Poema Certezas
Uma mulher empoderada é aquela que sabe exatamente a força e o poder que tem para persuadir e rebater qualquer ideia que tente lhe convencer do contrário de suas certezas.
E assim se faz a vida, com começos e recomeços, com altos e baixos, subidas e descidas, dúvidas e certezas. Uma constante de coragem e vontade de vencer.
Chegou o tempo onde os letrados passaram a ter duvidas mas os imbecis e ignorantes cada vez mais certezas.
Todo aquele que tem a máxima certeza sobre algum conhecimento da vida, é por que parou de aprender e pensar a muito tempo.
A maneira mais rápida de saber se algo vai funcionar para você é tentar. Aprenda a prosseguir sem certeza. A vida não vem com um período de teste ou garantia de devolução. Não há GPS para sua jornada. O guia passo a passo para se tornar quem você deve ser não está disponível. Todos os dias, você está escrevendo uma história sem saber o final. Você pode passar anos teorizando, planejando, se preparando. Mas até que você dê o primeiro passo, é tudo especulação. Como disse Soren Kierkegaard, a vida só pode ser entendida para trás, mas deve ser vivida para a frente. Você não pode esperar pela certeza para começar a viver, porque quando você tem certeza, o momento já passou. A certeza é uma ilusão. Mesmo as coisas mais certas da vida podem mudar em um instante. Prossiga sem certeza, deixe de lado a necessidade de saber tudo.
Eu tenho compulsão em encontrar e ouvir vídeos ou textos que me provoquem, que me façam refletir e questionar até as minhas certezas.
A reflexão é uma forma de buscarmos significados e sentidos para aquilo que fazemos, para nós mesmos e para as outras pessoas. Nossas jornadas nos apresentam mais surpresas e desafios do que gostaríamos de admitir e, talvez, viver a vida intensamente seja experimentar cada fase e cada ciclo de nossas jornadas com menos certezas e mais abertura para as incertezas. Talvez, seja esta a melhor forma de viver a fé.
Se não há incertezas, não há mais o que fazer e não há mais o que aprender, o que nos leva ao erro de duvidar de nossa capacidade para lidar com as incertezas da vida.
O crescimento na história da humanidade se dá quando a gente tem dúvida. Quando a gente só tem certezas, o máximo que faz é ficar o tempo todo dentro do mesmo.
Antes de aceitar como real o que te ensinaram, o que lês nos livros ou o que te mostram como verdade, observa os que ainda estão a procurá-la, esforça-te por escutar a tua lógica, questiona todas as tuas dúvidas e te aconselhes com teu coração.
Quando as verdades absolutas nos rondam, é hora de darmos um nó nelas com questionamentos e revisões constantes, colocando pontos de interrogação nas nossas certezas.