O Valor do ser Humano Rubem Alves

Cerca de 221255 frases e pensamentos: O Valor do ser Humano Rubem Alves

⁠"O céu e o inferno são a mesma realidade – o Ser – que uns por graça aceitam e outros por desgraça negam".

Inserida por CarlaGP

⁠"Conhecer sem amar é ser derrotado pelo mistério".

Inserida por CarlaGP

⁠"Ser escravo de um futuro intangível, chamado posteridade; eis o destino trágico dos grandes vaidosos".

Inserida por CarlaGP

⁠"Quem aprende a ser forte perante situações adversas acaba por deparar com um problema não pequeno: as pessoas, em geral amolengadas feito geléia, afetadinhas perante miudezas, tornam-se cegas às necessidades do próximo que não vive de choramingos.

Todo homem forte está fadado a lidar com a indiferença dos fracos.

Ou então com a cegueira moral deles".

Inserida por CarlaGP

⁠"A política não civiliza ninguém; precisa ser civilizada".

Inserida por CarlaGP

⁠"É da essência da opinião da maioria ser manipulável".

Inserida por CarlaGP

⁠"⁠Nada mais terrível para um homem que ser seduzido por seus próprios méritos".

Inserida por CarlaGP

⁠"A ternura é a maior força do universo.

------------------------

Por ser o próprio amor no ato de sua plenitude expansiva, a ternura sobrevive a toda e qualquer ruína".

Inserida por CarlaGP

⁠"Ninguém é tão perigoso quanto quem quer ser alguém".

Inserida por CarlaGP

⁠"O mais das vezes, o otimista é melindrado, susceptível; nalguns casos chega a ser neurótico, pois a sua visão positiva perante males reais é a expressão duma covardia existencial – ou seja, ele mente para si mesmo pintando quadros cor-de-rosa para justificar a sua inação. A propósito, jamais houve uma só revolução na história do mundo que não se valesse dos otimistas para valorizar os medíocres e neutralizar (ou, nalguns casos, eliminar) os excelentes

Em suas patranhas, os malvados precisam dos otimistas, e também dos estúpidos, como de água para beber."

Inserida por CarlaGP

⁠"A simplicidade é a humildade no pleno exercício do seu ato de ser".

Inserida por CarlaGP

"⁠O ateu aprisiona o incomensurável mistério do ser nos limites do seu próprio ego".

Inserida por CarlaGP

⁠""Recordar exige coragem – coragem de ser e coragem de haver sido.

Neste sentido o covarde, o apático moral, o morno, quando a idade avança recorda-se mal porque viveu pela metade, entregou-se pela metade, sofreu pela metade, sem a ousadia de ser autêntico, genuíno.

Quem hesita entre o bem e o mal e imagina que a sua hesitação é prudência, quem é omisso, quem não se expõe quando é preciso fazê-lo, quem é incapaz de amizade genuína, de amor veraz, de compaixão, acaba cedo ou tarde sabotando a própria memória para não se enxergar no espelho da consciência.

Mentiu no passado, e mente ao revivê-lo. Ou melhor, revive-o mentindo.

Lembra-se mal porque viveu mal: o seu presente é o pior tipo de auto-engano, e o que espera um homem acometido desta indolência espiritual é uma velhice tão falsificada quanto a juventude o fora.

Os covardes são sabotadores profissionais cegos à própria vida interior e também às coisas exteriores naquilo que têm de excelente, de amável. Não lhes resta outra coisa senão inventar um mundo à imagem e semelhança da tibieza em que vivem".

Inserida por CarlaGP

⁠"O despudorado é um ser psicologicamente fragmentado, intelectualmente raso e moralmente cego".

Inserida por CarlaGP

⁠"O amor mede o tempo e não pode ser medido por ele".

Inserida por CarlaGP

⁠"A lealdade é filha da veracidade.

Quem não é veraz jamais conseguirá ser leal. Noutras palavras, alguém que não tenha a verdade como critério pode, no máximo, ser leal a uma causa — nunca a uma pessoa. Ocorre que essa lealdade a grupos em detrimento dos indivíduos objetivamente considerados é tão falsa quanto uma nota de três dólares, pois não se funda na amizade, que tende à perdurabilidade, e sim no interesse, que tende à inconstância.

Em suma, não é lícito ser desleal nem mesmo para com os inimigos, pelo simples fato de que a deslealdade é balizada pela simulação de veracidade à qual chamamos hipocrisia. Sendo assim, ainda que o inimigo seja um "demônio", nenhuma justificativa há para jogar sujo com ele, pois quem assim procede acaba assemelhando-se ao que de pior tem o inimigo. O melhor é enfrentá-lo face a face, mas sem expedientes escusos, ou afastar-se levando n'alma o aprendizado possível. E aqui não confundamos estratagemas com vale-tudo maquiavélico: existem limites morais nas contendas, ultrapassados os quais é melhor perder que vencer. Sabemos disso desde Sócrates.

Como a veracidade decorre da virtude cardeal da justiça, o homem leal, sendo verdadeiro, "a fortiori" precisa também ser minimamente justo. Mas não pode ser justo quem substitui as amizades reais por ações programáticas em prol de um suposto objetivo coletivo, pois o ato próprio da justiça é dar a cada um conforme os seus merecimentos, e não dobrar-se — numa espécie de "amém" cego — aos projetos de um grupo, qualquer que seja, e por presumivelmente bom que seja. Quem faz isso, cedo ou tarde, acaba por cometer perjúrio contra o próximo para demonstrar lealdade ao grupo.

A pessoa que conjuga demasiada e artificialmente o "nós", acaba por desprezar o "eu" e o "tu", retirando das costas, por meio de justificativas mil, as responsabilidades pessoais para lançá-las sobre o primeiro bode expiatório que estiver à mão.

Seja como for, apenas quem crê em Deus entende o alcance da proposição "não devemos ser desleais nem mesmo com os nossos inimigos", pois o pressuposto dela é o dever de lealdade para com Aquele de quem procedem todas as verdades.

Ou isso, ou a trôpega e vertiginosa descida pelos degraus da demagogia. Ou isso, ou os acordos obscuros em vista de objetivos em geral funestos, como seja, por exemplo, o de destruir a honra alheia, direta ou indiretamente, ainda que buscando explicações sofisticadas para as mais vergonhosas ações.

Umas vezes, ser leal é a conquista do homem em luta titânica contra as suas próprias fraquezas. Outras vezes, é dádiva do céu. Dádiva que, se ainda não recebemos, podemos e devemos pedir em súplice oração.

Porque a genuína lealdade de um homem em relação ao seu próximo — seja amigo ou inimigo — é o prêmio da confiança em Deus".

Inserida por CarlaGP

⁠"A prosperidade é antes para ser temida do que para ser querida, pelos graves riscos que traz à alma".

Inserida por CarlaGP

⁠"Para o malicioso, ser perdoado é insuportável desacato".

Inserida por CarlaGP

⁠"Desesperar-se é o fim inescapável de quem quer mais do que pode ter ou ser".

Inserida por CarlaGP

⁠"Quem agrada aos maus não pode ser bom".

Inserida por CarlaGP

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp