Para que Tanta Mentira Magoa e Dor
"Beleza nunca se põe à mesa, é apenas uma coisa relativa; há tanta gente bonita que não vale a cara que tem."
Quão louca e desinibida
é está paixão
Que me faz falar a ti
Tudo o que penso e sinto
com tanta emoção
Tanta coisa para fazer, criar, elaborar e as pessoas paralisam como se não houvesse mais nada a fazer.
" Para que tanta redes sociais , com funções semelhantes e recolher mais informações pessoais , além de outras ??? ,,
Certa vez,escutei essa frase.Tem pessoas que dão um não com tanta facilidade.Resolvi fazer igual,quase fui crucificada. No dia foi terrível,pois não respeitaram o meu não. Mas foi o grande divisor de águas da minha vida.Aprendi e hoje só dou sim se eu puder e quiser. Do contrário, não tem quem faça eu fazer o que não quero.
Oh,libertação!
REVISÃO DA VIDA TODA
Demétrio Sena - Magé
Já magoei tanta gente, e tão profundo, que as mágoas têm herdeiros. Atravessaram geração. Tive muita raiva do mundo, na infância e juventude. Com a raiva, muitos complexos, paranoia, espírito armado e uma truculência, um deboche ácido que não poupavam ninguém... todo mundo era o mundo do qual tive raiva.
É tanto perdão a ser pedido, que meu medo é dar espetáculos e constranger. Às vezes o faço de forma expressa, e outras, com tentativas sutis de aproximação nem sempre bem sucedidas. Sei como me dirigir a quem magoei, mas é difícil fazê-lo com os herdeiros das mágoas. Acho que todas as demonstrações de afeto, apreço e as manifestações naturais das mudanças que o tempo fez em mim serão insuficientes. Criei nas pessoas um temor de que aquele jovem ainda esteja escondido em minhas entranhas. Hoje, quando me recolho, é porque reconheço a razão que todos têm para isso.
Neste momento escrevo para mim. Mas também para que meus "ledores", que porventura tenham essa experiência, não se sintam sós... e para que alguns jovens, também raivosos do mundo, reflitam sobre não permitirem que sua raiva lhes faça o mesmo que a mim. Esse sentimento habita bem mais pessoas do que supomos.
Não sou o típico indivíduo maduro que bate no peito e se diz alguém muito melhor do que "ontem". Sou a mesma pessoa, que hoje lida melhor consigo, com o outro, aprendeu a se administrar, desenvolveu afeto e faz da raiva do mundo, ativismo social com literatura. E ter errado tanto, com tantos, me ajudou a não levar a ferro e fogo aqueles que hoje erram comigo (sim, algumas pessoas também erram comigo).
Sermos mais humanos, por termos aprendido com a própria desumanidade, nos ajuda a entender e ter empatia pelo próximo. E se não cometo os erros do passado, sei que ora cometo outros; espero que não tão contundentes... como espero continuar melhorando e aprendendo. Isso é para sempre... na duração do nosso sempre.
... ... ...
#respeiteautorias É lei
Um dos mistérios da vida é a razão pela qual algumas pessoas dedicam tanta atenção e tempo para cuidar da vida dos outros, e são incapazes de olhar para a própria.
Pra que tanta dificuldade pra você virar a minha de fé?
Eu te dou meu mundo, te provo que eu sou tudo
E não te abandono, não, sou seu porto seguro
[Chefin]
Mano, a sociedade é muito louca. Tem tanta gente diferente no mundo, com culturas, valores e padrões diferentes. Mas em vez de valorizar essa diversidade, a sociedade tenta padronizar todo mundo, como se fosse uma fábrica de clones. Aí muita gente se sente pressionada a seguir o que a sociedade manda, sem questionar, sem pensar, sem sentir. Parece que são marionetes, controladas por cordas invisíveis. E aí elas não vivem plenamente, não vivem o que sentem em seus corações de viver.
Mas eu acho que isso não precisa ser assim. Eu acho que cada um tem que ser livre para ser quem é, para expressar sua identidade, sua cultura, seus valores, seus sonhos. Eu acho que cada um tem que respeitar as diferenças dos outros, e aprender com elas, e não julgar ou discriminar. Eu acho que cada um tem que buscar o seu próprio caminho, sem se deixar levar pela sociedade. Só assim, a gente pode viver de verdade, e fazer do mundo um lugar melhor.
Saudades de nós dois
Estou com saudades de nós dois.
Deixamos tanta coisa pra depois...
Partilhamos tão pouco.
Vivemos momentos inteiros sem dizer nada.
Nem parece que compartilhávamos a mesma estrada.
Saudades...
Palavra triste.
Saudades...
Por que de mim não desistes?
. O saudosista
Tenho tanta saudade da minha infância lá nos anos oitenta onde tudo era difícil e o espaço era limitado,criado na cidade mas amante do interior, até o cheiro das vacarias tenho saudade,banho de rio,pescaria com varinha de bambu,saudades dos amores que tive,das fronteiras que passei,lugares por onde andei,pessoas boas que conheci,anjos que cruzaram meu caminho,saudade da rainha da Borborema, só de lembrar os olhos enchem de lágrimas,saudades das aventuras,das goiabas roubadas do quintal da vizinha,saudades da escola e dos colegas de sala,saudades dos professores,dona Ieda,dona Fátima,dona Carmem,saudades de velhos amigos de trabalho,das profissões que passei,saudades da inocência de um amor que tive,saudades do cheiro de bebê dos meus filhos quando novos,saudades dos sermões do meu pai,saudades da mão que tanto pesava quanto acariciava da minha mãe que Deus chamou,saudades de meus avós,dona Maria e seu José,Nancy e Absalão, dona Selma,de como meu bairro era,eita saudade.
É tanta desigualdade
Preconceito de raça e de classe
E quando reclamamos de racismo
É porque estamos de vitimismo
Então fogo nos racistas
Mando uma ideia para os machistas
Que se acham superiores perante a mulher
Mas lugar delas é onde elas quiser
Homofobia também tem que acabar
Eles não querem ocupar
O nosso lugar, o nosso espaço
Apenas se livrar desse descaso
E seja como for
Viva o amor.
Fim da miséria e violência,
e da corrupção que suja.
Fere a honra de tanta gente,
igual a gases no efeito estufa.
Explicação
Ó linda que nasce da terra que sai das ranhuras com tanta bravura do pé desta serra,
Pedi tanto para não perder sua formosura, teu cheiro, sua textura.
Pedi para juntar-se uma a uma formando um montão, caminhar mais um pouco formando turbilhão
Pedi para guanandi, sanca d'água, imbaúba, pinhão do brejo, agarrar-te aos teus pés, para dar-te firmeza até chegar ao seu destino
Ó bebida amarga que provo todo dia
Em dias de calor e em noites frias
Quero uma explicação !
Porque tornaste tão amarga ?Levando nossas casas, meu arreio, meu cavalo
Minha tralha de montaria
Destruiu tanta beleza
Carregou nossa esperança
Nossos sonhos de criança
Ainda estamos de pé
Não levará jamais a nossa FÉ.
Leve o que no caminho achar
E não se esqueça do abraço, mas deixe minhas lágrimas no mar.
Aluno: Mestre, de que vale acumular tanta informação?
Mestre: "A informação para pessoas inteligentes é uma construção em longo prazo para o conhecimento as tornarem sábias."
