Pensamentos sobre Educação
Pessoas deveriam buscar entender o significado de ensinamento vicário e compulsão e repetição. Muitos vivem uma vida inteira e nada percebem. Outros ficam presos a traumas, medos, pânico, transtornos emocionais sem buscar ajuda.
Quando se educa comprometido com a demanda de um sistema que produz a desigualdade, desfaçada em necessidade, não há construção de conhecimento, mas produção de ensino, pois educar se traduz em algo a mais do habilitar para as nescessidades de um mmercado.
Quando tratam a educação como meio populista de um governo, não obtemos, dos atos de seus agentes, aprendizagem, e sim, respostas de estratégias que focam os esforços em produzir números satisfatórios.
Dê-lhe essas moedas, uma vez que ele deve lucrar com o que aprende.
(Frase de Euclides após entregar uma moeda ao seu serviçal para um aluno da biblioteca de Alexandria)
A verdadeira essência de ser professor é compreendida plenamente apenas por aqueles que, embora tenham renascido inúmeras vezes e sejam eternos, ensinam não meramente conteúdos, mas iluminam caminhos.
Acho quase impossível existir alguém nesse mundo que não tenha alguma coisa a ensinar, algo diariamente a aprender, alguém querido para lembrar e muita coisa para esquecer.
Como podemos perceber, os programas desenvolvidos pelo Estado parecem querer que o aluno com deficiência se adapte à sociedade, em vez de a sociedade se adaptar ao aluno excluído do contexto social.
Acredito que todo livreiro, professor, profissional das letras e até mesmo os mais sensíveis aos danos culturais que nosso país vem sofrendo ao longo do tempo percebem o quão baixo está o interesse de nossos jovens pelos livros.
Não devemos limitar a escola a ser apenas um refeitório. É fundamental também oferecer exemplos de carinho, amor, socialização, integração, respeito, limpeza e generosidade. Devemos formar cidadãos em busca de algo maior do que simplesmente ensinar a somar um mais um.
Aprender a ler e entendendo o que um áudio de quem lhe considera "amiga" diz é alfabetizar seus sentimentos EAD.
Sim, Ensino A Distância.
E a sua, não me faz falta.
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
