Paulo Freire Fracasso Escolar
Vamos escrever versos
Nos muros da cidade
Alforriar as estrofes
das estantes;
E bibliotecas
Jogá-las no vasto
mundo...
O maior pensador de todos os tempos, é ignorado diariamente, seus escritos levam o homem a conhecer a excelência de quem Criou a sabedoria.
FILHOS II
Quando o filho alcança determinada idade, a decisão de seguir alguns caminhos poderá ser baseada nas conversas que vocês tiveram, nos ensinamentos que você transmitiu a ele pela sua vivência. A decisão por outros caminhos que, aos seus olhos, pai, não parecem ser os melhores, será tomada exatamente para confrontar aquilo que vocês sempre conversaram. Nao adianta tomar por desobediência porque, no fundo, não é. As crianças crescem, criam asas e querem voar mundo afora, nesses voos, as aprendizagens serão postas à prova, os limites serão testados, as conversas nem sempre serão lembradas e as caminhadas serão conduzidas por "amigos" a toque de caixa. Nao se desesperem, senhores pais, eles olharão para trás em algum momento e se lembrarão vivamente de suas recomendações. A vida é assim. Somente quem se arrisca saberá o resultado de seus limites e alcançará conquistas formadas por uma consciência crítica apreendida pelas suas conversas. Então não se entristeça quando seu filho ou sua filha estiver caminhando por caminhos que você discorda, esses são apenas os limites sendo testados. As conversas que vocês tiveram estará frutificando nesse momento.
Por Escritor Paulo Siuves
A vida é assim. Somente quem se arrisca saberá o resultado de seus limites e alcançará conquistas formadas por uma consciência crítica apreendida pelas suas conversas.
(Paulo Siuves aos pais)
São tantas pessoas
São tantos carros
São tantas ruas
São tantos ratos
São tantos prédios
São tantas casas
São tantas pombas
São tantas asas
São tantos lares
São tantos mendigos
São tantas segundas
São tantos domingos
São gentes descalças
São saltos altos
Essa é a cidade
Essa é São Paulo
Podemos dizer que a primeira metade da vida espiritual consiste em descobrirmos que somos apenas um ramo. Quando o sujeito constata que realmente é só um ramo, ele pode começar a se perguntar o que é isto que flui do tronco para ele e que é o mesmo nele e no tronco. Existe um aspecto segundo o qual a individualidade é análoga ao verbo e existe um outro em que ela é idêntica. São Paulo diz "para mim, viver é Cristo", mas ele nunca vai esquecer que é um ramo, que não é o verbo, que a personalidade dele é um ramo do verbo e, portanto, um símbolo do verbo; e também não vai esquecer que a essência, que a realidade dessa personalidade, é a seiva. O ramo que não recebe seiva não é ramo em sentido nenhum.
Sábio é o sol que possui aproximadamente 230 milhões de anos mas não se permite envelhecer pois nasce todos os dias.
Primeiro nos divertimos, depois nos perdemos. Ansiamos por algo que está fora, ilusão.
Em algum momento, percebemos, encontramos.
Achei, era eu.
ETA VELHA MODERNA!
Bom dia! Seja bem vindo ao meu lar.
Entre e fique à vontade, mas, por favor, não repare a bagunça.
Puxa vida, como sou distraída, nem nos apresentamos.
Mas então me diga, quem é você? Aliás, nem precisa, isso não importa pra mim. Não importa quem ou o que seja, eu já gosto de você; e também estou bem acostumada a receber todo mundo em minha casa sem sequer saber seus nomes.
Pois então eu irei me apresentar...
Bem, mesmo que você não me conheça já deve ter ouvido falar de mim.
Eu nasci e vivo muito bem aqui em São Paulo. Fui criada com muito carinho por muita gente e todos me amam, quero dizer, quase todos.
No início da minha vida eu era muito pacata, mas tive uma infância inesquecível. Tempo bom aquele. Eu era simples, sem muitos amigos nem inimigos, sem preocupações nem tarefas. Mas daí o tempo foi passando, eu fui crescendo, o mundo foi me conhecendo e eu fui conhecendo o mundo. Quantas coisas já fizeram por mim, até tornaram-me famosa! E por essa razão, hoje eu ajudo muita gente, sem preconceito ou preferência.
Sabe, o tempo mudou muito e com ele eu mudei também. Pra ser sincera, não gosto muito desse tal tempo; ele insiste em dizer que eu ainda não cresci o suficiente.
Como você pode ver, eu sou grande. Pois meu coração é bem maior do que o meu tamanho. E você acredita que ainda tem gente que me maltrata? Ainda bem que eu tenho amigos como você que me proporcionam muitas festas. Nesse caso, posso dizer que sou feliz.
Durante o dia eu trabalho bastante e apesar de todo meu estresse e agitação, sempre arranjo tempo para receber e acomodar todos os tipos de pessoas. E todas as noites procuro descansar, acalmar e assim me recompor para o dia seguinte. Mas sabia que eu não durmo? Pois quanto mais a gente dorme mais tempo a gente perde. E confesso que adoro receber meus amigos da noite também; afinal, fico mais bonita e atraente nesses horários. Tem gente que me faz companhia até o nascer do sol.
Olha, não vou falar minha idade porque você não vai acreditar; não aparento ter a idade que tenho. Mas sou muito velha e continuo "inteirona", cada vez mais interessante. E se quer saber, minha saúde está ótima; nunca me cansei. Porém às vezes fico triste com algumas coisas que acontecem aqui no nosso Brasil, e nem sempre eu posso ajudar. Fico muito preocupada. Mas com o tempo passa. Alguma coisa de bom o tempo tem que fazer, não é mesmo?
Enfim, eu sou tudo isso e mais um pouco. Desculpe-me por não poder falar mais, já ficou tarde. Mas não se preocupe, com o tempo você vai me conhecendo, se acostumando e aprendendo a conviver comigo. E nunca se esqueça: estarei sempre aqui para o que der e vier.
Boa noite e volte sempre!
Ah, o meu nome?
Eu sou a Avenida Paulista, muito prazer.
O Aprendizado começa quando mudamos o angulo de algo, por menor que seja a mudança, a perspectiva muda, os conceitos se renovam, e assim começamos a explorar um novo mundo.
Quando mudamos um ângulo passamos a ver as coisas de forma diferente, e assim nossas atitudes podem ser um pouco diferente também.
Durante algum tempo refleti muito sobre algo essencial.
A pergunta é : - Qual a única verdade real que sabemos no Mundo?
Bem, no meu ponto de vista, a única verdade que é incontestável é que todos nós iremos morrer. O resto, é tudo teoria, é tudo incerto.
Hoje olhamos para as pessoas ao nosso redor, você já observou o que elas estão fazendo?
Simplesmente correndo, correndo e correndo.
E não é só para sobreviver não, olhe num feriado, as pessoas correm para chegar ao destino, se estressam, ficam nervosas esgotadas, para ir descansar, depois saem do descanso e se estressam mais ainda para chegar e assim começar tudo de novo.Isso é um ciclo.
O problema é que as pessoas estão tão aceleradas, que a mente acelera junto, dessa forma parece que o tempo passou tão rápido, mas isso não é verdade.
As pessoas correm tanto na jornada, focando lá na frente, se tornam ansiosas, e se esquecem de ver cada detalhe ao seu redor, é como se a mente dissesse: - Isso não importa, vamos a alvo.
De repente tudo perde o sentido, pois para onde estamos correndo desenfreadamente? Para a morte. Essa é a resposta.
Correndo e correndo para a morte.
A saída para isso foi tomar em mãos o prazer, tentar sentir prazer em tudo no agora, seja lá quais forem as consequências.
Isso é a morte, pois prazer e prazer não vai te preencher.
Por isso, desacelere, não vá de encontro com a morte, vá de encontro a VIDA, siga o ritmo da natureza, da sua natureza, dessa forma o sabor será imensamente diferente.
Quer uma comparação?
Vá hoje ao restaurante na hora do almoço, coma a melhor comida, o que você quiser, tudo o que tem de mais gostoso, mas você tem 15 minutos para isso.
Amanhã, vá para casa por exemplo, coma a comida do dia-a-dia, mas faça isso com calma, com tranquilidade, saboreie, converse, ria, relaxe.
A minha pergunta é : - O que é mais saboroso, o que te trás mais felicidade?
Se você disser o restaurante, você esta certo, mas esta na beira da praia, se disser a comida de casa, estará nas profundezas do mar, livre, solto e feliz.
Então pense : É a comida?
Não, é a atitude que temos em relação ao sabor, o mesmo sabor que damos a nossa vida, então é simples, se você acelerar, tudo se perde, e você vai de encontro a morte, se desacelerar e sentir mais, aprender a curtir os pequenos e doces detalhes, tenha certeza, você terá uma vida longa.
Tem muitas pessoas dizendo que o melhor caminho é o do coração.
Porém caso nesse coração tenha uma pitada de raiva, ciúmes, mágoa, ressentimento, pode ter certeza, esse caminho a seguir poderá der duvidoso.
Se pudesse... talvez nem pudesse me impulsionar em suas historias.
E descobrir que o começo não se baseia no fim e muito menos no meio.
Ah... ficar pensando nisso, pode enlouquecer... com este simples dilema.
Não posso culpar o que não lembro. Não posso deixar que historias de falsas fontes, me dirão o que esta ocorrendo com o hoje. Se ele não sabe, isto já sabemos. Agora dar credito ao qual criatura não tem o senso. É irreal.
Ter a dimensão de pensamentos em um fluxo paradoxismo e com uma disposição mais elevada me faz crer, em uma realidade totalmente absurda e plena. Aquele que dúvida e ironiza de nosso pensar, nada mais é do que um descontente consigo mesmo. É um mero critico que não sabe nem o que é bom, quanto dirá algo que seja negativo, apenas se for de sua forma de pensar negativado. Não crente no que é capaz e sendo assim descapacitado, ele continua a viver... A inverdade pode existir de acordo com seus surtos, durante seus dias e até mesmo a qualquer momento, que discorde de sua ilusão. Sempre joga seus erros e suas culpas no outro e com isso passa a maior parte do seu tempo, sem respeito consigo e intrigado com os outros. Espezinha o que desconhece, mas é incapaz de apreender. Esta virtude este paciente tem, ele é incapaz de muita coisa. Nossa. Ele é incapaz de ser sincero consigo mesmo. E quando é. Só olha para as coisas feias e o lado negativo. Embora ache que esta fazendo tudo positivo. E até se ache positivo. Mas ele só coloca um incenso e músicas com letras de positividade.
Nada mais.
É infeliz por não ter o que desbravar em seus próximos anos, e desconhece o discreto e o coerente.
Ele é meu melhor amigo, porquê tive pena durante muito tempo. Mas cansei de ter pena. Ainda mais quando não merece.
Psicanalise Clinicando - Paulo Boaventura - 28/11/2015
- Relacionados
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Pensamentos de Paulo Freire
- Citações de Paulo Freire
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Poemas de Paulo Coelho
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
