Ricardo Prado: "Não fique se culpando e se...

"Não fique se culpando e se martirizando por ter perdido a cabeça, gritado e dito e feito o que não devia. Por mais que tenhamos controle sobre nossas emoções, existirão momentos em que elas escaparão de nossa razão e controle. Isso é normal em um ser humano e pode acontecer com qualquer um. Ninguém consegue se manter equilibrado e assertivo perante todas as suas atitudes, todos os dias. O que importa de verdade é o que você vai fazer depois disso. Na sua capacidade de se acalmar e de refletir sobre o que você fez e falou. Já foi feito. Já foi dito. Agora não adianta sofrer por isto ou chorar o leite derramado.

Seja inteligente neste momento, reflita bastante sobre o que fez e o que te levou a fazer, mas principalmente, pense no que você pode fazer de diferente na próxima vez que tiver essa mesma oportunidade, que irá te levar a um outro tipo de resultado. Mais importante do que viver se policiando 24 horas por dia para não perder a cabeça, é aprender com o momento em que a perdeu e aprender a perceber e identificar todos os pequenos eventos que estão te conduzindo discretamente a este ponto de explosão, e tomar uma atitude assertiva e equilibrada enquanto há tempo e controle pra isso. Nada explode do nada ou por acaso. Toda explosão e descontrole é decorrente de um acúmulo de pequenos eventos que os antecedem.

Quando você aprende verdadeiramente, isso passa a fazer parte de você, e não será mais necessário tanto policiamento. A assertividade, o equilíbrio e a atitude preventiva, acontecerão naturalmente."

1 compartilhamento
Inserida por thinkermind