Poema com cachorro
O cachorro que hoje avança para te morder é aquele já saciado, mas não dispensa no momento mais oportuno roer os ossos daquele que o alimentou
Aquilo que caí no trajeto da mudança no serve para o novo,apenas temos que pegar de volta o cachorro se por descuido ele cair.
O homem é o ser mais temido da terra, transformou o cachorro, inventou deus e ainda deu a ele poder de destruição da sua próprio espécie.
Como um cachorro que deixa seu excremento na rua, assim é o homem que fere o próximo com a sua boca.
Até o cachorro, por mais animal, esquisito ou educado que seja, o homem deve também aprender a ser fiel ao seu Dono, Deus.
Uma coleira de cachorro evita que o animal ameace vidas: assim é a Bíblia na mão do cristão que evita que o diabo ameace a vida do próximo quando ela for pregada.
Um ignorante que corrige um outro ignorante é o mesmo que treinar um jacaré para morder um cachorro.
Cachorro sem dono late a hora que quiser e o dono dele ignora as razões do seu latido, ora importuno ora perturbador, tirando o sossego alheio de quem deseja o silêncio total para recompor a paz da sua casa.
"O cachorro é o melhor amigo de um homem, mas nem todos os homens são os melhores amigos dos cachorros."
O cachorro não abandona seu amigo.
Eu cheguei em frente ao portão, meu cachorro me sorriu latindo, minhas malas coloquei no chão, eu voltei. Tudo estava igual como era antes, quase nada se modificou, acho que só eu mesmo mudei, eu voltei. (...)
Fui abrindo a porta devagar, mas deixei a luz entrar primeiro, todo meu passado iluminou, e entrei. Meu retrato ainda na parede, meio amarelado pelo tempo (...) eu voltei.
Se o homem tivesse para com Deus metade da gratidão e da fidelidade que o cachorro tem para com seu tutor, certamente estaria bem mais perto da angelitude.
Conversa com nosso Pai - Me sinto impotente, Pai. Me sinto como um cachorro que caiu do caminhão de mudança e não sabe o que fazer. Não sei o que fazer diante tanta miséria; miséria material, miséria moral, miséria intelectual. Me sinto miseravelmente impotente diante de tanta miséria, Pai.