Os Velhos Carlos Drummond de Andrade
O indivíduo vive para se tornar um ser cada vez mais feliz, experimentando o prazer de se construir, de se melhorar, de se elevar, produzindo sentido existencial.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Não te iludas! Menti-te, confesso. Todos mentimos. Todos.
Mas o que me doeu foi, não teres percebido que a minha mentira não era verdade.
Até os mesmos tiranos se espantavam com a forma como os homens podem suportar um homem que lhes faz mal; utilizavam por isso o disfarce da religião e, se possível, tomavam o aspecto de certas divindades, disso se servindo para proteger a má vida que levavam.
Ver os nossos militares fazendo esse tipo de diferença na vida das pessoas... era assim que o Natal deveria ser.
Se for pra valer apena, não importa o preço que tenho que pagar...
Por mais que seja sacrificante é válido todo o esforço.
Que tempos são estes nos quais somos julgados por ser amáveis, somos rechaçados por demonstrar amor de todas as formas possíveis? Que tempos são estes em que o amor e os que amam são julgados tolos e fracos? Que tempos são estes onde não há espaço para o sentimento mais puro que existe? É nessas horas que vejo que não me enquadro nesses tempos...
Estas discórdias! Esse sofrimento! Estes falsos amigos, tiranos, oportunistas, traidores! Minha própria identidade, profana! Pai do sofrimento, da solidão, chega! Minha alma canta, clama pelo rio do corda, por amores proibidos, distantes. Perdão, mas não submeterei me à ti. Sou teu filho, mas não sou teu. Sou único, escravo apenas do amor.
só não esquece que as tuas cicatrizes
dizem mais sobre você
do que a roupa que tu usa.
só não esquece
que o teu jeito intenso de amar
diz mais sobre ti
do que aqueles que partiram.
só não esquece
em nenhum segundo
que você é um universo inteiro
e quem te deixou
era só um cometa,
perdido na tua imensidão.
Viva viver a vida, enquanto podes desfrutar a dádiva da existência do ser. Viva viver com viventes, todas as oportunidades de sentir e explorar os melhores momentos. Instantes únicos aos quais não teremos jamais. Porque nenhum evento se repete da mesma forma e com a mesma intensidade de emoções. Viver viver e viver, enquanto puder, viva.
Pra variar a quarentena um pouco de Martha Medeiros e deixar a mente agitada, pensativa, reflexiva e frenética: "e este coração aí acomodado no peito. Use-o ora bolas..." diz a crônica dela.
Foi eita! por cima de eita! É claro que tô usando. Mas nem tudo são flores.
O uso do coração demasiado faz com que a vida te dê um desafio com necessidade máxima de atenção e cuidado: depois do amor da adolescência, você passa por outros bons amores com validade curta, até que você encontra o "amor estelionatário": enquanto te faz esquecer o mundo ao seu redor e te afasta dele, diz que está com você para toda a vida, mas vai seguindo rumos paralelos, enquanto te amarra e amordaça. Aí você sofre uma viuvez necessária de si e do outro, daquele "um só corpo" que parecia ser... e era, você sozinho!
Mas a vida, generosa, te devolve à pista dos amores de validade curta, porém sinceros, verdadeira chamas que podem durar até menos de vinte e quatro horas mas te arrancarão suspiros por muito tempo!
Dizer a um paciente com câncer que tudo vai ficar bem é como dizer a alguém que está prestes a cruzar o deserto que, em algum lugar distante, há um oásis.
É difícil ouvir que o mundo continua mudando sem você, mas é preciso aceitar isso. Ou não, tanto faz. Nós somos tão irrelevantes para o universo. Ele não dá a mínima se aceitamos ou não.
Nada dura para sempre. Nem sorvete, nem filmes, nem as coisas bonitas, nem as feias, nem as folhas nas árvores, nem a mamãe. Mas eu estarei aqui, no seu coração, até você não estar mais aqui, mas também continuar vivendo em outros corações. E, assim, nada morre. Algo sempre continua vivo.
Bom dia, com imensa alegria! Não deixe que o cansaço, o desânimo e os fracassos te impeçam de seguir em frente. A cada manhã, você pode mudar a sua história. Transforme os fracassos em aprendizado, o desânimo em boas energias e o cansaço em força para nunca desistir. Faça você mesmo a sua diferença, com foco, fé e determinação!
