Para Governar-te

Cerca de 45 frases e pensamentos: Para Governar-te

Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento.

Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.

Se você é o rei que governa o tribunal, eu vou ter que derrotá-lo e eu serei o último de pé!
(Hinata Shouyou)

A progressão social repousa essencialmente sobre a morte. Os vivos são sempre e cada vez mais governados pelos mortos.

(Incidente em Antares)

A ditadura começa no querer governar as escolhas dos outros.

Grave isso na memória, rapaz: um mundo é sustentado por quatro coisas (...): o conhecimento dos sábios, a justiça dos poderosos, a prece dos justos e a coragem dos bravos. Mas tudo isso de nada vale (...) sem um governante que conheça a arte de governar. Faça disso a ciência de sua tradição!

Mas, na ocasião, me lembrei dum conselho de Zé Bebelo, na Nhanva, um dia me tinha dado. Que era: que a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar de ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a ideia e o sentir da gente.

Fala de Riobaldo, in Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa

O desejo de salvar a humanidade é quase sempre uma falsa desculpa para o desejo de a governar.

Tornaremos os MAIORES LÍDERES não quando formos capazes de governar uma multidão de pessoas, mas quando formos capazes de governar as multidões de desejos e pensamentos dentro de nós.

O perigo não é que uma determinada classe seja incapaz de governar: toda classe é imprópria para governar.

Lord Acton

Nota: Trecho de carta para Mary Gladstone, escrita em 1881.

⁠Devemos tomar cuidado para não fazer de nosso intelecto um Deus. Ele tem, é claro, músculos poderosos, mas nenhuma personalidade. Ele não sabe governar, só servir.

"O melhor governante é aquele que não quer governar."

Numa sociedade injusta, há um permanente e infindável jogo de espera, onde os menos favorecidos esperam que os afortunados façam algo por eles e estes, por sua vez, consideram que já fazem o bastante e que ao Governo sempre cabe fazer a sua parte. Neste sórdido, vicioso e perigoso jogo político, a injustiça cresce, o pobre nunca governa, a política não cumpre sua função, como ciência da arte de bem governar um povo, e todos perdem. Os menos favorecidos perdem o direito de viver com dignidade, os afortunados perdem o sono e a decência e aqueles que governam perdem a moral e facilmente se corrompem.

Inserida por joaobrito

Governar é fazer acreditar.

Inserida por DavidFrancisco

É a Paixão, não a Razão, quem governa os rótulos desse mundo.

Inserida por alessandro_loiola

Governar é exercer as melhores virtudes. Todavia, se o governante não as tem, passa pelo poder simplesmente como aquele que vive para os seus próprios instintos.

Inserida por leo_da_silva_alves

Quem governa os destinos de um País não pode fazê-lo como se administrasse o quintal da sua casa.

Inserida por leo_da_silva_alves

GOVERNE COM DELICADEZA

Não precisamos de diagnósticos, mas sim de diálogos.Todo mundo tem uma filosofia de vida pessoal, tendemos a formá-la na medida em que vivemos e adquirimos cumulativamente as experiências.
As pessoas vêm cada vez mais passando por dificuldades que as deixam “imobilizadas”, ou pelo menos acham que estão em tal estado. Lançar-se sobre os fatos passados das suas vidas procurando causas de suas dificuldades atual é mais problemático, visto que pode haver conexões que não conseguem ver. Alguns acontecimentos podem ser esquecidos e detalhes irrelevantes são relembrados.
Primeiro devemos nos recordar que não somos donos da verdade e que cada pessoa, por mais que se pareçam, possui uma experiência de vida única o que não nos permite julgar o que outro deve fazer ou deixar de fazer.
Não busque diagnósticos, poupe problemas usando a experiência e a razão para escolher o melhor caminho a se seguir, arquive o que aprendeu e use.
Busque dialogar. Nós nascemos livres, todavia somos todos dependentes um do outro o que nos torna acorrentados. Somos interligados. Vivemos num meio social que temos que nos adequar ao tal. Nosso primeiro contato é com a célula social, a família.
Se governe, viver em sociedade não se trata apenas de ser gentil para que ninguém queira apunhalá-lo pelas costas. No caminho superior, as suas costas simplesmente não estão acessíveis, porque você já tem bem fundamentada sua filosofia de vida.

Inserida por RaqueelRosa

Governar!? Não me digam nada desse ridiculo é uma palhaçada, que só serve para furtar os bens do povos.

Inserida por Furucuto

⁠Ele precisa inspirar temor. Caso contrário, como ele vai governar a nação?

Inserida por pensador