Organizar
"A resiliência em Deus nos ajuda a revisar, organizar, simplificar e, principalmente, a identificar os buracos em nossa própria compreensão."
Retirar-se
Se retirar por um instante
Até organizar a mente
Acalmar o coração
E tudo voltar pro devido lugar
Retirar-se, até se reencontrar
No momento em que os partidos nacionalistas tentam organizar a classe operária embrionária das cidades, observam-se no campo explosões absolutamente inexplicáveis. É o caso, por exemplo, da famosa insurreição de 1947 em Madagascar. Os serviços colonialistas são formais: é uma revolta camponesa. Na verdade, hoje sabemos que as coisas, como sempre, foram muito mais complicadas. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, as grandes companhias coloniais estenderam o seu poder e se apoderaram da totalidade das terras ainda livres. Na mesma época, falou-se na implantação eventual, na ilha, de refugiados judeus, cabilas, antilhanos. Correu igualmente o boato sobre a iminente invasão da ilha por parte dos brancos da África do Sul, com a cumplicidade dos colonos. Assim, após a guerra, os candidatos da lista nacionalista triunfaram nas eleições. Imediatamente depois, organizou-se a repressão contra as células do partido mdrm (Movimento Democrático da Renovação Malgaxe). Para atingir seus fins, o colonialismo serviu-se dos meios mais clássicos: prisões em massa, propaganda racista intertribal e criação de um partido com os elementos desorganizados do lumpemproletariado. Esse partido, dito dos Deserdados de Madagascar (Padesm), daria à autoridade colonial, por suas provocações decisivas, a garantia para a manutenção da ordem. Porém, essa operação banal para aniquilar um partido, preparada de antemão, toma aqui proporções gigantescas. As massas rurais, na defensiva há três ou quatro anos, sentem-se repentinamente em perigo de morte e decidem se opor ferozmente às forças colonialistas. Armado de azagaias e amiúde de pedras e bastões, o povo se lança na insurreição generalizada, em prol da libertação nacional. Sabemos o que vem em seguida.
Essas insurreições armadas representam apenas um dos meios utilizados pelas massas rurais para interferir na luta nacional. Algumas vezes os camponeses assumem o lugar da agitação urbana, quando o partido nacional nas cidades se torna alvo da repressão policial. As notícias chegam ao campo ampliadas, desmedidamente ampliadas: líderes detidos, ataques em série com metralhadoras; o sangue negro inunda as cidades, os pequenos colonos banham-se no sangue árabe. Então o ódio acumulado, o ódio exacerbado, acaba por explodir.
Minha mente está uma bagunça, tento organizar as ideias, mas não consigo.
Ela não sai da minha cabeça, ensaio o que falarei para ela, o que eu sinto, o que eu acho das suas escolhas, que embora não concorde com algumas, sempre respeitarei.
Principalmente aquelas que a faça feliz.
Nem sempre estamos aqui pra configurar, é, a vontade, no organizar acertando uma bagunça em nosso lar.
"Se quisermos falar de turismo seriamente precisamos organizar nossa cidade para receber o turista de um dia, informá-lo, orientá-lo, educá-lo e transformá-lo em um turista de todo dia. Queremos que ele venha, queremos que ele volte sempre, e para tanto é necessário mostrar e exigir respeito"..
Tem momentos que é preciso se organizar (me refiro internamente), tirar todas as gavetas e jogar tudo no chão, espalhar e separar cada coisa no seu canto. Olhar com cuidado a serventia, a importância e a durabilidade de cada coisa ali, analisar se merece o espaço que ocupa, analisar o conjunto como todo. Organize a gaveta sem pressa, vá colocando somente o essencial, o que te faz feliz (me refiro internamente), vá deixando o que não lhe agrega, o que já não lhe cabe mais. As vezes você vai adiando essa faxina por comodismo ou medo de ter que se livrar de determinados itens, medo de revirar gavetas que a muito tempo não eram mexidas. Organize a bagunça que por descuido a vida causou, que por descuido alguém ajudou bagunçar. Se preciso vá organizando aos poucos uma por vez, parte por parte...é preciso organizar essa bagunça que mora dentro da gente.
Essa tempestade vai passar como tantas outras. E quando tudo se organizar, com certeza você não será mais a mesma.
A vida convida a mudarmos a cada tempestade... 🦋
O principal é que cada indivíduo tenha o direito de optar, o direito de se organizar como quiser e de expressar suas opiniões.
Se organizar direitinho, todo mundo continua brigando por política até o Natal. Aí a gente se livra de fazer amigo secreto.
Talvez seja isso ...pensar, refletir , se organizar ... colocar na balança da vida antes de tomar a iniciativa .. colocar na balança .. se vale a pena correr riscos .. a gente pensa , pensa tanto ... e acaba se precipitando as vezes.. mas o mundo é um risco imenso que a gente paga pra ver .. a vida é emoção, adrenalina ... ninguém gosta de morno .. sem sal .. a vida com tempero é bom .. altos e baixos fazem parte ... vivemos em uma montanha russa .. numa roda gigante ... a vida e sim um risco que a gente corre .. a vida é curta demais pra pensar tanto...
Estar em processo psicológico significa: bagunçar, organizar, resignificar, reorganizar e ressurgir conhecendo-se ou reconhecendo-se.
"Em meio ao caos aparente, eu SEI que tudo está em ordem e que tudo começa a se organizar, quando eu me organizo internamente."
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
