Poema de Tristeza
Amor gera beleza em amor,
Puro, com vento em seu andor.
Saudade, a marca; n'alma, tristeza.
A linha desse tempo tem sua beleza.
Suor que escorre em seu rosto:
Colher uma parte, tempo exposto.
Meu nome é poesia
Às vezes, sou apenas sentimento triste.
A intensidade que rasga o coração de quem lê.
Sou prosa, conto ou verso.
Liberto muitas almas com minhas palavras.
Transbordo com alegria em forma de melodia.
Tenho começo, meio e fim.
Viva a minha poesia!
A tristeza, se muito acolhida,
vira morada, faz ninho, cria raiz.
Depois, tenta expulsá-la da vida…
E verás como é difícil ser feliz.
É muito triste entrar nas redes sociais ou ligar a TV e ver notícias que nos fazem desacreditar no ser humano: ser humano atacando ser humano, como se fôssemos a pior espécie.
Inocentes sendo mortos e feridos sem qualquer culpa diante da ganância e do ego inflado de pessoas insensíveis e desumanas. Crianças chorando, assustadas… isso dói na alma.
A violência nunca deve substituir o diálogo.
Vivemos tempos difíceis, em que muitos países continuam brigando por valores distorcidos, interesses pessoais e mesquinhos como dinheiro e poder. Esses foram, no passado, os principais motivos das guerras, e ainda hoje corremos o risco de repetir os mesmos erros.
O grande problema é que, atualmente, as armas nucleares, biológicas e os armamentos bélicos são muito mais avançados e perigosos. O simples acionamento de uma bomba atômica pode extinguir completamente a vida na Terra.
O destino de todos nós está nas mãos do próprio homem. A guerra é terrível, mas a pós-guerra é ainda pior.
Reflexão sobre a Guerra
Guerra. Uma palavra pesada, que carrega em si ecos de morte, tristeza e a ausência da paz. Ela revela o pior do ser humano e deixa cicatrizes profundas por onde passa.
Desde os primórdios, conflitos fazem parte da nossa história como espécie. Mas quando se trata de guerras globais, o envolvimento de milhões transforma tudo em algo ainda mais devastador e aterrorizante.
Quem viveu aqueles dias sombrios jamais esqueceu. As lembranças ficaram registradas na mente e na alma. Já outros só conhecem a dor através da internet, de fotos, vídeos ou dos relatos de familiares que enfrentaram o horror de perto.
Hoje, memes, sátiras e risos muitas vezes surgem como válvula de escape, mas há uma linha tênue entre aliviar a tensão e zombar da dor alheia. Quando memes fazem piada com o sofrimento de países em conflito ou de quem já enfrentou a guerra, deixam de ser brincadeira e se tornam crueldade.
Isso mostra falta de compaixão, ausência de bom senso e maturidade. É fácil rir à distância, mas impossível sentir o peso real de quem sobrevive a bombas, sirenes, destruição e medo.
Vivemos tempos difíceis, em que nações ainda brigam por interesses egoístas como poder e dinheiro, os mesmos motivos que no passado acenderam as guerras.
E hoje, o perigo é ainda maior: as armas nucleares, biológicas e químicas são tão avançadas que, num único disparo, podem destruir tudo e todos.
O destino da humanidade está nas mãos do próprio homem. A guerra é terrível, mas a pós-guerra, com suas marcas, traumas e ódio perpetuado, é ainda pior.
Que possamos escolher o diálogo em vez da violência. Que aprendamos com o passado para não destruirmos o futuro.
Indiferença entre as religiões
É muito triste vivermos em um tempo em que a indiferença ainda separa as pessoas. Uma indiferença que faz seres humanos discriminarem uns aos outros por cor, orientação sexual, condição financeira, religião e tantas outras diferenças.
Com tantos problemas sérios no nosso país e no mundo, seguimos alimentando divisões no cristianismo, em diferentes igrejas, organizações e denominações. É lamentável ver a rixa entre religiões quando a época das guerras santas já deveria ter ficado no passado.
Hoje, ainda presenciamos desrespeito, ignorância, destruição de patrimônios religiosos, imagens sagradas e bíblias, em atos que só espalham ódio e dor.
Muitos querem pregar a fé, mas não vivem o que pregam. Julgam outras crenças, mas esquecem de falar do amor de Jesus, de convidar com humildade para conhecerem sua fé, em vez de apontar dedos e ferir corações.
E você? O que faz para ser diferente? Ajuda o próximo, mesmo que ele siga outra religião? Demonstra respeito, mesmo quando discordam de você?
Mostre a diferença em suas atitudes. Sua mudança pode ser o reflexo que o mundo precisa para enxergar a beleza do amor e do respeito entre as pessoas, independentemente da religião — seja você católico, evangélico, espírita, maçom, ateu ou de qualquer outra fé.
Não generalizo igrejas, religiões ou crenças. Mas não posso aceitar, e muito menos apoiar, atos de vandalismo ou ódio. Quem comete tais atos deve ser responsabilizado.
O respeito começa no berço. Faça sua parte — e faça sem olhar a quem.
Flores nascem entre os espinhos,
alegria e tristeza são seus vizinhos.
Entenda, busque as soluções com devoção, supere os desafios com fé e dedicação.
Livro: O respiro da inspiração
**Contraponto à Dor:**
A vida reserva desafios, perdas e tristezas inevitáveis. É justamente nessas horas que as pequenas coisas boas ganham um poder imenso de cura e resiliência. Uma flor que brota numa fresta, o carinho incondicional de um animal de estimação, uma mensagem carinhosa, um gesto gentil de ajuda, o sabor reconfortante de uma comida simples... Elas não apagam a dor, mas são como pequenas luzes que nos lembram que nem tudo é escuridão, que a beleza e o bem ainda existem, mesmo nos momentos mais difíceis. Elas nos ancoram à esperança.
“Apesar de teres dores, sofrimento, tristeza, lembra que tudo que estiveste a fazer deve ser duas vezes melhor que o anterior, pois estas coisas passam, mas fica a mágoa, ressentimentos, inveja e injúrias negativas contra você.”
“Podemos ser fortes e preexistentes, mas a melhor coisa é ter alguém que vê tudo de uma perspectiva diferente da sua.”
"Mesmo que a dor te visite, não a deixe morar. Há sempre luz onde há fé — e força onde há esperança. Caminhe com convicção, porque Deus transforma o impossível em testemunho."
"A fé não é ausência de dor, é presença de Deus no meio dela. Quem crê, não caminha sozinho — caminha com propósito eterno."
"O verdadeiro líder não impõe, ele inspira. Ele não grita ordens, mas sussurra coragem em meio ao medo dos outros."
Hoje acordei triste
A mente gritando: DESISTE.
O gás está para acabar
O aluguel que tenho que pagar
A comida na mesa que não pode faltar
Os boletos não param de chegar
Não sei onde isso vai parar,
Quando penso em economizar
Surge um problema para atrapalhar...
O salário mínimo não sobra
Mesmo assim a gente se desdobra
Para manter tudo em dia
E transformar nossa frustração em poesia.
Em certos momentos, ignorar é um dom,
evitando tristezas que o coração consome.
Ser ingênuo talvez, seja a melhor opção
para evitar mágoas, preservar a emoção.
Em silêncio, às vezes, reside a sabedoria,
mesmo sem concordar, protege-se a harmonia.
Livro: O Respiro da Inspiração
A tristeza tem quarto próprio
A tristeza não é passageira.
Ela só muda de quarto dentro da gente.
Às vezes se cala,
mas nunca se vai.
É hóspede eterna do que sobrou em mim.
Uma sensação de felicidade? Pense nisso como um local de tristeza, mas em um momento de paz. Um fim de tarde em uma floresta escura, talvez.
É nesses momentos em que as horas passam, mas não importa. É como uma desistência, mas não um fracasso. Nada fica tão importante: o espelho, dinheiro, divídas, responsabilidades.
É como um sonho, um filme de romance da segunda década dos anos 2000. A cada minuto, o daquilo que me faz comer, menos isso acontece. E algo tão natural como o tic-tac me preocupa.
Solitário
Segue solitário uma estrada triste, melancólica.
Amores perdidos... passos desperdiçados...
Em seu peito habita um coração pulsante...
Pela dor sentida completamente ferido.
Só buscava um hoje diferente do de antes.
Tantos são os perigos da vida.
Depois de cada curva o que pode encontrar?
No fim da rua o que lhe está a esperar?
Noites mais escuras...
Segue trôpego seu caminhar.
Imenso esse espaço por onde vagueia.
São tantas rotas pra seguir.
Sente-se preso por amargas teias...
Sofre com o medo de não conseguir: o próximo passo, apagar as lembranças, ferozmente prosseguir.
O que virá depois do hoje cinzento?
Que sentido seguir no cruzamento?
Olhar perdido.
Pés machucados.
Coração pelos enganos envenenado.
Só... sente só vontade de para bem além do agora fugir.
Tristeza tão triste
Tenho razão de sentir tristeza.
Meu coração de teu amor nunca teve certeza.
Foram tantas idas e vindas...
Muitos silêncios... muitos desencontros...
Quanto amor foi perdido.
Meu coração vive tão sentido
em não ver nesta vida nenhum sentido.
Alma triste, desolada...
Muito silêncio, muitas sombras...
São muitos os perigos desta estrada.
As árvores olham-me tristemente.
As flores exalam um perfume que quase ninguém sente.
Vestem-se de mistérios os rios caudalosos...
‘Siga’... dizem-me... ‘mas siga dando passos cautelosos’.
...aí o Lex Noir disse:
Talvez um dia minha tristeza dê dinheiro. O triste disso... é que se isso acontecer... talvez não esteja mais vivo. Mais triste que isso... é pensar (assim) nisso.
Alma triste
Alma triste delirante...
Ouviu na porta alguém bater.
O medo a paralisou...
‘Será a saudade que veio aqui me ver?’
Tem-na perseguido a dor...
Tem-na feito sofrer.
Alma triste e palpitante,
Pra bem longe tens que correr.
Anoitece quando o sol nasce.
Anoitece no meu coração.
Meu espírito melancólico
vive um infeliz viver.
Nunca foi tão difícil ser feliz, assim como nunca foi tão fácil estar triste.
A felicidade é bordada por simples momentos. Mas nem todo riso é alegria, nem toda cara feia é sofrimento.
Sem lençóis para cobrir o rosto carente de águas doces, somente descia do meu nascente olhar, salgadas águas.
Minha velha leitora de olhares, havia partido, do mesmo modo que meu coração.
"Os céus tem a cor dos teus olhos meu amor" Deve estar pensando nisso agora. Quanto tempo calei-me a boca, e clamei nos olhos a tua fala rouca.
Está tudo bem Maria, que aborrecimento essa tua leotria. Era essa bendita prosa que me desfazia e me reconstruía.
As palavras que caiam de sua boca, descreviam todas as dores que compunham ao meu apertado peito.
Quem dera que entendesse que todo defeito te tornava um ser tão perfeito.
Quem dera a chance de ter dito, assim como nas noites de insonia " Pode dormir meu bem, vou depois de você"
Espere mais um pouco em sono. Meu amor, vou depois de você.
Enxerguei em você o inabitável em mim:
Amor, felicidade, compreensão.
Cuspi a tristeza diversas vezes por ai
Com você era difícil não sorrir.
Na escuridão
Ao tocar seu corpo tudo se ilumina, achei a direção.
Tornei-me aventureiro diversas vezes
Desbravando um mundo desconhecido
Sem mapas, sem guias, me perdendo em pura poesia.
Wesley Nabuco.
E que na vida aja paz, amor e sabedoria
Que a tristeza não roube o lugar da alegria
Que sua beleza saia da alma e corra aos olhos de quem a enxerga
Que na volta que os pensamentos dão, esteja contigo a melhora.
Hoje nessa manhã de qualquer dia que esteja a felicidade tocará sua porta, quando ela bater deixe que ela fique, a dê um café, faça um cafuné e eternize-a.
