Os Velhos Carlos Drummond de Andrade
... e nessa,
digamos, alvoroçada
demanda por uma alimentação
e ambientes menos tóxicos - saiba
que bons pensamentos, a cordialidade,
são indispensáveis proteínas
na busca por mais vigor
e qualidade de
vida!
Às vezes um coração congela por conta de tanto frio na barriga e grandes tempestades na cabeça. Não deixe chover em seus olhos se não for para que os raios de luz possam entrar.
Analisando os algoritmos do tabuleiro numa partida entre comandantes e comandados a cada mudança de estratégia na grande maioria das vezes um falso líder vão deixando explícito seus pensamentos, egos, vaidades na movimentação das peças, por outro lado os verdadeiros mestres, professores são sulbaterno que na linha de frente no fronte do tabuleiro sempre apresentam estratégias no intuito defender uma sociedade mais justa e igualitária.
"Quando nos libertamos da necessidade de atender expectativas alheias e reconhecemos em nossa autenticidade, encontramos no encontro a verdadeira magia da conexão. É a autonomia e a aceitação mútua que iluminam o caminho para relações verdadeiramente significativas.”
O amigo enxerga os nossos acertos, um incentivo para continuarmos. O desafeto aponta os nossos erros, uma oportunidade para corrigi-los.
1.Tales de Mileto
Tales (c. 624-546 a.C.) nasceu na cidade de Mileto, na Grécia antiga. Tales é considerado o primeiro filósofo. Sua obra tem como objetivo buscar explicações racionais para o universo, dando início à filosofia.
Se dedicou também à matemática, criando o teorema que leva seu nome (Teorema de Tales), no qual demonstra relações de proporcionalidade de um feixe de retas paralelas cortadas por transversais.
Na filosofia, a busca pela essência do universo (physis), fez com que ele definisse a água como elemento primordial que constitui tudo aquilo que existe na natureza.
Saiba mais em Tales de Mileto.
2. Heráclito
Heráclito de Éfeso (540-470 a.C.), o Obscuro, foi um filósofo grego que desenvolveu sua filosofia tomando como base o tempo.
De acordo com Heráclito, todas as coisas estão situadas no tempo e, desse modo, tudo está em movimento, tudo está em constante modificação. O que é novo, envelhece; o que está vivo, morre; a semente vira árvore; o bebê vira um idoso.
Assim, o mundo só pode ser compreendido a partir dessa condição chamada de devir. O devir é a condição de tudo o que existe, de tudo que há na natureza e está em constante transformação.
Assim, diferente de Tales, o filósofo escolheu o fogo como elemento primordial por ser um elemento que transforma tudo aquilo que toca e, para ele, todas as coisas se modificam porque possuem o fogo em sua composição.
Principal obra de Heráclito:Sobre a Natureza.
Leia mais em: Heráclito.
3. Parmênides
Parmênides de Eleia (530-460 a.C.) desenvolveu seu pensamento em oposição ao pensamento de Heráclito. Para ele, o movimento é uma ilusão causada pelos sentidos. Na verdade, nada muda, tudo permanece.
Em outras palavras, a essência das coisas é permanente, não sofre ação do tempo. Parmênides afirma que se as coisas não possuíssem uma permanência e mudassem o tempo todo, nada poderia ser conhecido e o conhecimento seria impossível.
Para Parmênides, tudo o que pode ser pensado existe, já que não se pode pensar no não
... ninguém
foge de si mesmo; da mesma
forma que não haverá qualquer transformaçãoque dispense
nossoprotagonismo e
disposiçãoíntima!
... no honrado
e persistente exercício da simplicidade, a exata medida e entendimento
do que de fato
precisamos!
"É uma grande tristeza, mas é verdade; a maioria das pessoas ao invés de utilizarem a razão, utilizam a emoção nos seus relacionamentos"
“O caminho para o topo da árvore não é apenas uma escalada, mas uma jornada de paciência e conexões; cada galho representa uma escolha, cada folha um aprendizado, e cada ramo um passo em direção à nossa verdadeira realização.”
"Para encontrar o caminho certo, é necessário explorar não apenas o mundo externo, mas também as profundezas do próprio ser. É na interseção entre esforço, paciência e conexão que encontramos nossa verdadeira essência."
"Caia! Você está sozinho, garoto. Só há trevas pra você, e só morte para seus amigos. Eu vou comandar um exército imenso e terrível. E vamos viajar por um bilhão de mundos. Vamos navegar até que toda luz seja extinta. Você é forte garoto. Mas eu estou além da força. Eu sou o fim!"
(Lich, Último sábio de GOLB)
Quando o xerife começa a agir como se tivesse os poderes de um rei, ele está vivendo no mundo da ilusão, então, será questionado e zombado pela opinião pública.
"Não devemos fazer as coisas, somente se formos obrigados a fazer. Tomar iniciativa deve fazer parte da pessoa. Há alunos que estudam apenas para obter o diploma e profissionais para se alimentar"
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp