Padre Fabio de Melo Cultivo
Chegar aos 80, 90, 100 anos é uma conquista, um premio sobre os vícios, a base de muito exercício, dietas, noites bem dormidas, avesso a noitadas. Mas, ouvi dizer, que o que muito incomoda, por outro lado, nessa altura da vida, aos chegados, é se arrependerem do que não fizeram, agora impossibilitados, de algumas coisas, inclusive, que se fizessem, ao longo de suas vidas regradas, talvez não tivessem alcançado tal longevidade.
"Para ter sucesso na vida, desista."
O sucesso, as decisões, a desistência, a insistência e o inimigo.
O sucesso depende totalmente das suas decisões. Desde uma perspectiva mais externa, como o que você quer ter ou fazer, até uma mais fundamental, como quem você quer ser e como vai se comportar, tudo é uma questão de decidir.
E decidir não é mais do que desistir de tudo. De tudo menos uma coisa, uma ação, uma atitude, uma virtude, um hábito. Você decide ser mais calmo e compreensivo, então desiste de tentar vencer os outros, de os convencer da sua opinião, de argumentar tudo o que não concorda.
O inimigo é que não te deixa desistir. Ele é que quer que você tenha tudo, faça tudo, saiba tudo, esteja sempre certo. Porque errar mancha a sua imagem, você perde notoriedade, prejudica a sua tribo. Então o inimigo quer que você pareça poderoso. Ele tem nome. Ego.
"Despido da armadura do ego minha fortaleza se revela."
Mesmo que você esteja cercado, encurralado e lutando sozinho pela sua causa.
O que te permite continuar agindo certo, com passos firmes? O que te mantém impávido sereno e tranquilo?
A ausência de ego.
O ego precisa de validação. Precisa arrumar seguidores para a causa. O ego precisa de likes e de apoio externo.
O espírito não. O que está certo, está certo mesmo que ninguém faça. E o errado está errado mesmo que todos façam.
O Espírito segue sereno frente a opiniões contrárias. Não se importa de mudar de ideias e pedir desculpas. O espitirto nunca poderá ser derrubado porque vibra noutra frequência.
"A verdadeira iluminação é conseguir avançar em meio as trevas mais densas."
A verdade sobre o seu futuro, direto ao ponto.
Só há uma maneira de agir. Olhar para o momento presente e escolher a melhor ação a tomar, com base na situação atual e ao ponto que você quer chegar. Não se apegue as suas expectativas e lembre-se sempre:
- A vida é um espetáculo de co-criação sua com o Universo. O que você está passando é para o seu crescimento espiritual. Tente entender a lição, afinal você escolheu tê-la.
"Mantenho a mesma conduta que sempre tive, Não preciso de me mascarar para ser boa pessoa. Apenas é preciso ter humildade e caráter. Caráter não se compra. Cria-se. Não me dou com pessoas falsas. A falsidade é a pior dor que uma pessoa verdadeira pode sentir. O respeito não se perde, Só se perde se você quiser fazê-la a desaparecer"
Nosso espírito exige atividade. Por isso, a indolência não apenas vicia o corpo, mas, principalmente, corrompe a alma. Abandonar-se à preguiça corrói a inteligência porque a desacostuma do pensamento ágil e lógico.
Não existe riqueza no mundo capaz de comprar a vontade, assim como não existe pobreza nenhuma capaz de limitá-la.
A política é a religião são as duas forças que comandam o mundo. Ficar de fora não ajuda, apenas deixa o caminho livre para os maus.
