Passado Presente
“Chamei meu passado para conversar
Separei três cadeiras para presente, futuro e passado sentar
O presente estava vazio
O futuro incerto
O passado decepcionado
Conversamos sobre a vida
Vimos o tempo voar”
O passado importava muito mais do que o presente. Lembrar de algo era muito mais do que possuí-lo. Em comparação com a memória, cada posse só pode parecer decepcionante, banal, inadequada ...
Se seu passado te condena, deixe o presente te inocentar para que o futuro possa te libertar tendo uma nova qualidade de vida.
Se amizades do presente precisam de lembranças do passado para se manterem vivas, é porque não são mais amizades.
Mudar as amizades quando elas não estão evoluindo é sinal que você está evoluindo.
Nosso pensamento passado determinou nosso estado presente, e nosso pensamento atual determinará nosso estado futuro; isso porque o homem é aquilo que pensa.
Não podemos desconstruir um passado de diferenças, contruindo um presente de lamentações. Precisamos erguer pontes que tornem a sociedade mais igualitária, sem fazer distinção entre pessoas e pessoas.
O destino é apenas nossas ações do passado, refletindo neste momento presente, e que dependendo da maneira que em nossas vidas forem marcados, poderão se perpetuar ou nunca pertencer ao nosso futuro.
"te busco e te sinto
Te sinto e te busco
Faz parte do passado, mas também do presente e do futuro
Te prendo, porém te deixo livre
Você é o ar que me faz respira, porém não é o ar que respiro.
Não o tenho por agora, mais tenho pela vida inteira.
O que basta verte adormecer em meus braços, e verte despertar com um sorriso."
A vivência no presente são lições do passado, as marcas na aparência são experiências, para um futuro melhor.
Fique em paz com o seu passado, só assim você poderá se concentrar no presente. Não podemos mudar o que já passou, mas podemos aproveitar o nosso aprendizado com os nossos erros e acertos para viver melhor a vida presente e estar mais preparados para o que vem pela frente.
Passado, presente e futuro,nada é passado, passado não tem existência material, passado não é nada, passado não existe. O futuro, tão pouco, nada existe no futuro, futuro não tem existência material ,então futuro não é. Sobrou-nos o presente, que também não é, porque se fosse permaneceria e se tornaria eternidade. Estranho o presente, que para ser tempo precisa deixar de ser e transformar-se em passado . Perceba, para que o ser seja, não pode deixar de ser, se o presente é, tem que continuar presente, se for presente que continua presente , ele é exatamente o instante que não sai dali e se torna eternidade. Portanto, para que o presente possa ser tempo, ele precisa não ser ou deixar de ser,mas virar passado. Por consequência, estamos na mão de um presente que não é, porque está na sua índole temporal tornar-se passado.
"Escrevo sobre nós no presente, para que no futuro, olhes para o passado e lembres de tudo que fomos. Ou, que poderíamos ser".
"Não foi assim, foi assado. O presente se apropria do passado e faz dele o que bem quer. Mas não é vida, é pensamento. A vida, então, não liga: não dá bola, nem pala. Segue sendo o que é, apesar do que dizem."
(Gladston Mamede. Inferno Verde. Editora Longarina. 2019)
