Os Velhos Carlos Drummond de Andrade
Ao reler uma cartinha
que "enviei" ao velho Noel.
foi quando notei eu tinha
vários sonhos... de papel!!
Partiste, pai... e encontrei,
atras de um velho painel,
as cartinhas que mandei
para o meu papai... Noel!!
Algumas pessoas atingem um grau de maturidade e independência para ser, pensar, falar, fazer e crer no que quiserem, o que é absolutamente louvável. Pernicioso é quando essa mesma pessoa acredita ter o direito de impor limite no outro, justamente no seu modo de ser, pensar, falar, fazer ou crer.
Éramos todos humanos, até que fomos divididos pela religião, raça, cor e poder, voltaremos a ser todos humanos, quando deixarmos de existir e morrer.
A Deus nós tributamos a nossa gratidão, os nossos louvores e súplicas. O inimigo é quem ouve as lamurias e lamentações e, quanto mais reclamamos pior fica, pela lógica do que aquilo está ruim, pode sim, piorar.
Verdade absoluta e verdade relativa
Por incrível que parece, existem duas verdades, a primeira é a absoluta: é definida por uma realidade inflexível, ou seja, em todo o tempo e lugar ela é inquestionável: a existência do ar, do sol, da lua, dos astros.
Já a verdade relativa não exige uma sustentação lógica, como as orientações religiosas (budismo, islamismo, taoismo, cristianismo, etc.). Em cada tempo, povo e lugar, há uma crença diversa e, cada grupo de indivíduos possui a sua própria verdade.
Nós temos a mesma tendência que cada um destes grupos de pensarmos que a verdade está conosco e os outros navegam nos mares de ilusão e mentiras.
Outros grupos menores, como o espiritismo, com o todo o respeito à crença alheia, miscigenam suas teorias dentro do cristianismo e outras religiões, aglutinando um pouco de cada uma, agradando gregos e troianos.
Enfim, a verdade não está e nunca esteve com o homem. Se ela existe está com Deus e ninguém pode vê-lo, muito menos falar eu seu nome.
O piano que toca em silêncio
Irredutível é o suspirar da miragem, ela que me invoca tão estranhamente no indefinido. Não tomo partido de mim mesmo, não esfrio pensamentos, não enxugo lágrimas de ninguém. Era escrita uma carta, uma carta que levava tudo dentro, até o suspiro da tua ingenuidade. Toda a gente pensava que eu era o tal, tu pensavas que eu era o tal, o tal que transparecia insignificância, egoísmo, vaidade. Nunca que as minhas palavras me tomaram por quem eu não sou, nunca que o tempo invejou meus desabafos, nunca que o caminho se desviou dos meus pés, nunca que os meus segredos se deram por derrotados, mas a alma fica como uma vida inacabada. Todos os dias são como histórias não contadas, amava-te até ao ponto de me conhecer a mim próprio, sonhava ser a roupa que vestias, e enquanto me mentias suava-me a pele por acreditar em ti. A partir daí sonhei ser tudo, enquanto tudo desistia de mim. Em que deveria acreditar? Em génios? Em iluminados? Em moradores e filósofos de rua? Quando me cruzei com a estrada soavam vozes, mas não era a minha loucura, nem nenhum interprete, eram chamadas de atenção. Tudo o que eu tinha naquele momento eram versos, estava escrito nas tabuletas, " vem por aqui". Estupidamente acreditei em tabuletas, quando deveria acreditar em humanos...senti-me um à parte no meio de tanta gente, pensamentos cruzados como quem mente, e a inveja é tão à quem de quem sabe bisbilhotar. Olho o piano, tocam-me as palavras quando te foste embora, e chora, chora a flor que murchou nos meus braços.
O quão bom e tão suave é que vivam em união, o homem e a sua mulher (Em parceria com David, rei de Israel).
Para que se estabelaça uma intimidade com a arte. A partir de um dado momento, essa neurose da fantasia da realidade, precisa ser deixada de lado e partirmos para universos mais profundos no cerne da existência e derivações.
O valor de uma mulher virtuosa
O valor de uma mulher virtuosa
excede muito ao das pedras preciosas,
e no seu coração está a confiança do seu marido.
Ela pratica só o bem,
e trabalha de boa vontade
para alimentar a sua família.
Ela se cinge de força para o trabalho,
sabe cuidar e ordenar os serviços da sua casa,
zelar das plantas,
escolher a boa mercadoria,
e em tudo está atenta dia e noite.
Pratica a caridade,
sabe vestir e calçar a sua família,
e se veste de força e a honra.
Ela se alegra com o dia futuro,
fala com sabedoria e será louvada
e bem aventurada por seu marido e seus filhos.
A beleza e a formosura são vãs,
mas a mulher que teme ao Senhor
será louvada pelo fruto das suas mãos,
e do seu próprio trabalho,
porque muitas são virtuosas,
mas ela é a mais excelente!
Provérbios 31:10-31
Todos nós somos diferentes!!!!!!! A diferença nos permite, tocar indivualmente e universalmente a pluralidade do todo na particularidade do específico....
Pedagogo, educador ou simplesmente professor. Professor não é profissão é vocação e a única coisa da qual pode se envergonhar é a sua remuneração.
Eu poderia falar todas as línguas faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino (I Coríntios 13:1).
Se for para matar alguma coisa, que se faça no nascimento, absurdo seria cultivar um sentimento destinado a perecer. Há duas formas de morrer: quando se desiste de viver e quando se desiste de amar.
A sinceridade fere mais que a mentira e não poderia dizer o que penso sobre a mulher que ainda ama o ex marido que segue noutro relacionamento ou, a que espera a promessa de um homem casado, que vai decidir se termina ou não o casamento para ficar com ela.
