Poema a Morte das Casas de Ouro Preto
Li, refleti e escrevi tanto sobre a morte que quando alguém fala para mim da "alegria de se ter Deus no coração" eu costumo pensar: "O termo técnico para isso é 'prolapso da válvula mitral'".
Eu olhei para o céu, e tentei enxergar o lado bom da situação, e mais uma vez, vi a morte como única opção.
A vida é uma pergunta interna, a morte é uma resposta externa! Pois a vida efêmera leva até a morte e a morte leva a vida ou ao tormento eterno!
A verdadeira morte não diz quando chega, e quem morre, não existe luto pela alma que se vai, porque ela volta e retorna ao mesmo lugar de sempre, acorda e prossegue no seu corpo vazio esperando a próxima morte que certamente virá cedo, talvez no banho, talvez na fila da padaria, ou à caminho da escola. Algumas pessoas morrem diariamente e não se dão conta, parece loucura? parece absurdo? Sim, realmente parece, talvez você tenha morrido duas vezes até chegar nessa linha, por que não? O ser humano não morre apenas quando seu coração para, não morre apenas quando seus órgãos dão falência, não morre apenas quando para de respirar - o ser humano também morre quando sua vida depende de algo que não se pode ter, o ser humano morre quando é inutilizado, banalizado, esquecido, quando não tem um objetivo, um propósito, um motivo. Pergunto, quantas vezes você morreu na semana passada? dez? vinte? talvez mais, você morreu com um olhar de desprezo, com o celular na mão esperando uma ligação que não chegou, morreu com um sorriso que não foi devolvido, você morreu quando acordou sem estar grato por ter levantado com saúde, morreu quando se acomodou dentro de um quarto fechado esperando que o mundo acabasse, morreu quando pensou que não era tão bom quanto imaginava ser. Morreu ao vestir uma tristeza que sufocou demais. Morreu quando deixou de sonhar.
A corrupção alimenta a fome, o analfabetismo, a bala perdida, a fila da morte, a cegueira e o desemprego.
A morte é o complemento da vida. Pena que suas formas são tão inesperadas ou incompreensíveis. Pena que deixa sempre a sensação de que perdemos algo ou alguém mesmo nunca tendo nos pertencido.
Precisamos um do outro: na vida para nascer e viver... na morte para o preparo fúnebre e o adeus final.
Quando procuramos algo que nos dá sentido para viver intensamente, retardamos o encontro da morte, mas não saímos da fila de espera porque um dia chegará a vez de cada um.
A morte não existe, pois não existe o nada... Como poderia existir algo, que não é em si mesmo? Nada se acaba... Tudo tem vida, e se transforma... 💀 🙏
“O sentido da vida esta na vida. E não na morte. Logo, ame as pessoas. Pois não sabemos andar depois da escuridão.”
O mundo tenta livrar os pecadores das consequências do pecado - da doença, da prisão, da morte... Mas o evangelho é o poder de Deus para livrá-los do inferno!
"Os fortes não desistem, os fortes lutam até a morte, porque querem ser curados e mesmo se não for quer ter o gosto de dizer eu tentei por isso sou forte!"
Sem percepção e dureza de coração, te rejeitarão até a morte, depois disso, caem em si, refletem ou sentem remorso, e te ressuscitam dizendo que realmente você tinha algum valor...
Uma fração de segundo pode ser a linha tênue entre o tudo e o nada, a vida e a morte. Nunca se sabe a possibilidade de vivenciar tamanha extremidade, mas nos permitindo a vida, passar por tal experiência, certamente não deixaremos um segundo de tempo ao relento, ao vazio, pois reconheceremos o valor de qualquer coisa a partir da ciência de perdê-la.
Perguntaram a um pastor conhecido em nosso país: “Você acredita em vida após a morte?”. Ele respondeu: “A questão não é saber se existe vida depois da morte; é necessário, primeiro, saber se há vida antes dela”. (Citado por Rainerson Israel em A Coragem de viver para os outros)
