Pessoas Más
Apesar de que a nostalgia sempre irá destacar os bons momentos e diminuir os maus, ela nunca irá se comparar a experiência em si.
"Os maus, não conhecendo retamente a si mesmos, não podem verdadeiramente amar-se, pois amam o que pensam ser [e não o que são]".
SANTO TOMÁS DE AQUINO
("Suma Teológica", II-II, q. 25, art. 7)
Algumas premissas e corolários estão implicados no que diz Santo Tomás nesta passagem: (1) há nos maus uma desordem no conhecer e no querer; (2) os maus – a saber, os que ordinariamente não têm reta intenção no agir – estão sempre enredados nalgum tipo de auto-engano, julgando ser o que não são; (3) aos maus está vedada a felicidade, pois ninguém pode ser feliz em desacordo com os dados da realidade; (4) os maus se fazem cegos ao mundo superior dos valores, pois orbitam em torno de conveniências e interesses medíocres, tópicos, autocentrados.
Decerto todos nós carregamos zonas de sombra n'alma, no sentido de que nos conhecemos imperfeitamente. Porém o que está aqui em jogo é uma maldade mais decisiva, mais profunda que a do vulgo, um tipo de cegueira mental inviabilizador da pessoa humana. Como diz Garrigou-Lagrange, em seus solilóquios o egoísta elabora pensamentos errôneos a respeito de si mesmo e das demais pessoas, que o levam a uma trágica morte psíquica. Trata-se de um diálogo interior eivado de enganos e conducente à derrota existencial; daí podermos dizer que a tendência da maldade é retroalimentar-se, piorar com o tempo.**
O trecho aludido da "Suma" vai além, quando o Aquinate frisa que, por sua vez, os bons, conhecendo-se veramente a si mesmos ("boni autem vere cognoscentes seipsos") alcançam a região de interioridade distintiva da nossa humana condição. São profundos, têm reais dilemas, procuram melhorar os critérios de suas ações e escolhas, etc.
No decorrer da vida, o melhor que pode suceder a uma pessoa é ir alcançando aos poucos o estado habitual de veracidade, no qual pode contemplar a realidade com olhos de ver. Neste caso, o sujeito ama não o que pensa ser, mas o que é.
Sem isto não há bondade possível.
------------
** A maldade não é a caricatura dantesca que se costuma fazer dela. No homem, todo e qualquer distanciamento do amor implica distintos graus de maldade.
P. S. Numa circunstância como a que me encontro, triturado de maneiras diversas, vejo quão abençoado é ver com clareza os meus próprios desvios ao longo da vida, percebendo quantas vezes não fui tão bom quanto devia ser. E mais: é razoável supor que, se voltasse atrás, provavelmente cometeria os mesmos erros, por fraqueza.
O melhor, contudo, é saber que posso pedir a Deus a graça de vencer-me a mim mesmo".
Te disseram que sofrer é bom…
Te convenceram que precisas vivenciar maus momentos para poderes valorizar os bons!!!
Agora te pergunto:
O carro deve avariar para poder ir ao mecânico?
Devemos adoecer para irmos ao médico?
Acredite que o tal que disse isso, o tal que nos convenceu sobre isso, quando o carro dele avaria ele arruma outro novo. Quando ele adoece é o fim do mundo, para ele… porque então devemos aceitar o sofrimento senão porque alguém quer que soframos?
Quem é esse alguém?
O pobre é que não é com toda a certeza!!!
Se és pobre, este pensamento é para ti, reprograma teu cérebro, sofrimento não é algo normal, nenhuma dor é bem vinda, faça a sua parte para que neste mundo não tenhamos medo de uma vida sem sofrimento. 🙏🏾💪🏽👍🏾✌🏾👌🏾👊🏾
cabelos ao vento
e tudo vem
em meus pensamentos
tão barulhentos
em meus contratempos
em maus sentimentos
que vem e vão com o tempo
saem do meu alcance
fogem da minha alçada
não sei mais nada
é uma confusão emocional
mental
espiritual
a minh'alma está sob inferno-astral
o meu corpo está sob condicional
a minha vida está infernal
está tudo casual
e exalo um floral
que me sai do coracao
ele é o único a sentir amor
é meu bendito traidor
ele ama incondicional
enquanto eu procuro a moral
enterro o punhal
quando Deus me permitir a hora
hei de me tornar imortal!!!
Nunca se deixe levar pelos maus pensamentos. Não faça conceitos pessimistas sobre si mesmo. Seu consciente te sustenta. Coloque-se pra cima e vai se ver melhor. Seja você seu alicerce. Seja você seu critério de perfeição e serás a pessoa mais feliz do mundo!
Os bons compositores têm suas músicas reconhecidas quando morrem, já os maus quando matam as músicas.
Quando vejo o olha mal e os desejos maus e a desconfiança nas pessoas, minha cabeça sempre fica Que Yahweh te repreenda seus demônios.
À cada tragédia no planeta terra os bons conseguem ser melhores, enquanto os maus conseguem ficar piores.
A Arte dos Maus Políticos
A arte ou a ciência de governar, gerenciar ou administrar acontece porque existem população, pessoas, comunidades... Quando organizado, povo. Porém, quando começam as eleições o povo denominado povo pelo próprio povo e por pleiteadores dos votos desse povo, tornam-se gado, massa de manobra. Estes últimos, os chamados candidatos, sabem que esse povo não passa de uma “maria vai com as outras”, maria com letra minúscula mesmo”, daí você discernir que para onde vai a massa, é lá que estará a "galinha dos ovos de ouro", que o candidato ou a candidata uma vez eleita ou eleito, atenderá com privilégios, aos interesses de poucos, restando à embriagada massa, a esperança de uma outra esperança ás eleições vindouras.
Por isso, que muitas vezes, você vai escutar da maioria: “eu ajudei fulano ou fulana de tal na caminhada, mas quando partiu o bolo fiquei apenas com os farelos”, quando outras pessoas, nem os farelos viram desse bolo, embora tivessem colaborado com os esforços e com os ingredientes desse bolo.
Desse contexto de privilégios, interesses, mentiras e enganações perduram os grupinhos sustentadores de malandros e maus políticos, estes para manter suas mesas fartas, contas bancárias e mordomias próprias e a dos familiares, facilitam à permuta que pessoas que apoiam suas idiossincrasias, fiquem com fatias do bolo, sintetizando a laica política num jogo de interesse político insano e medíocre. Por isso os gravetos, comedores de poeiras se revoltam. Por isso, as cabeças pensantes, progressistas e de ideias boas, claras e futuristas não serem ouvidas. Por isso, os bons políticos não terem espaços. Por isso, os melhores funcionários ou até parte dos apoiadores serem ofuscados. E assim os maus políticos “...vão passando como os filhos do Deus bom...” e vocês ou nós, vamos passando “...como os filhos do Deus mal...”
Contudo, como na política existem a politicagem, os politiqueiros, atores e palhaços, o “pão e o circo”, para não sairmos tristes do espetáculo e deixar o cenário visto apenas com uma visão fúnebre, é preciso aplaudir tudo que fazem, pois num mundo onde o que impera é o fingimento, dinheiro, influência, fama e poder, saber negociar o que você ainda dispõe de mais importante para se posicionar como um(a) cidadão(a) armado(a), o(a) ajudará a conseguir o que você quer.
Rama Amaral
Economize cada centavo. Nos dias maus (todos nós passaremos por eles) eles lhe farão falta e você se lembrará deste conselho. Evite isto"
Os demônios existentes são os maus sentimentos lançados na própria vida, que quando perdidos nas tentações damos origem à esses demônios nas práticas perversas do ódio, nas desgraças criadas dos ressentimentos que nos perturbam fica fácil entender que temos defeitos a serem corrigidos para não tomar à forma em reclamações diárias, que, desperdiçam o nosso tempo precioso na vida com essas energias negativistas dos pensamentos ruins e não levam a nada, somente da mais espaço a decadência, as frustrações, à decepcionar sempre que encontrarmos as dificuldades impostas por nós mesmos, confirmando assim estar sempre a mercê de seus fantasmas, demoníos nas buscas das próprias ações nas causas estabelecidas vividas no dia a dia, perdendo se das melhores escolhas que tens nesses momentos de escuridão individual, saia desses males mantendo à calma e tendo o foco em tomar as rédeas de seus caminhos junto ao Criador, não fique parado à desperdiçar seu tempo lutando por um mundo que está falido espiritualmente e materialmente nas inversões de valores, machucando se, dando socos em ponta de faca, deixando se degradar ainda mais aos desejos ilusórios que manipulam o seu ser interior, acorde para à verdade, desperte encontrando dentro de si um ponto de apoio na alma, acima das disputas medíocres que monopoliza nossa existência as distrações que causam impactos nas decisões corretas tomadas, acenda luz do coração acentuando as palavras ditas com à certeza de confiar em suas mãos à construir suas melhores invenções na depuração de uma colheita verdadeira de frutos maduros à alimentar se com bem, confia e acredita em ti nos sentidos dos seus sonhos, tornando os à realidade que esperava com seus esforços, firmando assim sua opinião formada em suas vontades, diante as respostas espirituais buscadas com à intuição do amor verdadeiro à vida, criando coragem e tendo as soluções para enterrar esses dogmas demoníacos dos dias atuais.
