Ontem
Ontem teve a sua importância, cumpriu o seu papel na nossa vida, mas é um caminho que não nos leva mais a lugar algum. Mantenha-se no caminho do hoje. Só ele nos leva aonde precisamos chegar.
O ano que vem passou ontem lá em casa e disse que o futuro vai ser melhor. Disse que o presente é bom, que é também doído, que o passado pode ter sido ruim mas que também, certamente, foi bom. Que foi tudo uma mistura. Disse também que o futuro assim exatamente o será, alternando as horas duras com as horas doces, os dias de subida pedra acima e os dias de descida e de sombra, de horas de alegria, de muitas horas de tédio – mas sempre um pouquinho mais de tédio do que de emoção. E tudo isso, de novo e pra sempre com a diferença de que, no futuro, nós mesmos seremos uma versão mais melhorada de nós mesmos. Os nossos defeitos sempre um pouquinho mais despiorados.
O futuro disse ontem que ano que vem a vida virá com menos partículas de feiura porque a gente vai tá mais experiente. Que no futuro, a gente vai tá mais preparado para a beleza já bonita que existe. O ano que vem tomou um cafezinho com a gente, sentou no sofá, perguntou da família, ficou sabendo das notícias… Disse que é preciso prestar atenção pro presente porque o presente é tudo o que a gente tem. Disse que, bem dizer, o presente é o melhor presente que só ganha quem tá vivo.
Sentado num tamborete na varada, depois de um silêncio de tanto falar, disse que cuidemos da casa porque a casa é uma das melhores coisas que temos. Que se dê atenção pro jardim, que se ria na cozinha, se enfeite o quarto e se tome muito banho bom no banheiro, consciente de que o chuveiro é o maior luxo do nosso tempo.
Saiu lá de casa era boca da noite. Findou a visita ontem dizendo que a casa é pro nosso corpo o que o nosso corpo é pra nossa alma: reveladora de quem somos, de quem podemos ou de quem conseguimos ser. E que pra tudo tem uma esperança, ainda que a esperança seja fazer as pazes com tudo que a vida nos dá. De modo que o ano que vem saiu ontem lá de casa rindo, dizendo que o futuro está quase presente e que se deve conciliar com o passado. E que no fim do ano ele chega, e que vai estar feliz de nos ver.
Ontem tive medo
Ontem tive medo, não aquele medo de barata, de avião, de altura que às vezes nos incomoda... Ontem tive medo, o maior medo que já senti... Percebi que esses medos são pequenos perto do medo de ser mãe e não poder cuidar do seu filho... Ontem tive medo de cair e não ter forças pra levantar... Ontem tive medo de me machucar e deixar um ser tão indefeso sozinho... Ontem tive medo de não ter forças pra segurar minha filha, foi por pouco tempo, mas o suficiente para saber que o mais importante pra mim hoje é estar bem para cuidar de outro alguém... Ontem tive medo só de pensar que poderia abandonar, nem que fosse por um minuto aquele serzinho tão dependente de mim... Ontem tive medo, muito...
Talvez exagero, ou hormônios à flor da pele... Mas se você é mãe e já sentiu isso vai entender perfeitamente o medo que senti...
Ontem chorei mais uma vez...
Cansada de lutar,
parece que é sempre contra a maré.
Cansei de esperar,
parece que o tempo por sua própria conta
resolveu estacionar.
Cansada de pensar
e a nenhum lugar chegar.
Cansada de planejar,
e de plano em plano
ver tudo ir pelo cano...
Escaladas desorientadas
que não acabam mais...
quando parece que acabou...
não importa... brisa ou furacão,
lá vou eu de novo pro chão.
Cansada deste mundo imperfeito
nada feito... tudo a se completar.
Vou me mudar
um lugar sem céu e inferno quero encontrar.
As dores de hoje são frutos do que vivemos ontem, se hoje podemos ser felizes o amanhã ainda não chegou, Vivamos o presente sem que os medos do amanhã atrapalhem nossa felicidade. Lembrem-se já é tarde para sermos felizes, pois deveríamos ter sido ontem.
A vida é o reflexo do que vivemos ontem e é o que nos faz viver hoje. Por isso, devemos lutar e não recua em meio a qualquer dificuldade encontrada em nosso caminho, para que o presente seja refletido num furo promissor.
Repense suas atitudes por um minuto, pense positivo e avalie o que você fez ontem, o que vai fazer amanhã e o que deve ser cultivado. Reflita o que é positivo pra você, mude seus pensamentos e você poderá mudar seu mundo.
Não faças do amanhã o sinônimo de nunca,
nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais. Lembre-se, mesmo quando tudo parece desabar, cabe a nós decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar e que para descobrir o caminho certo da vida,o mais importante é o decidir onde desejamos chegar.
A semelhança de ontem e hoje
Acredito que na vida particular, no ciclo de convivência, percebe se alguns acontecimentos, no passado de confrontos, desafios, propostas e muitos milagres.
Ainda hoje, assim como no passado, o inimigo enterrava os poços de Isaque, o inimigo se levanta colocando barreiras e enterrando os sonhos, o gigante se levantou para Davi, muitas vezes uma gigante enfermidade, uma dilaceração familiar, enfim, gigantes confrontando nossa paz, a voz dizendo a Moisés para não enfrentar, dizendo que Gideão não consegue, que menosprezou Davi, que zombava de Ana, nos dias de hoje existem muitas vozes dizendo para não ir, que não vai conseguir, que zomba como Penina, a mulher falsa como Dalila enganou Sansão, O Pedro que nega, o Judas que trai.
Mas Deus tá dizendo, derrubo muralhas para você passar, coloco teu útero fértil como ramos de oliveira, derrubo o gigante, a muralha para você reinar, quebro os laços de engano, frustro os planos da inveja, arranco ti da escuridão e lhe mostro a minha vida.
Glórias pelo nome de Jesus, oh altíssimo que reverte todo dilema, diga amém e receba a fé.
Giovane Silva Santos
TEMPO CERTO
Desperte para o presente
Hoje é o tempo certo
Amanhã pode não ser
O futuro é incerto
Olhe bem o Sol nascer
O que foi não dá pra ver
O passado é deserto.
