadas varrendo os vestígios do que faz mal, quando a recuperamos nos enchemos de atitudes e graça.
O que era uma distração começa a virar uma história que parece não ter fim e nela as cicatrizes são curadas, o que era superficial estranhamente ganha um tom de responsabilidade e verdades.
O tempo escreve seus capítulos, sendo o maior reparador de erros e a vida tem pregado uma peça com uma distração que tem deixado o meu coração ocupado de amor.
Destino
Uma sucessão de escolhas. Por outro lado, um passatempo muitas vezes divertido ou não.
Uma intensidade de sentimentos e a vontade de cada um ganhando dimensão.
Como o nascer do Sol consumindo a escuridão, as experiências da vida ganham significado e apontam para a sua própria direção. Não adianta procurar as rotas certas, sempre seguiremos por ruas desconhecidas.
Como explicar o destino?
Raro
No mundo real camuflar sentimentos é o mesmo que não ser verdadeiro consigo mesmo ou o mesmo que apodrecer no vazio.
A alma não pode consertar o que não pode ver, o orgulho cega e limita o nosso florescer.
Um sentimento completo é um sentimento correspondido; um sentimento que se comporta como uma máquina indestrutível é construído por emoções positivas e verdadeiras, ele suporta decepções e faz o coração gritar sem sentir dor.
Algumas pessoas são raras, algumas conexões são raras e no final o que acontece, o que prevalece e o que permanece é raro.
Estou aqui Baby
Recordações, pureza no pensamento, realizações diárias, um sonho em vida, caminhar sorrindo.
Isso tudo é você acontecendo na minha vida.
Suas declarações afetuosas, sua maneira doce de me tratar, a sua magnífica atenção com esse pobre admirador. Está vivendo isso é além da minha compreensão.
Já estive em muitas situações tristes, dolorosas, caminhei no vale das sombras com os chacais sedentos querendo me devorar. Senti o gosto amargo do abandono, experimentei o sabor do livre arbítrio para mais a frente ser tragado por ele. A minha vida era ter pesadelos e viver dentro deles.
“Venci”
Hoje a minha mente se diz curada, o meu corpo da passos lentos de conquistas diárias, meus olhos veem com clareza a felicidade.
Vejo adiante, está se aproximando cada vez mais é muito brilhante ofusca minha vista, que loucura, se movimenta sempre na minha direção. É muito forte a sua presença, escuto de longe dizer que veio para me ajudar é um acontecimento incrível, meu corpo está tremulo, tenho vontade de chorar!
O fenômeno se apresenta e diz:
Vou te ajudar a crer, novamente!
Vou te ver levantar, acredite!
Vou fazer você sorrir, sinta!
Vou abrir janelas, observe!
Vou te acompanhar, entenda!
Vou sempre ser sua, eterna!
DEPOIS DA CURVA, HÁ UM RIO
Pouco importa o sol ardente,
O rosto molhado e a garganta seca;
Pouco importa a poeira da estrada,
Os pés descalços e as pedras no caminho;
Pouco importa o andamento sem fim,
As pernas cansadas e o quase parar;
Pouco importa as quedas sofridas,
Os laços desfeitos e o tempo perdido;
Pouco importa o pensamento distante,
A saudade no peito e a incerteza constante;
Pouco importa se a vida é dura,
Os sonhos são muitos e o tempo é pouco;
Depois da curva, há um rio.
1968 - AI, Brasil...
Gritos mudos,
Mudos, calados,
De tantos gritos,
Roucos, sem eco.
Olhares cegos,
Cegos sem olhos,
Mirando um sol;
Grande sol apagado.
Ouvidos surdos;
Tapados porque
Não conseguem ouvir
Os morcegos gigantes.
Mortos vivos,
Vidas mortas,
Querendo viver;
Apenas viver.
ASSIM NASCERAM NOSSOS FILHOS
Em vastas noites tranquilas,
Gotinhas de orvalho caíram,
Do céu, buscando uma flor.
Desceram, em paz, perseguindo
O botão de uma rosa se abrindo,
Num jardim cheinho de amor.
E ali fizeram morada,
Na rosa mais perfumada,
Mais bela e mais singular.
Irradiando alegria,
Felicidade e harmonia
Em minha vida, em meu lar.
Após longos anos de ausência, perguntei ao meu velho avô:
- O que aconteceu por aqui? Por que nossos campos já não são mais belos?
Com a mesma simplicidade de sempre, ele respondeu-me, sem demonstrar qualquer espanto:
- Não houve nada, meu filho. Foi você que cresceu tanto, que já nem consegue mais ver as coisas que antes sentia.
MINHA ROSEIRA
Tu és a rosa que me encanta;
Teu cheiro purifica meu corpo;
Teu verde me faz sentir o amor e a esperança.
Tua paz, pequena grande sombra;
Teu corpo meu, forte frágil caule,
Ensina-me a levar...
Em teu colo, quando me abraças,
Vivo sonhos, sou orvalho em pétalas,
Felicidade refletida...
Além de mãe, és mulher e és guerreira.
Fiéis são teus espinhos que me protegem
Nas batalhas dessa vida.
Teus frutos, também meus frutos; nossas plenas vidas.
Tu és, amor, roseira, uma existência maior;
Tu és, amor, meu anjo, a vida que me faz ser;
Tu és, minha querida, o bem que me faz viver...
MINAS ETERNA
Minas dos sinos que tangem
E despertam vida em nós,
“Libertas quae sera tamen”,
Terra de grandes heróis.
Minas de ouro e rosas,
De sítios e ruas formosas,
Por onde a história passou...
São tantos os teus segredos
Que, aqui e no degredo,
O tempo nunca apagou.
Rios, vales e montanhas,
Os filhos dessas entranhas
São pássaros, são Minas Gerais.
Minas de sonhos imortais,
Do pássaro, doce canção;
Do poeta, a inspiração;
Dos homens, mil ideais.
Minas de igrejas e arte,
Espelhos em todas as partes
Refletem os caminhos teus;
Nos passos da Inconfidência,
Buscando a independência
Com as mãos benditas de Deus.
Rios, vales e montanhas,
Os filhos dessas entranhas
São pássaros, são Minas Gerais.
Ninguém renasce, no mundo físico, para sofrer,
senão para reeducar-se, para recuperar-se
dos delitos infelizes, para crescer
em direção a Deus.
As pessoas têm motivos para serem como são.
é por isso que empatia é tão importante.
nunca sabemos o que está acontecendo dentro de alguém.
