Opressão

Cerca de 452 frases e pensamentos: Opressão

Essa luta de calar vozes é terrível, principalmente pra aqueles que lutaram tanto para um dia poder falar.

Inserida por KimBaptista

Retrocesso: A luta hoje é para calar vozes.

Inserida por KimBaptista

O Brasil do futuro


Primeiro perseguiram os estudantes dentro das escolas e universidades
Mas não me importei com isso
Eu não era estudante

Depois prenderam os estudantes
Mas não me importei com isso
Eu não era estudante e nem tinha um filho estudante

Em seguida levaram alguns professores liberais
Mas não me importei com isso
Eu também não era professor, muito menos liberal

Depois prenderam os empresários
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou empresário

Depois tomaram posse dos bens dos empresários
Mas não me importei com isso
Porque como eu falei, não sou empresário

Depois prenderam os manifestantes nas ruas
Eu não fui ao protesto
Não acho que protesto mude alguma coisa

Mais tarde prenderam a oposição dentro do parlamento
Mas como eu não participo da política
Também não dei bola

Depois tomaram posse dos bens das pessoas e coletivizaram
Achei estranho
Não entendi o motivo

Agora estão me levando porque não quero abrir mão da minha liberdade
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Inserida por deboragois

Os sistemas totalitários e fascistas não valorizam a inteligência, mas torna as pessoas portadoras dela importantes, pelo simples fato do medo que a inteligência inspira neles

Inserida por RomuloCarvalho

Quando você oferta conhecimento a alguém oprimido, ele deixa de sonhar em ser opressor.

Inserida por EuQueriaVcPraMim

ELA É FEITA PRA APANHAR, ELA É BOA DE CUSPIR

[...]Lembrei-me de mim mesma e de todas as mulheres que têm seus corpos e objetificados e suas ideias ignoradas por uma sociedade que se sente dona de seus direitos. Que viola e oprime até o seu limite. Usa-se a religião, a natureza e a moral como desculpa, mas é na verdade um desejo quase animalesco de querer se apropriar de um ser aparentemente mais frágil, devorá-lo e sugar suas características aproveitáveis de modo mais conveniente. O que as faz pensar que se deve respeitar os indivíduos de acordo com o gênero? É um imperialismo de um homem ocidental que não enxerga ninguém como igual senão outro homem ocidental. E mulheres que mesmo inconscientemente não veem outra alternativa senão dar mais voz a essa crueldade de tradição milenar. Mas não se enganem, minhas irmãs: a hora da opressão a vocês irá chegar, e eu estarei lá para lutar por vocês.[...]

Inserida por carolfc86

Amar não é um crime.
Ser o que você é ou que você é não é pecado.
Limitar a liberdade é inferir a lei, o princípio básico do ser humano.
Sonhos realizados e não vidas interrompidas.
Nós somos um só.
Espalhar o amor é o primeiro passo para acabar com o silêncio e a opressão.

Inserida por marianamussi

Tapam os ouvidos, porque o que eu digo tiram eles de um conforto velado, conseguido em detrimento do povo

Inserida por AlbaAtroz

O que prende o homem não é a força do opressor, e sim a covardia a que se submete o oprimido.

Inserida por TYMonteiro

Tem mais um parafuso para apertar,
Tem mais um dia pra encarar,
Tem outro paciente pra salvar,
Tem mais um cliente pra explorar!

Inserida por bodhy

Forçam-nos viver sem opção de escolha - ou é conforme eles querem ou nada feito

Inserida por AlbaAtroz

Não se preocupe com o que fazer com serpentes, antes pise na cabeça delas antes que elas lhe envenene, afinal não existe opressão contra cobras venenosas, apenas autodefesa.

Inserida por suverialtis_cabal

Na "Casa do Povo" o tapete é o pobre, para se entrar naquela tem de se pisar neste

Inserida por williamfrezze

A sociedade que é oprimida.
O oprimido, que também oprime .
Os oprimidos que gritam, mas a generalização os calam!
São incluídos e ao mesmo tempo excluídos.
A ignorância é usada mais que o conhecimento,
E o conhecer, que era pra entender,
Fica para se auto proteger.

Inserida por srgoullart

Triste e cruel esse mundo onde basta um sorriso que o opressor vira santo e o oprimido vira monstro.

Inserida por maryann

Reforçando aos filhos: protejam os fracos e estejam sempre preparados para se defender dos mais fortes.Não se deixem oprimir. Nunca!

Inserida por RogerioCarvalho

O Sofrimento está no Medo

"Refletindo sobre o sofrimento percebi que são nas dores e contratempos que um ser humano reconhece o outro. Encontra no seu semelhante a compreensão, a amizade, o amor, o respeito e etc... Você sempre ouve histórias de pessoas que se encontraram quando algo adverso lhes aconteciam, o tal, "lugar certo na hora certa" ou "quando eu mais precisava", e até "quando nada esperava". E juntos tecem os momentos de felicidade. Com isso me questiono; - Nas horas escuras é que se veem, com o coração frágil se compreendem e com a dor se reconhecem... O que mais falta para o homem ver que toda essa batalha só é mais fácil quando nossos companheiros de luta estão do nosso lado? Os seres humanos se completam na dor, e ao invés de se respeitarem mais por isso e se colocarem no lugar do outro, usam desta mesma dor para causar mais dor, descontar seus infortúnios e desgraças no seu próximo e no mundo. São frios, egoístas solitários e rebeldes sem causa. Preferem se revoltar contra todos do que fazer parte da maioria. Pra quê?
Durante muitos anos pude notar nas motivações humanas que a raiva e a mágoa é o grande aliado presente em seus planos de vida, que o ser humano só quer algo por medo, vingança, demonstração de superação e reconhecimento. E que essas motivações os cegam de tal forma que distorcem sua capacidade de sonhar, de amar, de se relacionar.
Particularmente nunca compreendi o homem que diz: “a vida me fez assim”, “tantos tombos me tornaram um ser egoísta”, “tantas desilusões me tornaram frio”, “minha criação me levou a cometer tais erros”, “a pobreza me fez roubar, matar, enganar”, “nunca tive o incentivo e apoio de ninguém ”,“as traições me fez trair” e por ai vai as inúmeras formas do ser humano fugir das próprias responsabilidades e não culpar a si mesmo por seus erros e desgraças.
Amigos, se lhes contassem em cada lugar que estive, as companhias que andei, os tombos que levei, as pessoas ruins e frias que cruzaram meu caminho e me tiraram algo, o não reconhecimento de minhas boas ações, não ter incentivo das pessoas que amo, de tantos que me disseram que de nada valiam meus sonhos, que meus objetivos eram fora da minha realidade econômica entre outras e tantas mais decepções que tive.
E nem por isso nada disso me fez desviar meu caminho nem passar por cima de outros por algo, não feri meu corpo “meu templo”, “não afligi meu anseios e sonhos com auto piedade”, “continuei lendo meus livros”, “escrevendo meus versos”, estudando e aprendendo com aquilo que eu podia. Então essa desculpa fajuta de que o ambiente e as circunstancias faz a pessoa não funciona. No entanto compreendo que o medo torna o ser humano vulnerável.
O medo é uma armadilha ilusória que corrói a sua alma lentamente e ao longo dos anos se perde no sofrimento a tal modo que você já nem sabe mais porque toma certas atitudes e sente certos sentimentos. E quando volto a questão do início, chego a pensar que o medo deveria ser uma alavanca que impulsiona o ser humano a querer o melhor, a buscar por ele e em comunhão irmos a rumo da felicidade.
Penso que o perdão é uma das chaves para isso. Primeiro se perdoar, aceite sua fragilidade e seus medos se perdoando por deixar que eles lhe tomem, não se cobrem demais, tenham orgulho de si mesmos por serem fortes e conseguir passar por tantas atribulações, com isso perdoe seu próximo, mais ainda, perdoe a vida, ela é tão linda e não tem culpa que outros te fizeram sofrer, sem contar que você pode estar tomando o mesmo papel do seu opressor, já pensou nisso? Vai repetir o mesmo que fizeram a você dando lugares a outros e assim seguir adiante? Por fim olhe ao seu lado, vê aquela pessoa ali? Ela é como você, com medos diferentes, mas como você, no entanto se sempre vê-lo como rival e inimigo, nunca vai descobrir o seu melhor. E temos tanto para acrescentar na vida um do outro.

Inserida por wesleydiniz

"Muitas das vezes seguir a voz de Cristo Jesus é ter que mudar a direção para não colidir com a opressão".

Inserida por Eduardo-Silva

Devesse aprender as regras para brincar de desobedece-las , questiona-las, se libertar.

Inserida por vinemeirelles

A capacidade de sentir raiva é muito importante porque, se você não se enraivece, pode começar a tolerar o intolerável... Se você não fica zangado, você provavelmente é um cético. E se você reduz seu quociente de raiva diante da opressão, você reduz seu quociente de compaixão pelo oprimido. (do livro " Alive now!")

Inserida por alvalux