Poema da Necessidade
A quantidade de energia necessária para refutar uma bobagem é uma ordem de magnitude maior que para produzi-la.
O homem dificilmente aprende com seus acertos, os erros estão aí para provar o quão necessário é preciso errar para aprender.
A sociedade tem cometido um erro ao longo dos tempos: no afã de suprir suas necessidades materiais tem ordinariamente lutado pelo TER, em vão. Um conquista logo é superada e a luta recomeça. Dever-se-ia inverter essa postura e passar a lutar pelo SER. Uma vez conquistado o SER, o TER surgiria naturalmente. O TER nasce do SER. É preciso primeiro SER para depois TER.
Seja feliz por si só, não espere nada de ninguém, pois ninguém sabe o que você realmente precisa. Não sofra por pouca coisa, felicidade é um estado de espírito, não uma necessidade material.
Da forma como precisamos apara a grama de nosso quintal, também é uma necessidade estarmos com o nosso jardim interior aparado
Quando sentires a necessidade de preencher um vazio interior, a oração é a melhor opção de fazer transbordar esta inexistência de luz divina dentro de você
Você está crescendo com consciência, e meu desejo é que não sinta a necessidade de se constranger para fazer com que outras pessoas estejam confortáveis.
Ela é um vício. Meu lado dominador está sempre guerreando com o lado mais terno em torno dela. É uma necessidade feroz de protegê-la e também devastá-la, arruiná-la para outros homens.
A tragédia ocorre sempre que a consciência excede o poder; e particularmente onde a conscientização de uma necessidade principal excede o poder de satisfazê-la.
Se os outros nos contam algo, tiramos conclusões; se não nos contam, também tiramos, para preencher nossa necessidade de saber e suprir a necessidade de comunicação. Mesmo que escutemos alguma coisa e não compreendamos, tiramos conclusões sobre o significado e depois acreditamos nelas.Tiramos todas essas conclusões porque não temos a coragem de fazer perguntas.
“Dois motivos para sempre buscarmos culpados: necessidade de alimentar nosso orgulho e dificuldade de reconhecer nossos erros.”
"Por mais que camuflemos sentimentos com atitudes e palavras de pretensa elevação, Deus sabe de nossas fraquezas e pode, hora dessas, nos mandar a prova que apontamos nos outros apenas para nos mostrar quefragilidade moral é algo que habita em todos nós, e que a necessidade de educação, por ora, ainda é regra geral."
Pessoas são tão diferentes; aquele que julga e define uma só maneira de adequação a necessidade espiritual, certamente se ilude praticando; todos os trajetos levam a salvação, todos os que tem como base o imenso amor por Deus, em diferentes níveis e formas; próprias e impróprias de adoração.
Somente quando nossa atividade procede da base na qual consentimos nos dissolver ela tem a fertilidade divina de amor e graça. Só então ela atinge realmente os outros em verdadeira comunhão. Muitas vezes nossa necessidade dos outros não é absolutamente amor, mas apenas a necessidade de sermos sustentados em nossas ilusões, assim como sustentamos as dos outros. Mas, quando renunciamos a essas ilusões, então podemos ir ao encontro dos outros com verdadeira compaixão. É na solidão que as ilusões finalmente se dissolvem."
Muitas vezes nossa necessidade dos outros não é absolutamente amor, mas apenas a necessidade de sermos sustentados em nossas ilusões, assim como sustentamos as dos outros. Mas, quando renunciamos a essas ilusões, então podemos ir ao encontro dos outros com verdadeira compaixão. É na solidão que as ilusões finalmente se dissolvem."
