Padre Fabio de Melo Cultivo
Quando deixarmos de sermos caóticos, arrogantes, enigmáticos, poderemos ser um pouco menos egocêntricos.
O cadáver ou partes do cadáver do inimigo eram indispensáveis como demonstração de superioridade (...) a violência perpetrada era também uma forma de qualificar a tropa, definido-a como apropriada para realizar a luta contra cangaceiros.
A prática cotidiana do cangaceiro o tornou conhecedor profundo do seu local de ação. O terreno e a vegetação do sertão nordestino se tornaram seu habitat natural, sendo a sua sobrevivência fortemente vinculada ao apurado conhecimento da região onde transitava.
A permanência em combate não convinha as estratégia do cangaço, pois aumentava as possibilidades de baixas no grupo, consumia recursos bélicos e não gerava um butim significativo para compensar os problemas do conflito.
O bando de Lampião, quando progredia pela caatinga sem demonstrar preocupações em ficar ocultos das volantes, objetivava, algumas vezes, atrair perseguidores para uma área onde fosse possível promover uma emboscada.
O grau de importância ou hierarquia interna só era, às vezes, reconhecida pelo tamanho do punhal de sangria, pequenas espadas sem boldrié na guerra cangaceira.
Tropa Volante é uma tropa desaquartelada e que não foi submetida a cursos de formação (ou iniciação) policial, tendo uma estrutura quase nomádica.
Os coiteiros contribuíam para que o bando de Lampião tivesse autonomia nos deslocamentos, o que dificultava, de forma significativa, as ações de tropas volantes.
Os opostos se atraem, porem pra caminhar juntos é necessário querer a mesma estrada, e isso se torna impossível se um dos lados não ceder.
A beleza física de uma mulher é observada num simples olhar, mas a beleza da mulher amada transcende todos os limites físicos da visão, a mulher amada é enxergada numa perspectiva que exclui tudo que é feio ou defeituoso. A ótica da mulher amada é magnificamente perfeita. Ao olhar nos olhos da mulher amada você enxerga aquilo já existe no seu coração, o amor. Por isso, que existe a magia do amor recíproco, onde duas pessoas se bastam no campo do desejo, carinho, respeito, e tudo mais.
O brasileiro paga por aquilo que carrega consigo, o brasileiro gosta de levar vantagem em tudo, gosta de ostentar, gosta de aparecer, gosta da luxúria. Brasileiro tem preço, alguns absurdamente irrisório, outros de acordo com o sistema que está inserido. Basta olhar a realidade, basta olhar pra si e reconhecer isso, você tem um preço. Na verdade somos todos egoístas, anarquistas contra a moral, e se aparecer algum justo, pode acreditar é o Messias(enviado de Deus). O interessante é que muitos agem à receita de Maquiavel, na base do parecer ser, às vezes homem, às vezes leão e muitas outras raposas. Na política isso funciona melhor e de forma mais visível, as crueldades são bem e mal praticadas, independente da virtum, a princesa está perdendo o jogo, tentando apagar água com fogo. Enfim, somos todos corruptos providos duma grande fortuna, o Brasil.
Complicado o mundo dos sentimentos, às vezes partimos quando deveríamos ficar ou então ficamos quando já deveríamos ter partido. Na escola da vida todos os dias temos lições. Complicado e complexo demais acertar o "time" das coisas.
Todos precisam de um motivo pra lutar e quando a luta é desleal precisa-se de aliados. Muitos sucumbirão na tempestade, mesmo achando que Deus está ao seu lado, e ainda assim Deus continuará sendo Deus para eles. Ou seja, Deus é a maior forma de dominação, contra o qual não existem argumentos, perdendo ou ganhando o problema é seu, mas Deus permanece inviolável e adorado.
Procura sofrer com paciência os defeitos e quaisquer imperfeições dos outros, pois tens também muitas que os outros têm de aturar. Se não te podes modificar como desejas, como pretendes ajeitar os outros à medida de teus desejos? Muito desejamos que os outros sejam perfeitos, e nem por isso emendamos as nossas faltas.
(Imitação de Cristo)
Queremos que os outros sejam corrigidos com rigor, e nós não queremos ser repreendidos. Estranhamos a larga liberdade dos outros, e não queremos sofrer recusa alguma. Queremos que os outros sejam apertados por estatutos e não toleramos nenhum constrangimento que nos coíba. Donde claramente se vê quão raras vezes tratamos o próximo como a nós mesmos.
Quanta virtude cada um possui, melhor se manifesta na ocasião da adversidade; pois as ocasiões não fazem o homem fraco, mas revelam o que ele é.
As vezes no dia-a-dia não vivemos apenas sobrevivemos.horas são gastas admirando o nada ou um mero aparelho eletrônico.Tentamos nos lembrar em que momento o vazio apareceu,em que esquina eu esbarrei com a infelicidade que acabou parada à frente de meu portão .
E a cada passo,cada movimento onde você estiver ela vai te acompanhar como um cão de rua que procura um dono.
...Mas você sempre será a minha preferida, não sei se algum dia outra ira te substituir a altura, digo que não, por que te promovi para dentro do meu coração