O Tempo e a Pressa
Não se apresse, mas tenha uma direção.
O mais importante não é a corrida, mas sim o trajeto e o destino.
A urgência te faz chegar mais rápido, mas a cautela faz você ir mais longe. Essa é a única maneira de se curtir a viagem independente do tempo, da distância e circunstância.
Aproveite cada momento e desfrute de cada detalhe… Um segundo perdido sempre significará um a menos na nossa trajetória de vida e um passo a mais para o fim dela… Viva com calma, mas não estagne… Não mate dentro de si a pressa de sonhar e de dar mais brilho a sua vida… Tenha calma para viver, tenha paciência para escolher com quem partilha sua vida, tome decisões vagarosamente… A calma é uma boa aliada quando queremos fazer boas escolhas.O excesso de ansiedades nos consome e acaba por matar dentro de nós a vontade de aproveitar o hoje porque nossas preocupações estão centradas no amanhã, no que virá a acontecer e no como acontecerá. Mas as nossas vidas não cabem dentro das nossas ansiedades e as nossas pressas são inimigas da nossa possibilidade de viver o hoje com plenitude.
Às vezes, a maneira mais sábia de viver é com calma, demorando-se em cada segundo que temos! Quando aprendemos a viver com calma, sabemos que um momento poderá ser eternizado em nós porque tivemos o cuidado de vivê-lo na plenitude, soubemos aproveitá-lo com calma e, por isso mesmo, poderemos guardá-lo em nós, como um tempo que, pelo menos dentro de nós, nunca morrerá.
Com as nossas correrias do dia a dia, andamos tão depressa que não temos tempo para as coisas simples da vida, mas são essas coisas que tornam a vida mais leve porque fazem o nosso coração descansar em singelos detalhes
Grande ansiedade que faz o peito doer, ficamos apressados e cobramos coisas que ainda não estão prontas para vir. Dormimos mal, acordamos sem acordar e pulamos os dias esperando pelas ações que nos deixaram ansiosos desde o planejamento. Quando foi que o tempo ficou mais curto?
A FILOSOFIA BARATA QUE ME É TÃO CARA
Vejo pessoas que passam apressadas, caminhando a passos rápidos em direção a algum lugar. Elas olham para frente, jamais para os lados. Para onde olham? O que elas veem?...
Vejo pessoas que se preocupam unicamente com suas próprias vidas. Elas se movimentam sem planejamento, apenas por se movimentar, como um cavalo que ao invés de andar em L resolve percorrer toda a diagonal do tabuleiro. Cedo ou tarde descobrirão seu erro, quase sempre tarde demais.
Vejo pessoas individualistas, centradas demais em seus problemas. Uma unha encravada parece um câncer quando a unha é nossa, mas o câncer do que caminha ao nosso lado é apenas um câncer em estágio inicial, nem dói tanto assim...
Vejo pessoas que correm para lugar nenhum. Por que a pressa? A morte não tarda, ela sempre vem, em geral da forma mais inesperada.
Vejo pessoas que lutam quando deveriam apenas contemplar. Dar um tempo. Recarregar as baterias. Refazer os planos de voo. Quando a luz amarela se acende, é hora de prestar mais atenção aos sinais internos e externos.
Por quem lutam os homens? Por si? Pelos seus? Qual o objetivo maior dessa vida? Dinheiro? Prestígio? Amor? Poder?...
O que é a felicidade? Realizar o sonho da casa própria? Ter meia dúzia de filhos com a pessoa amada? Chegar ao topo do Himalaia? O cargo mais alto da empresa? O carro do ano? Contemplar o sorriso do seu filho? Escrever um livro, plantar uma árvore? Saber que no dia seguinte não precisará acordar às cinco da manhã?...
Vejo pessoas que não olham mais nos olhos, já perderam o brilho da inocência e agora mentem não mais por sobrevivência, mas por opção. Há quanto tempo as coisas são assim?...
Que problema insolúvel tira o sono da humanidade durante a noite? Falta de dinheiro? Enfermidade? Vício? Maldade explícita? Coração gelado? Solidão?...
O que fazer para reverter a situação caótica em que nos encontramos? Como não se perder nesse labirinto chamado VIDA, que vai ficando mais curta a cada novo amanhecer?
Vejo pessoas que passam quase sem esperanças. Já ligaram o piloto automático, aguardam apenas a pane fatal. Mas nada acontece, e continuam a fingir que são felizes.
A vida não passa de uma grande encenação, mas será que somos os atores principais ou não passamos de meros coadjuvantes nesse palco de marionetes?
Há quem não acredite em Deus. Há quem duvide da Sua existência. Há quem afirme sua crença, mas apenas segue o senso comum. Prefiro os que duvidam sinceramente do que os que fingem acreditar. A dúvida é honesta, a crença sem entusiasmo é falsa. Afinal, o que viemos fazer aqui? O que significa esse corpo que apalpamos, esses pensamentos que trafegam de um lado para o outro dos nossos hemisférios cerebrais? Por que respiramos? Como pode o corpo humano ser essa máquina perfeita, a ponto de nada ser gratuito ou por acaso, até mesmo uma simples pálpebra tem uma importante função a cumprir para o bem do corpo como um todo? A simplicidade é complicada demais?
Vejo pessoas que não ligam para nada nem ninguém. Crianças abandonadas? Onde?... Sem-teto? Sem-terra? Sem-hospital? Sem-comida?... Ah, é tudo tão estranho. Para onde vamos? Por que o tempo passa tão depressa? Parece-me que ontem era natal, e amanhã já será páscoa. Por que temos de ser tão iguais uns aos outros? Não poderíamos ser mais felizes em nossas diferenças?...
E a vida, o que seria? Algo maravilhoso e imprescindível? Ou algo tedioso e totalmente descartável?
Não sei mais quem sou. Onde estou. Para onde vou. Mas ainda acredito na dúvida, na busca pela verdade que ela suscita. Também não quero chegar a nenhuma conclusão aceitável. Hoje, quero apenas questionar as minhas mais profundas certezas.
Vejo pessoas que passam apressadas. Percebo que não as enxergo com meus próprios olhos, mas através do enorme espelho do shopping center. O espelho das vaidades. Seria eu aquele que acaba de passar por mim a passos rápidos, sem nem olhar para trás?...
Talvez. Não é engraçado como nos reconhecemos ao observar os defeitos do que caminha ao nosso lado?...
Mas tudo isso é vaidade e filosofia barata. O resto, são apenas palavras vazias.
ENCUBADORA
(Alfredo Bochi Brum)
Sábio conselho
De amor recebi
Encubar o sentimento
Alegria ou lamento
Deixando que o tempo
Ao verbo amadureça
Bem assim sem pressa
Mas, porém, contudo,
Entretanto, todavia
Logo ali sentia
O momento urge
Porfia fria
A ideia surge
Precisa calor
E esse Louvor
Ventania
Não quer calmaria
“Risco” e ousadia
Imediatamente Cria!
Qual é o plano parceiro?
Qual é o plano parceiro, se do tempo já não domino faz tempo
Dos dias e noites não entendo, o por que de tanto contratempo
Lá na infância me via, brincando por longas tardes
E mesmo que imaginasse, o tempo assim não corria
Se hoje tivesse 500 dias, talvez ainda faltasse
Horas, minutos, segundos, na correria de meus dias
E onde então está o pause parceiro, preciso me reorganizar
Vida louca assim não dá... o tempo voa, escoa e decola
Talvez, se ao invés de mais tempo, tivesse mais dois braços...
Trabalharia dobrado, daria mais abraços... quem sabe olhasse pra mim
Já que de mim, as vezes tem tudo, mas pra mim, não sou atento assim
Mas o controle é Ele quem tem... e me pergunto impaciente
Qual o plano Onipotente? Por que acelerar assim?
Logo me vem a mente, que saibamos melhor do tempo
Aproveitar cada momento, sem dele ser prisioneiro
Afinal é ele grande parceiro, das memórias de minha vida
Testemunha íntima dos fracassos e glórias vividas...
Que bom será quando reaprender a ouvir meu coração
Entender que seu ritmo constante, não se modifica em meio ao turbilhão
Mantem seu compasso, mesmo que o corpo exija
"Vamos, acelere o passo, olha o tempo, o compromisso, o atraso"
Não será mais ele o culpado da correria das minhas andanças
E nos verdes campos da vida, serei eu o potro xucro domado.
Há muitas coisas que podemos fazer durante um momento de desânimo. Mas apenas uma é eficaz de fato; Aprender!
The Silence
O que faço eu?
Quanto para eles
O meu silêncio é perturbador
e o meu falar é devastador?
O tempo e os sentimentos em conjunto. Definição comum de tempo, é: Uma época, um lapso de tempo futuro, ou passado. Tempo pra mim, é um longo lapso de horas, minutos, segundos... É algo quase sem explicação, somente o tempo é capaz de curar as dores, e prolongar as alegrias que os sentimentos trazem. O tempo ensina o modo de viver, carrega consigo os ensinamentos, que vão sendo aplicados ao longo da sua existência... E estar enfrentando um problema, sem dar tempo ao tempo, é mais complicado... Pois tudo tem seu tempo certo para acontecer, então espere e reflita, o mundo pode ser conquistado em longos 10 anos, ou apenas 10 segundos, só depende de como o tempo é utilizado, e quais lições está passando. O tempo é capaz de resgatar lembranças escondidas no fundo do pensamento, que puxa junto a saudade, e com essa saudade, a lembrança maior é a do amor. Poder ter sentimentos Como Perder barriga é maravilhoso. Sentir amor, alegria, tristeza, saudade, esperança... E saber dividir todos eles no tempo, é quase uma obrigação, pois só assim a vida anda. Amar e saber esperar, sentir saudade, e ao mesmo tempo tristeza... Logo após curar a tristeza e a saudade, com a alegria de um abraço, um beijo, ou um olhar... A vida é feita de momentos inesquecíveis, seja eles pequenos ou grandes, o espaço de tempo, gravado na memória, guarda as lembranças de todos os sentimentos ao longo da vida, em um certo tempo os esquecendo e em outro trazendo de volta tudo o que vivemos, ou seja, a famosa saudade. Aproveite sua vida ao máximo. Não tenha pressa, mas não perca tempo. A vida é cheia de desafios, podendo se tornar obstáculos, os próprios sentimentos. Então saiba lidar com eles, ande devagar pela estrada da vida, e carregue consigo, no tempo certo, o sentimento certo. Viva intensamente!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp