Pensamentos sobre Educação
Dizer que a escola não educa,
ou que o educar não é seu papel,
é desconhecer a dimensão da educação escolar,
é não ser capaz de enxergar a carência dos alunos
que se manifesta dentro da escola,
é não compreender que o ensino
está incluso no processo educacional.
O tempo didático (para ensinar) é igual para todo professor e corresponde ao tempo da duração da aula, porém o tempo de aprendizagem é diferente e particular para cada aluno. Professores temos que respeitar isso!
A dinâmica da dialética existente na arte de ensinar e de aprender impulsiona todo processo de aprendizagem de todos.
Atualmente, a função do educador é mais de gestão, coordenação e supervisão do que de ensino, consistindo em organizar e disponibilizar informações.
Educar de modo significativo
não está relacionado
ao fato de um professor
adotar uma metodologia adequada,
mas dele ser significativo
no que ele ensina
O sistema educativo não pode mais instruir o aluno a sentar, calar e escutar. Urge agora a formação de indivíduos que possam participar na sociedade, ou seja, alunos que levantam, falam e actuam em prol do bem-estar do seu país e do mundo.
“Ver ou ouvir um aluno utilizando um termo que fora ensinado por mim não é outra senão uma catarse que funciona como uma panaceia às minhas agruras diárias. Fico com a nítida sensação de que, às vezes, só há que se apontar o caminho.”
Diante de uma visão estreita do professor, surge a incapacidade da mediação no processo de ensino e aprendizagem na formação de um aluno capaz de desenvolver a criticidade e autonomia.
"Não há um único modo de ensinar ou aprender. O saber se constrói de muitas formas, e cada um percebe a verdade e o sentido da vida de um jeito único."
O verdadeiro mestre não é aquele que sabe tudo, mas aquele cuja sede de aprender jamais se apaga — pois é na humildade do contínuo aprender que se forja o ensinamento que toca e transforma.
Participar das formações não é obrigação, aprender para melhorar o ensino aprendizado faz parte do processo educação.
3:00am – O grade problema da escola é que ela não esta lhe ensinando e sim dizendo o que você tem que aprender.
- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
