Os Velhos Carlos Drummond de Andrade
Cada vez mais as pessoas criticam somente o que odeiam, quando deveriam criticar principalmente aquilo que amam.
A política, como a hipocrisia, é um mal necessário para a existência da sociedade – e em todo caso, um mal.
O ideólogo nunca diz o que pensa; nunca faz o que diz; e nunca confessa o que faz, porque a confissão pressupõe a posse da própria alma.
Antigamente se refutava uma tese acadêmica escrevendo outra tese. Hoje, escreve-se notas de repúdio cheias de erros de português.
O politicamente correto não passa de uma espécie de autoajuda barata. Sua maior vantagem é permitir a alguém sentir-se orgulhoso de si mesmo sem ter que suar a camisa.
Se alguém alega saber o que é bom para você melhor do que você mesmo, de duas uma: ou é sua mãe – que provavelmente sabe mesmo o que é bom para você – ou é um tirano politicamente correto, essa nova raça de déspotas esclarecidos.
Ter filhos não é um projeto de vida ou um sonho particular, como viajar para os Himalaias. É antes uma questão de justiça cósmica e de rigor filosófico. Alguém sem filhos torna-se quase sempre um sujeito insensível e idealista, em razão de seu conhecimento brutalmente amputado da natureza humana.
Ser infeliz não é motivo de vergonha. Estar deprimido não é pecado. Há quem tenha sofrido a vida inteira e iluminado o mundo.
