Obrigada pela noite
SÁBADO, 14 DE MAIO DE 2011
A lua e suas fases..
"Uma noite, minha netinha de três anos olhou para cima e viu uma brilhante lua em quarto crescente. Ela disse: "Vovó, a lua está quebrada!"
Esta foi a frase que li, dia desses.
Me chamou a atenção este trecho e lembrei que a lua tem fases.
Coincidência? Não, nós também temos as nossas fases.
As vezes minguante, estamos nos sentindo pequeninos, fracos, patinho feio, e envoltos por nuvens, mas calma, tudo têm um tempo determinado, tudo têm um motivo para acontecer, nada é por acaso.
Sabe quando eu era menina, a minha mãe, acreditem ouvia, "Gil Gomes", meu Deus, será que alguém lembra? Quanta tragédia num programa só! Mas adivinhem, um dia ela como sempre ligou o rádio naquelas histórias, e eu ouvi aquele homem falar uma frase que nunca mais esqueci, foi o seguinte:
"Quando um homem se encontra numa situação difícil, no fundo do poço ele só tem duas opções, ou levanta a cabeça e olha para as estrelas do céu e encara o problema de frente, ou abaixa olha pro chão e se perde para sempre."
Com o tempo observei esta grande verdade, e que também temos fases, fases na vida, assim como a lua.
Depois de um tempo a gente percebe que de minguante, a lua logo se tornará crescente, com força e vigor para começar a brilhar; Nova, linda em todo o seu esplendor e maravilhosamente cheia brilhando no céu desde o pôr-do-sol até o amanhecer, ela ainda está lá, poderosa.
E assim prossigo, e quando a vida chega com suas surpresas minguantes, eu logo penso, calma, logo você estará crescendo de novo, depois novíssima, e esplendorosamente cheia brilhando.
São somente fases da nossa vida, que passam, assim como as da lua, por isso aproveitem os bons momentos e quanto aos não tão bons assim, acredite, vai passar.
Até mais,
Confesso que a noite me impressiona
A noite tem seus mistérios
Ela trás consigo um turbilhão de pensamentos e sentimentos tão singelos e sinceros
É reveladora
Agora são 8:37 da noite, e novamente estou com um sentimento diferente no peito. nao sei explicar parece que estou perdendo tempo e nao sei como melhorar isso, tem 5 meses que um tio meu morreu e ate hoje nao entendo por que ele teve que ir deixando sua filha, amigos, familia, e sua mulher todos os dias lembro de nossas conversas, dos seus conselhos, das suas brincadeiras, 5 meses se passam, e parece que voce vai aparecer aqui a qualquer momento, mas nao vai. sinto sua falta mano e ja me conformei que nao vou te esquecer e sim ter que aprender a viver com a dor, todos os dias olho pra pic e lembro de voce irmão ela é sua cara.. espero que esteja descansando em paz, esse vazio nao vai ser preenchido por qualquer palavra ou escrita, te prometi um dia que iria ser forte, estou tentando. eu vou cuidar dela campeao, e tenho certeza que um dia se encontramos novamente nathan, sinto sua falta obrigado por tudo que ja fez por mim.
Quebra do encanto
Você é um perfume que me apareceu,
Uma flor no meio do gramado,
Uma noite que amanheceu,
Um poema sincero e aclamado.
Vi uma borboleta na minha janela,
Mas não tive tempo de tocar nela.
Tentei assoprar um dente de leão,
Mas o vento esparramou antes que eu pusesse a mão.
Os raios de sol entram pelo vidro,
E não aquecem meu coração ferido.
Eu sinto o frio de um inverno sem fim,
Só aquecerá um beijo seu, em mim.
Você é cor na tela em branco,
Sorriso que quebra o silêncio,
Um lenço que contê um pranto,
Uma alegria que me causa encanto.
Vi uma borboleta na minha janela,
Admiro porque é bela,
E sofro porque voou pra longe.
Foi pra onde?
Pra onde voou e levou o verão?
Pra onde levou meu coração?
Viagem
Partindo nessa noite nebulosa
Próxima parada? pensamentos.
Passo pela estação de memórias,
Onde embarcam antigos momentos.
Pela janela vejo a incerteza,
Acompanhada da angústia e do desprezo,
Prestes a ingressarem nessa rota,
Conduzidos pelo maquinista, o medo.
Aproximando-se da estação vivência,
Dor e tristeza tomam o vagão,
De longe se vê a infelicidade,
Obstruindo a passagem da comoção.
Chegando ao fim dessa jornada,
Afeto e ternura tornam-se presentes.
Esperançoso concluo o meu caminho,
Diante dessa longa viagem recorrente.
NATAL EM SONETO (dezembro)
24 de dezembro, uma noite tão presente
Noite Cristã, zelo ao Pequeno Nazareno
Um amigo amor, um desígnio tão pleno
A infância em recordação, inteiramente
Nestes veros meu cantar doce e ameno
No pisca-pisca de sentimento inocente
Lépida cantiga, total sensação que sente
Mesa posta, nossa gente, o crer sereno
Ó Menino Nazareno, sentido, confiança
Aquela verdade que nos traz esperança
Aquela inspiração que nos dá devoção
E, no coração o tanger do fervor imerso
Neste emocional, só um pequeno verso:
Dum soneto de Natal em devota canção!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
04 dezembro, 2022, 19’42” – Araguari, MG
A internet subverteu o sentido de tempo.
Não mais importa se é dia, noite, madrugada. Só o conteúdo importa.
Ó, bela lua, seu brilho é inexplicável. Igual aos meus olhos quando a vi sorrir naquela noite chuvosa.
À noite, quando me deito para dormir, meu corpo para, mas meu pensamento continua a andar pelas veredas do dia, como quem quer ter certeza de que nada ficou fora do lugar. Olho aqui, confiro ali, faço anotações na agenda do dia seguinte e só paro quando já exausta o sono me toma pela mão e conduz-me ao caminho dos sonhos.
Piscar de Olhos
O dia raiou
como em um piscar de olhos
a noite chegou
quão rápido foi
O sono bateu
como em um piscar de olhos
você se entregou e adormeceu
quão inesperado foi
O tempo passou
como em um piscar de olhos
muita coisa mudou
quão dolorido foi
Um novo dia chegou
como em um piscar de olhos
você despertou
quão surpreendente foi
Tudo pode mudar, como em um piscar de olhos...
Tentar, conseguir.
Naquela noite algo em mim morreu, a alma e esperança. A alma por ter tentado e não ter conseguido, e a esperança de tentar e conseguir.
Colaçao de grau 3°ano B turma 2022 Escola João Pessoa Maschietto Mogi Guaçu SP
Boa noite senhoras e senhores, professores e todos os envolvidos.
Hoje estamos aqui, juntos, para darmos fim a um ciclo, infelizmente este ciclo não foi totalmente completo.
Vivemos uma pandemia, qual nos obrigou a ficar afastados da escola, dos colegas, professores e todos aqueles que cuidam de nós com tanto carinho na escola. Tivemos aulas online passamos por dificuldades, matérias difíceis de entender, mas nossos Mestres continuaram firmes no objetivo de nos ensinar.
A volta foi difícil e gradativa, meses com máscaras e álcool em gel, tentando não nos aproximar, o que pode ter gerado certos conflitos, mas no final tiramos de letra.
Se hoje estamos aqui é porque fomos persistentes e tivemos muito apoio de todos da escola.
Não fomos alunos fáceis ou modelos, como todo bom adolescente, gostávamos de dar nossas escapadas, fugir por alguns minutos de algumas aulas, e tentar não ser pegos, isso é o poder da adrenalina, mas não significa que respeitamos menos nossos Mestres, era só uma pequena forma de rebeldia.
Coisa que a partir de agora não poderemos mais fazer, agora estamos indo em direção ao nosso futuro, somente de nós depende o que nos tornaremos, e acreditem, nada será tão fácil como nosso colegial, haverá dias que sentiremos falta desde os "bom dia" aos professores e o tchau para as inspetoras, o tanto que perturbavámos as tias da cozinha, ou até mesmo a própria coordenação.
Eu, especialmente, me lembrarei com muito carinho de nossa única festa julina que tivemos nesses três anos, mesmo em recesso acordava cedo para poder ajudar na decoração e preparativos para festa, pois queríamos tudo perfeito... e foi perfeito. Nem sempre estivemos em acordo, afinal somos seres com opiniões diferentes, mas um dia sei que sentiremos saudades do que éramos.
Aproveito agora para agradecer acima de tudo Deus, que nos escolheu para estarmos aqui.
Nossos pais e família, que são o nosso alicerce, é deles que recebemos a educação e da escola o conhecimento.
A toda a coordenação que sempre nos apoiou, pelos puxões de orelha do vice-diretor Daniel, do carinho da diretora Solange , pessoa que eu muito admiro.
Aos professores, que tiveram tanta paciência conosco, em especial nossa Paraninfa professora Elaine, que teve toda a calma e paciência para se fazer ouvir e passar seus conhecimentos.
Agora nos despedimos, 3 ° ano A, turma de 2022, sem saber o que o futuro nos espera, mas com a esperança de nós tornarmos grandes. Um sincero muito obrigado.
