Poema de Mario Quintana a Pessoa Errada
Os chineses lembram em suas máximas cheias de sabedoria, que é mais útil acender uma vela, do que queixar-se da escuridão
Todo filósofo que levar avante e com segurança o seu pensamento, mesmo ateísta, terá de concordar que todas as perfeições, surgidas no processo do Devir, estavam contidas em máximo grau naquele Ser que não tem princípio nem fim, pois, do contrário, teria que admitir que tais perfeições surgiram do nada.
Costumam os céticos rir da Metafísica. Kant julgou, com sua obra, tê-la destruído, e acabou enleado em suas teias. A Metafísica retorna sempre, até na obra dos que buscaram combatê-la com o maior ardor.
Nem falador nem seco, entregue ao mutismo, mas falar com sobriedade e cuidado de tudo quanto se trata, é a regra de ouro da conversação.
Quase todo filósofo ao abrir um livro pela primeira vez, estava com problemas, o que causou uma crise existencial, por isso, os bem-sucedidos financeiramente e bem estruturados em carreira raríssimas vezes são pensadores!
A filosofia nasce da decepção e do vazio existencial-O que permite buscar o sentido da Vida-Justamente por isso, os de carreira destacada e estabilidade fácil, raríssimas vezes são pensadores!
Pessoas rasas criam um atalho entre Deus e o Diabo para explicar tudo!
Porque ao tolo, é mais fácil não raciocinar!
Ao ser humano com preguiça de raciocinar, tudo seria ou Deus ou o Diabo, já ao parasita tudo seria ganhar na mega sena!
Curioso como quando a gente se supera de crises por gente nociva, surgem os mesmos tentando proximidade, e todos dando com a carroça na água!
Todo religioso afundado no fanatismo é um recalcado nato...
Tendo em vista isso, saiba que toda tentativa de interagir com você, é na base do ressentimento é curta visão sobre ti de acordo o que convém a ele!
Reconhecer que o humano não tem como desvendar os projetos do Divino é a maior prova de inteligência que existe. É o que separa o filósofo do fanático.
Não se fica rico trabalhando, e sim, saindo da bolha de povo recalcado.
Riqueza aqui pode não ser bens materiais
A grandeza do homem está em superar as condições que lhe são adversas. Quando, pela sua mente, munido apenas do pensamento, penetra no que há de mais profundo, invade o que se lhe oculta aos olhos, e consegue descobrir os nexos das causas remotas e da causa primeira de todas as coisas, descobre ele que há uma fonte de todas as coisas que, pela sua eminência e pelo seu imenso valor, ele respeita e ama. Só quando o homem consegue elevar-se acima da sua contingência e alcançar esse ser supremo, e humildemente lhe presta a homenagem que ele merece, então o homem consegue ultrapassar os seus próprios limites, porque no mesmo instante em que os vence, ele supera a si mesmo.
Há quem diga até que o otimismo é uma atitude de filosofia barata. Mas há algo mais barato que o pessimismo? Olhem para o mundo. Quantos os que se queixam, quantos os que se angustiam, açulados pela imaginação doentia; quantos proclamam angústias (as famosas angústias físicas e metafísicas de tantos intelectuais!). Quantos procuram mágoas para explorá-las? Há coisa mais barata por este mundo?
A cooperação pode ser posta em prática imediatamente. Cada um já pode realizá-la em seu âmbito, e não esperar por outros para iniciar a obra de renovação social, por todos anelada.
"[...] é preciso ver que a vida é sempre nova, e nós, de certo modo, outros, cada dia que passa. Não prestemos tanta atenção ao que se repete. Procuremos o novo no que se repete, e o encontraremos."
