Paulo Freire Fracasso Escolar
Tal como um capítulo de um livro chega ao fim,
Tal como um filme de uma grandiosa saga se encerra,
Mais esse ciclo se fecha.
Uma coisa é comum à todas as obras:
As melhores histórias, tramas e enredos
São as que transformam os personagens.
“Grandes mudanças, grandes histórias”
Mais um ano termina...
Houveram páginas sombrias,
De dor, luta e sofrimento.
Mas também houveram páginas douradas,
De glória, alívio e alegrias.
Perceba que a cada percalço no caminho,
E a cada bênção recebida,
Seus personagens se modificaram.
Já não somos os mesmos de um ano atrás...
O tempo é contínuo.
Nossas histórias também.
Evoluindo em constante movimento.
O tempo dividido em anos nos permite escolher
Se o próximo capítulo de nossa saga
Será uma sequência ou algo novo.
Não importa.
Serão 365 novas páginas em branco
Com infinitas possibilidades e oportunidades,
Onde você é o personagem principal,
Mas também é o autor.
Então que venha o ano novo...
Com novas lutas...
Novos desafios...
Novos sorrisos...
Novos personagens...
E novas histórias!
Façamos um capítulo de tirar o fôlego!
Façamos cada palavra,
Sentimento,
E emoção
Valerem a pena
Na história de nossas vidas!
Um ano grandioso à todos!
Você é unica, minha jóia rara
Minha pedra preciosa, meu amor,
minha canção, minha vida
minha paixão!
Ignoram direitos, roubam sem pudor, impõem a miséria e, quando o estrago já é visível, aparecem como salvadores. Vestem a capa do humanismo para fingir sensibilidade diante de problemas que nasceram da sua própria ganância. Criam a ferida, prolongam a dor e depois posam de médicos, como se o povo tivesse memória curta.
E assim transformam a culpa em espectáculo e a irresponsabilidade em virtude pública.
Hoje pela manhã, ao acordar, sentei-me só ao lado de uma xícara de café puro. Vislumbrei meu semblante, cansado, pelo reflexo da janela, despi-me de minhas alegrias, e inventei algum problema, qualquer, para poder viver.
Acendi meu primeiro cigarro do dia. Fumegando, sentia a brasa queimar, além do papel, o meu coração, tão dolorido, tão desesperado. O aroma do café misturou-se com meus devaneios, trazendo um ar de graça a coisas tão torpes que se passam pela minha cabeça.
O sol começava a tomar conta da sala de jantar, sentia tudo esquentar, mas meu coração, oh, o meu coração ficava cada vez mais frio, como se ali dentro só existisse gelo. Nem a angústia da dor me é capaz de fazer soluçar, tudo passa sem som, sem brilho, sem palpe.
Passa a vida, como passa o calor do café. Esfriam os corpos, perfumes se perdem, o sol morre, a noite fria chega, chega numa manhã quente de janeiro. Abre os olhos. O sol brilha lá fora. Aqui dentro a lua gélida se faz luminosa, e tão grandiosa.
Lua que outrora foi sol, que em outros tempos aqueceu o meu amor. Hoje é lua, é dor, é desamor. Loucura. No mar frio das emoções que tenho agora, vejo meu rosto desfigurado, quem sabe cansado, atormentado. Vejo reflexos de dor.
Gratidão, Papai do céu, por tudo que tens feito por mim, por cada cuidado e livramento, por cada vitória em meio as lutas, pelas bênçãos alcançadas. Graça te dou, meu Senhor, meu Deus, Pai e Criador pela sabedoria que derrama sobre mim todos os dias, por cuidar de mim desde o meu levantar ou meu deitar, graças Te dou pelo que há de vir.
Desistir de alguém às vezes não significa que nunca houve amor, mas apenas a experiência de um coração ferido que já se entregou demais a quem nunca se importou.
A desilusão, o fracasso, o esforço, o sofrimento e a morte... nada disso importa muito. Só dói verdadeiramente a falta de sentido.
Há apenas uma coisa que faz um sonho impossível de alcançar: o medo do fracasso.
A maior frustração de um ser humano não é o fracasso de um sonho, e sim não ter sonhos para acreditar.
Somente você é responsável pelo teu sucesso ou teu fracasso.
Dentro de ti habita uma força descomunal que precisa de direção.
Já escolheu a sua?
Tudo que não vem planejado é um fracasso
Porém desde fracasso pode se vir o aprendizado e a evolução.
"Sou um Fracasso nos amores. Perco sempre. Gosto demais de mim. Não estou para me dar"
Paulo Matos (costureiro)
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Não observe seu fracasso pela lente obscura da ansiedade.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
. ¸ ¸ . • ´ ¯ ` » Paulo Ursaia
Sua mente é poderosíssima, nela residem sucesso e fracasso, felicidade e tristeza, amor e ódio. Cabe a você escolher como quer interpretar as influências que recebe.
- Relacionados
- Frases de Paulo Coelho que inspiram reflexões
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Pensamentos de Paulo Freire
- Citações de Paulo Freire
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Poemas de Paulo Coelho
- Frases de Paulo Freire sobre transformação e inclusão na educação
