Poema de Pablo Neruda Crepusculario
✍🏽 Poema: “Na Ilusão Desse Poema Transformei Lágrimas em Sangue”
Na ilusão desse poema,
Transformei lágrimas em sangue,
Escrevi com a ponta do peito aberto,
Rasguei promessas,
Engoli silêncios,
E deixei que a dor rimasse por mim.
Cada verso é uma ferida que não cicatriza,
Cada estrofe, um gole amargo de solidão,
Mas mesmo assim escrevo,
Porque se eu não sangrar no papel,
Eu transbordo nas ruas.
— Valter Martins / Santo da Favela
Que todos os nossos dias,
sejam feitos de amor.
Tal qual verso de um poema
que encanta o admirador,
que no amanhecer divino
contempla o desabrochar de uma flor.
Que observa ao longe, na mais pura essência o canto de um beija flor.
Assim como o amor.
Que faz o sorriso resplandecer quando a noite as estrelas iluminam os caminhos para que eu possa encontrar você, e no teu abraço sintas meu coração te acolher.
Sejamos o amor, que é força e nos faz despertar do sono para nossos sonhos viver.
O Tempo (à luz da minha vida)
Poema – Por Geórgia Palermo
A vida escorre pelas mãos
enquanto achamos que ainda há tempo.
Quando se vê, os dias viram anos.
Quando se vê, o cotidiano vira memória.
Quando se vê, aquele que caminhava ao nosso lado
passa a morar na saudade.
Eu amei sem pressa,
mas o tempo teve pressa demais.
Foram quase quarenta anos
de fé, amor e cumplicidade.
Uma vida construída no simples,
nos gestos pequenos,
na amizade que sustentava tudo.
Quando se vê,
o marido vira lembrança,
o pai vira exemplo,
o amigo fiel vira ausência presente.
Ele foi abrigo,
provedor,
pai maravilhoso,
amor fácil de amar.
Talvez eu nunca mais encontre
alguém tão inteiro,
tão companheiro,
tão amigo.
E então o tempo me ensinou,
da forma mais dura,
que nada deve ser adiado.
Nem o abraço.
Nem o “eu te amo”.
Nem a presença.
Hoje entendo:
o amor que foi vivido não se perde.
Ele apenas muda de lugar
e passa a viver dentro de nós.
A única falta irreparável
é a do tempo que não volta.
Mas o amor…
esse permanece.
Nota de memória:
Este poema nasce da minha própria história.
Fiquei viúva no dia 31 de dezembro de 2021, após quase seis meses de internação do meu marido, em decorrência de complicações da Covid. Foram quase 40 anos de casamento, construídos com fé, amor, cumplicidade e amizade.
Ele foi um pai maravilhoso, um provedor dedicado e um amigo fiel. Um amor fácil de amar.
Escrevo estas palavras como quem guarda aquilo que o tempo não consegue levar. 🌿🤍
Poema Melancólico – Hemorragia da Alma
Eu te amei com uma fidelidade ingênua,
daquelas que a gente oferta sem cautela,
como quem deposita o coração inteiro
numa promessa frágil, de aparência tão bela.
Mas tu eras narcísica inconstância,
um vazio requintado em forma de gente,
um afeto de porcelana: vistoso,
mas que se estilhaça facilmente.
Eu, tolo, fiz vigília sobre teus silêncios,
buscando migalhas onde só havia desdém.
E cada gesto teu — tão miúdo, tão ínfimo —
era um corte discreto, mas profundo também.
Hoje trago no peito essa hemorragia etérea,
sangramento que não se vê, mas consome.
Um padecer sem alarde, clandestino,
que corrói o que resta do meu nome.
E percebo, enfim, com amarga lucidez,
que o amor que te dei, vasto, plúmbeo, inteiro,
não foi capaz de redimir tua secura,
nem de salvar meu próprio travesseiro.
Resta-me agora a cura lenta e austera:
recolher meus cacos com serenidade tardia,
e permitir que o tempo, senhor indulgente,
estanque o que sobra dessa triste hemorragia.
Poema da Solidão:
eu não desisti de mim, só não sei
mais onde devo procurar.
eu não me perdi, só não consigo
mais me reconhecer.
LACRIMOSA.
" O final do poema começa...
somente às almas extraviadas interessa
pois os restos?Os restos santos da falsa promessa
Poucos avaliam o chora o bramir da alma amante,
que grita somente a um ouvido distante
sem ninguém que lhe ouça os passos da pressa
não chore alma ignorada
à terra fora abandonada
porém siga a tua estrada
es maior do que o golpe que te impeça
Deixes as tuas lágrimas impressas
no viver do teu dia a dia
pois quem sofrer
sentirá a tua alegria
e se a chaga vos doer
continues com os teus pensamentos
parti sem se deter para outras cidades
nelas não existem idades
que possam calar-te a voz
sejas luz sobre os ignorantes
em teus corações palpitantes
a pedir das almas um pouco de nós
que tuas lágrimas sejam sanadas
pelos pensamentos criados
das palavras mal gritadas
amadas pelo verbo atroz
ninguém chora sozinho
leva sempre um pouquinho
daqueles que sentem o carinho
das notas dos pergaminhos
a se perderem nos caminhos
subindo as escalas
que por ti sempre foram exaladas
a canção sofrida e cantada
deixada dentro de nós. "
Marcelo Caetano Monteiro.
Não há nada mais gostoso do que
um beijo inesperado, um amor declarado,
um poema inesperado, flores ganhadas no
portão, bilhetinhos de carinho, recadinhos
no celular...
Ainda ha quem gosta de romantismos,
palavras doces e juras de amor.
-------------------------Eliana Angel Wolf
ARTE POÉTICA
Escrever um poema
é como apanhar um peixe
com as mãos
nunca pesquei assim um peixe
mas posso falar assim
sei que nem tudo o que vem às mãos
é peixe
o peixe debate-se
tenta escapar-se
escapa-se
eu persisto
luto corpo a corpo
com o peixe
ou morremos os dois
ou nos salvamos os dois
tenho de estar atenta
tenho medo de não chegar ao fim
é uma questão de vida ou de morte
quando chego ao fim
descubro que precisei de apanhar o peixe
para me livrar do peixe
livro-me do peixe com o alívio
que não sei dizer
Voce ilumina meu viver...
Quando eu vejo você nasce uma súbita alegria,
um poema brota em mim...
Nascem flores na minha alma,
elas chamam borboletas, colibri...
Passeiam no meu estômago sem licença pedir...
Ah,quando te vejo...
Quando te vejo é imenso meu bem querer,
Só tenho olhos pra você!
"Sou mais ou menos como está naquele poema do Poetinha: 'Adoro Rostinhos Bonitos... As Outras que me desculpem!'"
TextoMeu 1263
👱🧏🙆
Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes.
Se você sabe explicar o que sente, não ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis.
Nota: Autoria não confirmada. Possível paráfrase de trecho do livro "O Avesso das Coisas - Aforismos", de Carlos Drummond Andrade.
...MaisEterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata.
Ah o amor... que nasce não sei onde, vem não sei como, e dói não sei porquê.
Nota: Trecho adaptado de soneto de Luís de Camões.
O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo, fará coisas admiráveis.
Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos difíceis... Mas não! Amigos verdadeiros são os que suportam a tua felicidade! Porque em um momento difícil qualquer um se aproxima de você. Mas o seu inimigo jamais suportaria a sua felicidade!
Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.
Nota: Trecho adaptado do livro "O Avesso das Coisas - Aforismos", de Carlos Drummond Andrade.
Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração.
Deus nos dá o dom de eternizar em nós o que vale a pena, e esquecer definitivamente aquilo que não vale...
