Para Educadores de Infância

Cerca de 21652 frases e pensamentos: Para Educadores de Infância

A memória é muito vigorosa nas crianças e por isso a imaginação é excessivamente viva, pois esta não é mais que uma memória dilatada e composta.

A vida é uma aventura aberta, exposta. Não protejam as crianças. Fortifiquem-nas interiormente para que brinquem bem com qualquer espécie de brinquedo.

O modo mais eficaz de seres útil à tua pátria é educares o teu filho.

Tudo o que é enraizado e congênito pode ser atenuado pela educação, mas não vencido.

Existem apenas dois legados permanentes que podemos esperar dar a nossas crianças. Um deles é raízes; o outro, asas.

Desconhecido

Nota: O pensamento é muitas vezes atribuídos a Hodding Carter, mas ele apenas ajudou a popularizá-lo. Sua verdadeira autoria é desconhecida.

...Mais

Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade.

As lágrimas dos velhos são tão terríveis como as das crianças são naturais.

Tolerar a desordem é consequência de uma educação falha.

Não é bom ser criança: bom é, quando somos velhos, pensar em quando éramos crianças.

Ninguém guarda melhor um segredo que uma criança.

Victor Hugo
Os miseráveis (1862).

As crianças não têm passado, nem futuro, e coisa que nunca nos acontece, gozam o presente.

Se deixássemos as crianças crescerem como são, teríamos somente gênios.

A consciência é muito bem educada. Deixa logo de falar com aqueles que não querem escutar o que ela tem a dizer.

É possível guardar na mente um milhão de fatos e ainda assim ser totalmente sem educação.

A educação pública nunca resolve o difícil problema do desenvolvimento simultâneo do corpo e da inteligência.

Toda a educação se reduz a estes dois ensinamentos: aprender a suportar a injustiça e aprender a suportar o aborrecimento.

Não pode haver educação onde não há discrição.

Apenas os educados são livres.

O gosto só pode ser educado pela contemplação não do que é razoavelmente bom, mas daquilo que é puramente excelente. Só revisando apenas os melhores trabalhos que já fiz é que posso estabelecer um padrão para o futuro.

A escola da experiência é a mais educativa.