Poema de Mario Quintana Decendo as Escadas
A pessoa que busca conquistar o mundo possui como última conquista um pequeno pedaço de terra, sem nenhuma prata ou ouro, apenas o próprio corpo.
Os homens usam a religião da mesma forma que usam as leis. Acham brechas ou interpretam como lhes convêm para cometerem os piores crimes contra a humanidade.
Não encontramos até hoje um único ateu que tivesse uma ideia clara e justa de Deus. O "deus" que eles concebem é uma caricatura, deformada pela imaginação e produto de leituras precipitadas em autores mal intencionados, que é atribuída aos cristãos. Chegamos até a conclusão de que não há ateísmo; há apenas uma má colocação do que seja o teísmo.
Não menosprezaria o passado pelo qual não lutara, nem se regozijaria com o futuro, cujos frutos colheria sem ter lançado as sementes. Liberta de uma falsa alegria, da submissão e do medo.
Tentamos sempre de novo sem nos dar por satisfeitos, e embora possa parecer ridículo, continuamos obstinados em nossos esforços. Desistimos por algum tempo, mas não esquecemos. E de repente, sem um motivo aparente, conseguimos! Conseguimos experimentar esta maravilhosa sensação de respiração ideal, esta sensação de bem aventurança que nos leva a crer que o paraíso e a glória eterna de que sempre nos falam, não passam de um estado em que esta capacidade de respirar livre e desimpedidamente nos é possibilitada para sempre.
A ignorância do clero sobre matéria social é lamentável. Havendo doutrinas sociais democráticas, libertárias e totalitárias, preferem esses homens as últimas, as mais contrárias ao espírito cristão.
O mundo quebra qualquer um, e depois muitos ficam fortalecidos nos pontos quebrados. Mas aqueles que não querem quebrar, a esses o mundo mata. Mata os muito bons e os muito finos e os muito corajosos: sem distinção. Se não fores nem um desses, podes ter certeza de que ele também te matará, mas sem muita pressa.
Não me deixe dar mais que os passos necessários, pois posso me afastar muito, e já não saber mais voltar...
Em nosso tempo vivemos sob a luz da lua, mas esta é Maya. Trata-se de um reflexo da luz verdadeira. Um dia deixaremos de viver sob o império da farsa e iremos contemplar a Luz.
Nos surpreendemos com a natureza, com o tempo, com as pessoas mas mais surpreendente mesmo é a nossa própria mente após certos fatos ...
"Buscamos a Perfeição em um Mundo onde todos julgam mas também cometem erros , julgue a si primeiro e concerte seus erros , amanha pelo menos teu mundo estará perfeito "
Quando os espanhóis estavam destruindo o Império Asteca, os nativos pensaram que os deuses haviam morrido. O que é uma mentira, pois eles não morreram e sim jamais existiram.
Deve-se repudiar qualquer ato de supremacia racial seja por parte de brancos, negros ou outra etnia. É tolice acreditar que um grupo é superior a outro, pois somos partes de uma mesma família.
Jesus ao dizer para a própria mãe que os irmãos e a mãe dele são aqueles que seguem os ensinamentos que ele prega está afirmando que a família não é a coisa mais importante para Deus, mas que as pessoas sigam a vontade Dele.
Se queres ser rico então empreste dinheiro para pessoas, mas se desejas ser imensamente rico e poderoso empreste para nações.
A propagação de seitas é fomentada como forma de corroer o poder da religião dominante, e assim impor uma nova crença como algo aparentemente natural e não o resultado de um plano previamente elaborado.
Uma das coisas boas do cristianismo é que o mal é visto como algo intrínseco ao ser humano e por isso aquele que errou deve arrepender-se do que fez. Todavia teorias como a de Rousseau e outras afirmam que o homem é bom, mas a sociedade o corrompe o que cria a ilusão de que basta mudar o sistema para que as pessoas voltem a ser boas
Alguns setores da sociedade defendem ferrenhamente a família tradicional não por ela ser um projeto da Providência Divina, mas por ser a instituição que serve como base das relações de poder e dominação que os que detêm o poder não desejam que a família seja mudada.
