Pensamentos sobre Ler

Cerca de 3537 pensamentos sobre Ler

Não. Ultimamente não leio nem mesmo os rótulos das garrafas de rum. Talvez seja porque acho mais fácil beber a ler linha por linha.

Mesmo sem asas podemos voar, fechar as cortinas do óbvio, e alçar as alturas, viajar por terras longínquas, desfrutar das surpresas de mundos desconhecidos, desbravando os mistérios das inúmeras letras, do preto no branco, nos abastecendo de novidades.
Ler é uma aventura fascinante.

Leia, mas sempre considere a época e o local em que foi escrito; o 'zeitgeist'; o conhecimento que tinha e as possíveis intenções de quem escreveu. Interesses podem criar pseudo-fatos. Não aceite tudo e não subestime nada.

Tem coisas que eu leio, que dá vontade de abraçar quem escreveu, de tocar o coração do outro, e sentir ele vibrando, na mesma pulsação que o meu.

Com um livro você se livra do que não te deixa livre.

Para muitas pessoas, os livros são um refúgio. Se você tira isso delas, elas podem afundar. A escrita e a leitura são minha salvação.

Tocar a alma de uma flor, que tem a profundidade a beleza e a simplicidade de uma poesia, exige sensibilidade, graciosidade e extrema delicadeza...

A leitura é o alicerce da escrita. É o tijolo e a argamassa de um texto bem construído. Quem muito lê, geralmente escreve com muita facilidade.

Escrevia com propósito. Escrever era o seu modo de dizer ao mundo: “Eu estive aqui. Não é perfeito. Não é nenhuma obra de arte. Mas é algo meu. Nosso”. A história compartilhada com os leitores deixava de ser dele, abria suas pequenas e frágeis asas e deixava se levar pelo ar

Não leio por recreio, por entretenimento. Leio para que meu demônio encontre um par para dançar.

Quer me ver sorrir boba que nem criança?
Me dê um livro!

O ser humano é como um romance: até a última página você não sabe como acabará. Se não fosse assim, nem valia a pena ler...

Abro um livro.
Mergulho numa história.
Sinto uma paz que não sentia há muito tempo.

Leia e renasça, escreva e nunca morra.

Cada página que lemos de um livro
é como se abríssemos uma porta
para descoberta de um mundo novo.

Nunca ouvir dizer que se dedicar a uma boa leitura fez alguém ficar mais leigo.

Foi assim que pessoas como você e eu conhecemos tanto do mundo: lendo sobre isso de pessoas que nos desprezavam.

Abdulrazak Gurnah
Gravel Heart. Londres: Bloomsbury Publishing, 2017.

⁠Se lêssemos livros na mesma frequência que nos deixamos levar pelas primeiras impressões, já teríamos dominado a lição de não julgar as pessoas pela capa.

⁠Lemos não para escapar da vida, mas para aprender como vivê-la de forma mais profunda e rica, para vivenciar o mundo pelos olhos do outro.

Barbara Davis
O eco dos livros antigos. São Paulo: Excelsior, 2024.

⁠A *palavra escrita* é desejo reverberante. Abandono e acolhimento. Densidade e vulnerabilidade. Perigo e fulguração.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp