Poema Dedicado aos Alunos
"Quem sou eu? Quem somos nós?" Esse foi o título do livro produzido pelos alunos da EJA Itinerante de Fátima-BA, entregue no dia 11 de agosto de 2023. Nesse evento foi possível perceber o quanto os alunos, adultos e idosos, estão dispostos a expor suas características na busca de identificação pessoal e social.
Temos a obrigação de defender nossas escolas e alunos contra falas, mensagens e expressões que tendem para violências. Essa missão de defesa é de todos que acreditam no poder transformador que a educação exerce nas pessoas.
A aula ideal é a utopia que todos, professores e alunos, devemos incansavelmente buscar. Que se destina à atenção seletiva durante todo o tempo. Que se permite calorosa e gentilmente a perguntas pertinentes e instigadoras, a respostas claras, reflexivas e inspiradoras; a atividades vivenciais que proporcionam a troca de experiências reais e de sonhos, que tocam a alma e a consciência. Em um ambiente descontraído e cordial, de onde se sai e dá, instantaneamente, desejo de correr e abrir o peito a um novo mundo, mostrando que algo mudou e cresceu. E uma vontade imensa de voltar. De pertencer para sempre.
Sabe aqueles alunos que provocam o terror, batem nos professores, diretores, colegas, arrebentam bombas na escola etc... sempre tem um covarde manipulando por traz, ou na frente, provocando o terror. Nanipuladores, mentirosos, e por incrível que pareça, muitos caem nas suas conversas e destrói as suas vidas... Se não pararem essa mente doente e perversa, o Brasil terá uma guerra civil das mais sangrenta da história da humanidade.
Na jornada da vida, alguns dias nos moldam como mestres, outros como alunos. Ambos são essenciais para o crescimento.
Moabe Teles
Esse tipo de avalição que temos hoje, serve apenas para punir ou rotular professores e alunos. Que duelam em salas de aula um culpando o outro!
Um bom professor não é aquele que só tira dúvidas dos alunos é aquele que, sobretudo, acrescenta-lhes pontos de interrogação.
A vida é uma boa professora sim, mas nem todos os alunos estão no mesmo nível de aprendizado. Cada um tem o seu tempo e é normal que uns aprendam mais rápido que outros. O fato de você ter aprendido mais rápido não te dá o direito julgar ou cobrar de quem ainda não aprendeu.
Na escola da vida, as vezes somos alunos e outras vezes professores, aprendendo e ensinando a nós mesmos, na faculdade de nosso coração!
Na faculdade da vida, somos professores ensinando e alunos aprendendo, tudo depende do conhecimento que trazemos nas páginas do coração!
Quem deseja se tornar professor da Bíblia comece aprendendo e depois, ensinando e convidando alunos a praticar o que acabou de aprender.
Alunos fracos da Bíblia põem dúvidas nos experientes na fé e nas obras, porque caminham inoperantes e na dúvida.
Professores de Escola Dominical inteligentes fazem perguntas aos alunos para que eles sejam educados com as respostas das Escrituras.
O formato que todas as escolas dominicais deveriam adotar é aquele em que os seus alunos têm o direito de perguntar para aprender a viver bem com Deus e o próximo.
Alunos e professores são ajustados em classe de aula; discípulos e pastores são ajustados na Bíblia.
Na construção dos sonhos dos seus alunos cabe aos educadores orientá-los com sua visão e experiência pessoais.
- Relacionados
- Poemas curtos de Mário Quintana
- Poesias para o Dia do Estudante: versos que inspiram
- Frases para estudantes que incentivam e motivam
- Poemas sobre amizade que traduzem a importância dos amigos
- Frases para Alunos
- Mensagens de despedida para alunos que deixam saudade
- Frases para Alunos Nota Dez