Poema de Mario Quintana o Espelho
Guiados
Lute pelo que te move na direção do amor,
palavras curam, ações promovem, passos alinhados realizam, desde que o objetivo seja explorado pelos sentimentos certos,
ser guiado por aplausos verdadeiros facilita no encontro entre a emoção e a razão, isso eleva a alma.
Interpretando os sinais
Navegando entre folhas rasgadas boiando num rio de lágrimas vi de um lado passar várias páginas escritas, algumas estavam com todas as suas linhas completas, outras vagavam com espaços em aberto, já do outro lado do barco vi apenas folhas em branco passar e a cada remada eu via mais e mais folhas em branco passar e então foi ai que eu entendi...
Mais um dia...
Tentei não olhar para trás na missão impossível de evitar endurecer o coração,
mas, em meio ao céu noturno, colecionei histórias para contar e segredos para guardar,
do binóculo vi uma constelação de sentimentos, vi também um mar de lágrimas querendo gritar,
o que era amor quis amar, o que era mágoa quis magoar, dentro de mim explorar o silêncio das memórias ardeu na alma,
depois de algumas gargalhadas sarcásticas do meu próprio eu, um alívio profundo aterrissou em meus ombros,
logo, me dei conta da grandiosidade do sol nascendo a minha frente,
um dia lindo se formando tem a mesma beleza de uma flor desabrochando ou de um beija-flor voando, a sensação de paz e esperança está viva e está me alcançando novamente...
Último olhar
O teu último olhar tocou no tempo ao ponto de abrir uma porta importante do nosso passado,
Deixamo-nos ir mas é presente a necessidade do peito chiar baixinho pedindo por você,
uma pipa foi solta, porém a linha continua a deslizar nas minhas mãos,
pensar demais numa noite tão curta é uma apropriação indevida do querer, apenas os corvos e os morcegos consigo ver através da iluminação da lua sem imaginar que são mais uma mera ilusão,
eu carrego um universo comigo e por um bom tempo ele foi vibrante e poderoso e se no meu universo não estiver você ele será apenas um espaço vazio.
Duro saber...
Ao pensar em nós toda vez a minha alma se incendeia,
no jogo do tudo quero, do tudo posso, no meu jardim só estou conseguindo colher aquilo que verdadeiramente plantei,
o cheirinho de café coado pela manhã tem representatividade, ele revela o valor da reciprocidade em meio as lembranças de dias que foram tão bons em sua curta passagem,
foi tão bom viver aqueles momentos ao teu lado sem saber que um dia eles iriam acabar virando saudade,
na chuva ou no sol o nosso amor teve o seu tempo e hoje é duro saber que não a cura para a distância entre dois corações cheios de razões e significados.
Escolha!
No mundo cheio de opções o meu coração resolveu te escolher todos os dias,
um dia desses eu era um prato vazio na mesa de alguém,
a escolha de mudar é livre,
ela sempre está lá,
basta um esforço a mais para tudo se renovar,
para tudo acontecer.
PARADOXO da PROGRIÇÃO
Define-se como o movimento evolutivo em que a aceleração para o futuro é ditada pela profundidade do olhar sobre o passado, estabelecendo que a única forma segura de antecipar o incerto é através da utilização estratégica do "retrovisor da História".
Neste paradigma, o intervalo entre desastres deixa de ser uma espera passiva para se transformar numa construção ativa de maturidade, funcionando como um motor que transmuta a energia cinética e destrutiva dos eventos do Contínuo de Magnitude em energia potencial de prevenção. Neste contexto, o gestor de emergências assume o papel de "historiador do futuro", garantindo que a inovação não seja um voo cego, mas sim uma ascensão em espiral sustentada pela solidez da memória e pela resiliência da condição humana.
Eu queria saber o momento exato
em que as nuvens começam a se formar
O momento exato em que o primeiro pingo cai
o momento exato em que o sol se esconde.
Estou cansada de tantas mudanças de tempo
Estou cansada da chuva
Cansada do Sol
Estou cansada do frio
e das flores que desabrocham na primavera e morrem no inverno
Estou cansada de tantas estações
Cansada de limpar as folhas no quintal
Cansada do frio congelante, e do calor escaldante
Meu Deus, como eu estou cansada
Quem eu não queria ser se tornou a minha maior lição
Uma vida inteira fugindo de me tornar quem eu mais temia
Me tornou alguém muito pior
E agora o nó não sai
A lágrima se recusa a cair
Porque eu não quero admitir que eu errei
Eu Tenho em mim todas as dores do mundo
Eu com certeza sinto mais que a maioria
e as minhas dores certamente doem mais
Se é? Não sei... mas se bem que... é
Pra mim é, como se fosse mesmo a pior dor mundo
Eu sou a campeã do pódio da dor
O meu sofrimento é um troféu
E por algum motivo isso deveria me bastar.
Poder chorar e sentir todas as dores do mundo
Essa é a minha coroa
A rainha da dor.
O HOMEM, DE CAPUZ.
Ele tem:
- Inteligência, sabedoria,
conhecimento, e entendimento.
- É experimentado, nos trabalhos.
- Fala, com cansaço.
- Tem amizades.
- É Fabricador.
- Tem, filho único.
- Tem amabilidade.
- Organizado.
Por que o preconceito?
Na fauna, na flora, e em tudo o que há no mundo, há várias espécies de todos os tipos, tamanhos e cores: animais, insetos, peixes, plantas, flores, árvores e frutos, que a própria natureza escolheu colorir e dar sabores diversos para agradar todos os gostos.
Não poderia ser diferente com os humanos. Há os altos, os baixos, os gordos, os magros, os dóceis, os "ferozes", os brancos, os pretos, os amarelos, os albinos, etc. Cada qual com sua essência.
O mão divina fez o universo multicolorido.
O ceu, ora é azul, cinza, amarelo, avermelhado, branco, preto, etc
Os mares e rios, são verdes, azuis, cristalinos ou turvos e suas águas podem ser quentes ou geladas.
Assim como as estações, cada uma tem suas cores e suas temperaturas.
Enaltecer um e desprezar os demais estará indo contra as diversidades da criação de Deus.
Relato de um sobrevivente:
Parece que o mundo está em obras. Menos eu, que também preciso de reforma, mas não agora. Gostaria de fugir daqui, mas estou sem disposição para sair. Gostaria de chegar a um lugar tranquilo, mas sem ter de ir. Estou sem coragem até mesmo para respirar.
A maioria dos conflitos e tensões são culpa da linguagem.
Não preste tanta atenção às palavras.
Na terra do amor, a língua não tem importância.
O amor é mudo.
Não sou mais aquele...
Não desejo mais aquilo...
ainda amo ele.
Estou indo... embora...
não levo nada comigo; Apenas meus " ¹pensamentos".
Vou brincar com eles, ( ¹... ).
Não me esperem Não voltarei.
Ninguém renasce, no mundo físico, para sofrer,
senão para reeducar-se, para recuperar-se
dos delitos infelizes, para crescer
em direção a Deus.
Um dia me perguntaram sobre a transcendência, se eu acredito em alguma parte de sua suposta sagrada essência. Minha resposta, uma questão em contraparte, com simplicidade respondi, lançando outra pergunta no ar; Descobriste aquilo pelo qual morrerias? Se a resposta for não, ó alma inquirida, ainda não encontraste a luz que te conduzida.
Se por nada morrerias, meu amigo, significa que és teu próprio abrigo. Em ti reside o valor mais precioso, tu és o âmago, sublime e grandioso.
Porém, se há algo pelo qual ousarias tudo, então encontraste o bem que te conduz, pois aquilo que em ti suscita tal paixão, é a maior noção de sublime elevação.
Pode ser algo ou alguém; como a verdade, a justiça ou o amor. A causa pela qual te entregas com fervor. Qual causa te faz voar além do aqui? Transcender é lançar-se além do comum.
Para Sócrates, a justiça; para Giordano Bruno e Hipátia, a verdade; para Jesus, o amor.
A verdadeira transcendência reside na imanência, naquilo que em ti ousar e te guiar.
Isto é, se tua resposta é negativa, uma inquietude ainda habita em teu ser, pois a transcendência ainda tens que conhecer, porque somente quando encontras o propósito que te arrebata o coração, desvelas a verdadeira face da transcendência, a sublime conexão.
Se nada encontrar que te mova a sacrificar-te sem hesitar. Então és, em ti mesmo, o valor supremo a contemplar; aquele que não morreria por nada é o seu próprio cume, em seu ser reside a grandiosidade que transcende o costume.
A contrário sensu, aquele algo pelo qual ousarias enfrentar qualquer desafio, é vislumbrar a maior noção de transcendência que a alma traga. Na busca do que te eleva além, encontra-se a tua chama, a única conexão com um sagrado, a essência que te chama.
Nos arrependemos de quase tudo, das tentativas e das renúncias. De agir, de pensar em agir, de apenas pensar em pensar em agir. Tudo nos tortura, nos consome, numa dança de incertezas e angústias.
Nossos cérebros são máquinas de tormenta, que refletem sobre o controle e a perda dele. Buscamos dominar o destino, mas percebemos que não controlamos nada, boa parte dos rumos da vida ocorrem a nossa revelia.
A vida dos que nunca existiram é uma honra enigmática e esquecida. Que maravilha nunca ter sido jogado ao vazio, e que bênção não possuir uma consciência. Somos joguetes nas mãos do destino, marionetes em um palco invisível. A única certeza é que não há resposta certa, e que todos os caminhos levam à morte.
Mas abra-se, coração, à descoberta, perca-se na reinvenção. A sabedoria é eterna aprendiz. Cada encontro, um livro novo a ser lido. Cada lágrima, uma lição, não um cicatriz. A vida é um eterno renascer. Recomece quantas vezes for necessário, pois cada renascimento é um ato de coragem, e em cada novo começo reside a oportunidade de novamente se encontrar.
Que a minha existência seja uma canção inacabada, repleta de versos entrelaçados com o divino, encontrando a eternidade em cada momento fugaz. Assim, lanço-me ao infinito, mergulhando no desconhecido, em busca da verdade que se esconde nas entrelinhas, e encontro a paz na aceitação de que nunca saberemos tudo.
Quem se isola parece ter um medo crônico de ser rejeitado. Evitando traumas, buscando proteção, mas o resultado é o mesmo, o vazio é comum. Na escuridão, a rejeição, implacável, não faz distinção, deixa corações solitários, na mesma condição. O isolado, o rejeitado, ambos caminham sós.
A pessoa escolhe não se expor, a fim de evitar ser traumatizada por rejeições. Pare e pense, o resultado não é o mesmo? Quem é rejeitado por todos fica sozinho e isolado, a pessoa que voluntariamente se isola? O mesmo, não há distinção de resultados em relação àquele que foi rejeitado, estão na mesma situação. O seu maior medo está te deixando tão paralisado que você está se tornando exatamente aquilo que tem medo de se tornar. O receio maior paralisa, tornando real o que se teme, mas e se ousar sair do casulo incerto? A coragem pode te levar além do que supõe.
Você não tem nada a perder, e ninguém deve nada a você. Apenas um bom dia na rua, a alguém oferecer; cara a tapa, a gentileza que pode te surpreender.
Num mundo apressado, o essencial transformou-se em virtude. A gentileza, outrora apenas o básico, se tornou raro legado. Ser educado, qual teatro, fingimento aparente, para alguns, uma fachada, escada de vantagem social emergente.
Não culpe o mundo pelas suas deficiências, a gentileza ecoa em outras existências. Algum estranho, em algum lugar do mundo, ainda se lembra de você, porque você foi gentil.
