Pena eu Nao fazer parte do seu Mundo
Uma sociedade racional não precisa eliminar o sagrado; precisa impedir que o sagrado elimine a dúvida.
Quando uma convicção exige imunidade contra evidências, ela já não está procurando a verdade; está protegendo a própria identidade.
A ciência não deveria ocupar o lugar da religião, assim como a religião não deveria ocupar o lugar da ciência. O espaço entre ambas pertence à liberdade intelectual.
A razão não precisa declarar guerra ao mistério; precisa apenas impedir que o mistério seja usado como licença para afirmar qualquer coisa.
O Direito protege a liberdade de crença justamente porque não possui competência para decidir, por todos, as questões últimas da existência.
A verdade científica não precisa de fiéis; precisa de evidências, crítica e possibilidade de refutação.
Uma democracia intelectualmente madura não exige que seus cidadãos compartilhem a mesma metafísica, apenas que compartilhem regras de convivência.
Não é preciso escolher entre razão e mistério. É preciso saber em que momento estamos investigando, em que momento estamos interpretando e em que momento estamos simplesmente acreditando.
Algumas pessoas não são interessantes porque dizem muito, mas porque conseguem transformar o silêncio em inteligência.
Muitas pessoas não temem a verdade; temem a versão de si mesmas que precisariam abandonar depois de conhecê-la.
Quem passa muito tempo combatendo monstros deveria verificar se não começou a usar os mesmos métodos deles.
O destino talvez não tenha plano algum; somos nós que odiamos tanto o acaso que transformamos coincidências em narrativa.
A solidão começa quando descobrimos que estar acompanhado não significa necessariamente ser compreendido.
Talvez a humanidade não esteja perdida; talvez apenas esteja ocupada demais para perceber onde está indo.
Se a vida não possui sentido pronto, pelo menos nos poupa do constrangimento de descobrir que escolhemos o sentido errado.
Quando não conseguimos resolver um problema, inventamos uma narrativa suficientemente bonita para fingir que o compreendemos.
Resisto facilmente às tentações que não me interessam. Meu caráter começa a ser testado justamente pelas outras.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poemas Quem Sou Eu
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
