O Sorriso Adelia Prado
Se eu ainda procuro compatibilidade entre nós dois e os casais felizes de filme, músicas românticas e personagens de livro é porque eu não agüento mais me sentir por fora. Não suporto mais pensar que o que vivemos foi uma loucura e que eu sou a surtada da história. Sou eu a maluca, a desnaturada que fica te caçando nos buracos, nos furos de reportagem, no rosto dos outros, nas características em comum. Isso é ser psicopata. É ser self serial-killer. É a perseguição do inatingível. É não querer enterrar o morto. É loucura. Comparo a rasgar dinheiro. É tornar-se um cadáver enquanto se ainda está vivo, já que, enquanto me preocupo em resgatar o passado a todo custo eu me esqueço de me tirar do fundo do poço e limpar a sujeira que está impregnada por debaixo no tapete.
O tempo está passando, o mundo está girando, as horas estão arrastadas, eu continuo cada vez mais angustiada esperando um milagre. Todo o mundo passa, e eu fico – presa e estancada em uma história linda, mas que não é real. Não vai mais voltar. Minha vida está passando, e enquanto eu devia aproveitar minha juventude, perco meu tempo roendo as unhas e ganhando rugas precoces de angústias e tristezas, sem esquecer que estou dando adeus ao meu fígado – que é cada vez mais corroído pelo álcool.
Chego em casa sempre vazia, mas tão murcha que você não é capaz de imaginar, e me jogo embaixo do chuveiro pra abafar meu choro, meu vômito, meu porre. Deixo a água tentar lavar minha alma, fecho os olhos, tampo os ouvidos e adivinha o que vejo na minha mente-perturbada? Essa tua expressão de eterno contente, rindo da minha cara de tola. Choro mais um pouco, sinto frio, raiva, remorso e enfio um pijama qualquer. Lacro as janelas na esperança de perder o ar. Fecho as cortinas na cara do Sol. Entrego-me nos braços de Morfeu e durmo feito um anjo enlouquecido.No outro dia levanto e penso logo que poderia continuar dormindo, com quinhentos quilos na minha cabeça. 250 quilos são de ressaca moral e os outros 250 são meu do meu fígado que rouba água do meu cérebro pra não definhar e morrer de cirrose. Saio da cama zonza, não olho pro espelho - evito minha cara de panda-borrada-pós-balada. Encontro minha mãe no corredor, lá pelas cindo da tarde, que me olha com misericórdia e pergunta: ‘Está bem minha filha? Como foi a noite?’. Eu simplesmente respondo: ‘Hm…Foi legal. To enjoada, só.
As crianças que aprendem hoje serão os adultos que ensinarão amanhã. Este é um dos ditados que mais exprimem uma das realidades que existem em nossas vidas. Porém, não são todos os pais que conseguem visualizar esta realidade quando se trata de criar os filhos, e os criam apenas com as noções de cuidado, amor, proteção, alimentação, moradia, vestimenta, saúde e educação, mas se esquecem de que, além destes itens, essenciais na criação dos filhos, existem outros que também são importantes para o desenvolvimento humano deles, que irão refletir diretamente em suas vidas quando se tornarem adultos: o desenvolvimento dos dons, dos potenciais, das vocações e do preparo para a vida.
Geralmente, os dons tem sua primeira manifestação na infância. É agora que os pais devem estar atentos aos primeiros movimentos, aos primeiros desejos e se colocarem como colaboradores e amigos, oferecendo apoio e direcionamento para que estes dons se desenvolvam da forma correta e positiva. Alguns pais simplesmente tiram o pincel da mão da criança e colocam um compasso por acharem que o melhor para ela será a Arquitetura e não a Pintura. E é assim que crianças especiais são transformadas em adultos infelizes. Dons e potenciais não são escolhas dos pais, mas sim propriedades dos filhos por direito e mérito. Esta é uma confusão que muitas vezes acaba gerando um péssimo resultado no futuro. Pessoas infelizes, que por vezes chegam à velhice sem ter sequer descoberto quais são seus verdadeiros dons e potenciais.
A pergunta que se coloca neste ponto é: você como pai ou mãe, deseja que seus filhos sejam felizes ou quer que eles o façam feliz?
E geralmente a questão recai sobre o dinheiro, porém não é apenas isto. A questão principal é fazer o que nasceu para fazer e sabe fazer melhor, e assim, por consequência, ao se sentir-se feliz e realizado, ganhar dinheiro. Não podemos nunca esquecer de que estes dons e potenciais se refletem em todos os campos: ensino, social, amoroso, religioso e etc. Se um pai ou uma mãe não foi capaz de conquistar as coisas em sua vida e de fazer o que gostaria de ter feito, isto nunca será um problema dos filhos. Não devemos projetar nos filhos nossas frustrações e muito menos delegar a eles a responsabilidade de realizarem e serem tudo que nós não fomos capazes de realizar ou sermos. Que os filhos possam realizar seus próprios sonhos e aprenderem a adquirir a responsabilidade por estes sonhos. Filhos também são seres humanos com sonhos, desejos, vontades e aspirações.
Acredite, os filhos não esperam que os pais sejam apenas "pais", mas sim amigos e companheiros leais que os transformem em grandes pessoas, que os apoiem em seus dons, sonhos e potenciais, que os permitam optar pelo aprendizado por suas próprias escolhas e caminhos, andar pelas próprias pernas e pensar pelas próprias mentes, e mesmo assim terem a certeza de que sempre terão grandes amigos que os receberão de braços abertos a qualquer momento, apoiando-os sempre, para não desistirem e continuarem tentando fazer o que todos viemos fazer neste planeta. Viver, criar, realizar e fazer a diferença!
Não seja apenas um pai ou uma mãe. Seja muito mais do que isto para seus filhos. Eles merecem!
"Não fique se culpando e se martirizando por ter perdido a cabeça, gritado e dito e feito o que não devia. Por mais que tenhamos controle sobre nossas emoções, existirão momentos em que elas escaparão de nossa razão e controle. Isso é normal em um ser humano e pode acontecer com qualquer um. Ninguém consegue se manter equilibrado e assertivo perante todas as suas atitudes, todos os dias. O que importa de verdade é o que você vai fazer depois disso. Na sua capacidade de se acalmar e de refletir sobre o que você fez e falou. Já foi feito. Já foi dito. Agora não adianta sofrer por isto ou chorar o leite derramado.
Seja inteligente neste momento, reflita bastante sobre o que fez e o que te levou a fazer, mas principalmente, pense no que você pode fazer de diferente na próxima vez que tiver essa mesma oportunidade, que irá te levar a um outro tipo de resultado. Mais importante do que viver se policiando 24 horas por dia para não perder a cabeça, é aprender com o momento em que a perdeu e aprender a perceber e identificar todos os pequenos eventos que estão te conduzindo discretamente a este ponto de explosão, e tomar uma atitude assertiva e equilibrada enquanto há tempo e controle pra isso. Nada explode do nada ou por acaso. Toda explosão e descontrole é decorrente de um acúmulo de pequenos eventos que os antecedem.
Quando você aprende verdadeiramente, isso passa a fazer parte de você, e não será mais necessário tanto policiamento. A assertividade, o equilíbrio e a atitude preventiva, acontecerão naturalmente."
"Tudo é muito legal, positivo, feliz e construtivo até o momento em que surge o tão temido "mas...". E quando surge este "mas..." é sinal de que algo necessita ser revisto e transformado. E é neste mesmo momento que surge uma interrogação: continuar ou finalizar? Se continuamos podemos nos decepcionar, e se finalizamos podemos ficar com a questão da possibilidade da pessoa mudar no futuro. E aí você pode dizer - "Mas ninguém muda". Eu particularmente, daria algum crédito a esta possibilidade, pois não acredito na crença de que as pessoas nunca mudam, e meu trabalho como Coach me prova isso o tempo todo. De que não devemos jamais generalizar as coisas e decretar algo em torno de uma cultura ou um ditado popular. Existem pessoas que realmente nunca mudarão, mas há também aquelas que se permitem transformar por conta de alguma motivação, seja ela racional ou emocional. São pessoas que querem ser transformadas para a melhoria em algum aspecto da vida. Neste caso, o relacionamento!
Neste momento em que surgem os "mas...", o melhor caminho é sempre olhar para dentro e buscar sua sabedoria e sua inteligência interior. Sua intuição e a definição do que é melhor e pior para você e seus objetivos de vida! Pois chega uma hora em que um fato se torna imutável, que é o de que uma andorinha só não faz verão. E é aí, quando um quer mais e o outro quer menos, que é a hora de tomar uma atitude e uma decisão, que infelizmente tende a ser dolorida e difícil, mas que precisa ser tomada: Finalizar ou continuar? E nessa hora é preciso entender que o diálogo e o consenso tem que acontecer entre você e você mesmo, mais ninguém, pois as pessoas podem até lhe auxiliar em algum sentido, mas a decisão final sempre deverá ser sua e jamais de outra pessoa!"
Uma pessoa de sucesso não é exclusivamente aquela que possui altos níveis de conhecimento, de estratégias, de criatividade e de condições financeiras, mas principalmente, é aquela que faz mais do que o suficiente, faz o melhor e o possível com o que tem disponível, não espera por milagres e possui a capacidade de suportar e transpor, com flexibilidade e determinação, as adversidades e os contratempos, sem sequer pensar em desistir de seus objetivos ou ser derrotada pelo desânimo e pela preguiça.
Esta sim, mesmo diante do fracasso, sempre será uma vencedora. Fracassados esperam por oportunidades, e na maioria das vezes, são derrotados por essa esperança. Vencedores levantam do sofá, correm atrás, as criam diariamente e fazem acontecer! Tem muita gente de sucesso que nasceu sem condições, assim como tem muita gente fracassada que nasceu em berço de ouro. Sucesso não tem a ver com condição social, mas sim com determinação e disposição!
Auto-estima, confiança e ousadia tudo que alguém precisa ter quando muitos duvidam de você, lembre-se: muitos podem rir de você mas ninguém pode rir por você.
Como um fantoche eu dancei sua canção
Um tango japonês recheado de ilusão
Como uma criança fui iludido por uma bala
Este seu doce veneno que s ai de sua fala
Suas mentiras para mim foram verdades
Como uma droga em overdose de felicidades
Mas hoje suas lagrima não me molham mais
Eu conseguir me libertar deste seu amor sagaz
Foram anos tentado te arrancar de mim
E você a creditando que nunca ia ter fim
Este seu domínio sobre as minhas ações
Que foi morto pelas flechadas das decepções...
Eu não torço pro tempo passar rápido
Nunca faço isso
Mesmo que a chuva caia, e me prenda em casa...
Eu prefiro contemplá-la da janela...
Mesmo que as horas pareçam congelar no relógio
Prefiro usar esse tempo para planejar minha vida.
Mesmo que a insônia me perturbe na madrugada
Prefiro conversar com Deus ao tentar buscar o sono.
Mesmo que o trânsito pare!
Prefiro ouvir uma musica pra relaxar
Mesmo que esteja sozinho, não vou usar meu tempo procurando amor, quero ser encontrado!
Vou usar o tempo ao meu favor
Vou torná-lo aliado, fazendo coisas que gosto.
Gostando de gostar de mim
Pois sendo feliz sozinho,
Estarei preparado pra amar
Quem realmente me merecer
Amor:
Sentimento transcendental;
Caminho sobrenatural;
Verdadeiro ou igual; será que há?
Não sei. Não posso prescrutar.
Mas penso que há, quem possa descrever, ou, até mesmo acreditar, no poderoso efeito transformador, que esse inexplicável dom pode alcançar.
As pessoas sempre passam as lições de vida mais corretas para nós , mas nem sempre , elas cumpriram aquilo que nos dizem a fazer !
Parado padeço em sentimentos, obscuros como as trevas do meu coração
O que um dia já foi meu acalento, me faz chorar por não ter mais razão
Desatino por sofrer e te entreguei meu coração
Pareço valente, mas no fundo não sou durão
Derramo em lagrimas, por não ouvir mais o seu tom
A folha em branco me chamou, mas a espiração se foi, há existe maior espiração que a vida? Os barulhos vêm e me tomam os ouvidos eu os desfaço o abandono. Finjo a solidão com mais intensidade. A força me vem, mas algo me impede de aceita-la, vejo que todos há sentem , será que só eu não? Pessoas sorriem, mas não são sorrisos, pessoas abraçam, mas não são abraços. A minha parte escura invadem meus dias de sol, e assim o teatro da vida começou, o primeiro sinal foi dado, agora é a hora, o mundo está aqui, todos os dias, em seus olhos, em seus cabelos, na brisa fria que invés de te entristecer pode te convencer que hoje será o dia, a estreia da vida real, e escuta sozinho nunca ficarás, tens a pessoa que mais te completada todos os dias, tu mesmo. Eu vou parti, porque o tempo vai quando o melhor chega, eu não sei se ele chegou para mim, mais o que custa acreditar que sim?
