Pequenos textos da Vida
Dia 5 — Que ação pode transformar o meu dia hoje?
• A ação transforma a minha vida.
• Cada pequeno gesto cria novos caminhos.
• A minha energia encontra direção.
• O meu corpo se move com propósito.
• O meu saber encontra expressão na prática.
• Cada passo abre novas possibilidades.
• Eu sigo com coragem e determinação.
Dia 25 - Como minha vida se fortalece em comunidade?
- A vida floresce no encontro entre pessoas.
- A cooperação multiplica forças.
- A comunidade cria apoio e aprendizado.
- A partilha constrói vínculos duradouros.
- Crescer junto amplia horizontes.
- Cuidar do outro fortalece o próprio caminho.
- A solidariedade constrói futuro.
Dia 28 - Como o ritual cotidiano afirma quem eu sou?
- O ritual organiza a vida interior.
- A repetição fortalece a identidade.
- O gesto diário cria significado.
- A prática constante sustenta o caminho.
- O hábito molda o caráter.
- A constância constrói profundidade.
- A vida ganha forma no ritmo dos rituais.
Dia 31 - Que legado desejo deixar no mundo?
- A vida se torna obra quando é vivida com intenção.
- Cada gesto compõe a história pessoal.
- O tempo transforma ações em memória.
- O cuidado constrói heranças invisíveis.
- A consciência orienta o legado humano.
- Viver com sentido transforma a passagem pela vida.
Que eu possa te escolher todos os dias. Não apenas nos dias de sol, em que a vida parece fácil e o riso transborda, mas principalmente naqueles em que o céu fecha e as tempestades resolvem testar a nossa estrutura.
Quando o caos chegar , eu quero que a nossa primeira reação não seja o medo ou a fuga, mas a certeza. A certeza de que, não importa o tamanho do vendaval, nós somos um lugar seguro um para o outro.
Enzo Ruchell
DESPERTAR
Chuva para refrescar
Sol para esquentar
Alguém para se amar
E a vida assim passar
Buscando paz para acalmar
Faço planos a sonhar
Cada segundo realizar!
Alma pura a brilhar
Chuva e Sol
Noite e dia
Risos e lagrimas
Partes dos momentos
Onde os sentimentos
Rolam nos pensamentos
Nos fazem perder ou ganhar
A formula para encontrar
Partes de uma felicidade
Que existe com certeza
Na vida sempre a despertar !
JOAO BATISTA BARBOSA
POESIAS E PENSAMENTOS
Querida, uma das primeiras coisas que eu aprendi ainda nos meus primeiros séculos de vida foi comprovar que regras proibitivas nunca são realmente cumpridas à risca. Por isso eu criei a primeira e única regra desta nave: "É proibido proibir dentro dos limites físicos de Dora".
Lazarus Long
DORA, Salto Temporal
2026, Junho/05
Eu Sou Flor
Eu sou uma flor, que no jardim da vida
desabrocha entre caminhos nem sempre suaves —
onde os obstáculos ergueram suas sombras,
fui aprendendo a crescer, raiz profunda, forte.
Não perdi a doçura, nem o brilho interno:
delicada, sensível, guardo em mim o perfume
que se espalha suave sobre cada pétala,
como um segredo leve que o vento leva.
Minha pele é macia, toque aveludado,
irradio a sutileza do que é raro e verdadeiro —
pois resistir sem perder a própria essência
é a beleza mais bela que o mundo inteiro.
A oração e a Palavra de Deus formam a base da vida espiritual, oração fortalece a sua fé e aproxima você do Criador, enquanto a Palavra atua como um alimento diário, trazendo direção, paz e renovo para o espírito, a mente e o corpo…
A oração surte muitos em seus efeitos e apalavra de Deus é o que alimenta o espirito que move o homem.
Parafraseado por Bispo José Nildo Lima
Momento leve.
Hoje a vida desacelerou.
Entre os nossos risos sinceros e nossas palavras leves,
o tempo pareceu escolher ficar, ficar ao nosso lado.
Falamos do futuro
como quem planta sonhos, e os rega com cuidado,
sem medo, sem pressa,
apenas deixando o coração existir.
E foi bonito perceber
que amar também é morar nisso:
na calma de uma conversa longa,
na paz de um sorriso compartilhado,
na certeza silenciosa
de que algumas pessoas fazem o mundo
parecer mais leve só por estarem aqui.
Amo você!
O canto do sabiá espalha sua cor;
Campos, rios e lagos festejam com alvoroço,
Vivem a vida sem qualquer esforço;
Os homens que o escutam têm o coração tomado pelo fervor.
Os pássaros gorjeiam uma mimese;
Os humanos tentam reproduzi-lo em cordas;
O campo despreocupa-se de qualquer tentativa de síntese;
Os lagos, cansados pela monotonia, atentam-se às ondas.
Pergunto-lhes o motivo do enlevar,
Se todos, à sua maneira, conseguem gorjear.
Desde aquela vez, não houve mais sabiá;
Cansado da ninharia que ali havia, não gorjeou mais cá.
Nunca mais cantou o sabiá.
A vida tem o estranho hábito de transformar momentos comuns em memórias insubstituíveis sem qualquer aviso prévio.
Talvez a verdadeira sabedoria esteja em tratar cada encontro como um presente e cada despedida como algo que merece ternura. Afinal, o tempo passa para todos, mas a atenção genuína é um dos poucos gestos que permanecem.
Te encontrei e minha vida floresceu,
No teu abraço, meu mundo se aqueceu.
Teu sorriso ilumina o meu caminho,
E faz do nosso amor o meu destino.
Hoje somos mais do que um casal,
Somos uma família, um sonho real.
Em cada desafio, sigo ao teu lado,
Com o coração por ti apaixonado.
Se o tempo passar e tudo mudar,
Ainda vou te escolher e te amar.
Pois entre todas as histórias que vivi,
A mais bonita é a que escrevi com você.
mudanças não são dolorosas
você só precisa perceber
o passo a passo que a vida se desenrola
e deixar as coisas acontecer
eu vi uma fogueira na chuva
e uma minhoca se aquecer
e tinha um boneco de neve
assustado para valer
mudanças não são dolorosas
e tudo que se deve fazer
e perceber a vida miraculosa
e deixar as coisas acontecer
Nas andanças pelo PAGO;
De muita coisa me dá SAUDADE,
E das marcas que da vida eu TRAGO,
Me lembro até da MALDADE,
Que fiz e me fizeram um ESTRAGO,
Mas nunca perdi minha DIGNIDADE,
Se hoje me falta amor e AFAGO,
E um pouco de FELICIDADE,
É que estou tendo o gosto AMARGO,
Da minha INSANIDADE,
Então Patrão velho me diz quanto eu PAGO,
Pra resgatar minha SOCIABILIDADE...
Senhor meu Deus, derrame toda sorte de bençãos sobre a vida daqueles que na sua minoria manifestarm-se através de diferentes conceitos, demostrando carinho, amor uma palavra amiga e me estenderam a mão.
E perdoe aqueles que na sua maioria por um motivo ou outro ignoraram o meu momento triste, pela carência e solidão pelo qual expus aqui amém.
Na bagagem da vida sem rumo pela estrada...
Por este meu mundo desgovernado...
Sempre te tenho em mim! Amada...
Nunca estive enganado...
Quero te deixar sossegada...
Neste meu coração apaixonado...
E no meu silêncio tu és morada...
Eterna, amiga minha idolatrada...
Amor! Paixão! Rainha e namorada...
Somente tu! somente tu! Faz meu mundo encantado.
Busco na vida noturna
Alento para o meu coração
Vivo numa casa vazia
Aumentando cada dia
Minha cruel solidão
Procuro em outras bocas
Os beijos que não são teus
Busco em outros corpos
Desejos que não são meus
Sinto na vida noturna
Prazeres que não posso dar
Desejos e fantasias
Com as mais belas gurias
Não consigo realizar
O beijo de outros lábios
Não tem o sabor dos teus beijos
E quando faço amor
Não sinto os mesmos desejos.
Certos elementos se casam e a vida deles continua, pescaria com amigos, futebol com amigos e churrasco com amigos etc...
E certas mulheres ficam em casa cuidando dos filhos, mas aí tudo que é bom tem o seu final. Chega a velhice e o babaca não servindo para mais nada, fica só em casa enchendo o saco da mulher. Então o otário fica perturbando a mulher quando ela está no facebook. Coitadinho! Tão inocente.
Saí da tua vida!
O teu mundo era bem diferente do meu...
Teus interesses eu não podia bancar...
Eras bem jovem bonita e muito atraente...
Usavas isso pra uma boa vida levar...
E para mim a situação não era boa...
Eu não podia dar tudo o que tu queria...
Eu resolvi sair fora da tua vida...
Mas eu te juro que sofri por ti guria..
- Relacionados
- Textos sobre a vida para encontrar beleza no caminho
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
