O Homen que se Acha Sabio
Montanhas e prédios
Um homem com problemas procura um velho sábio no cume de uma montanha e, depois de dias de busca, o encontra!
Quando se aproxima cansado e quase sem respiração, o velho sábio o convida a sentar-se.
Ele aceita e se senta ao lado do sábio e começa a contar seus problemas, e fala de todas as posses que tem na vida e que está muito triste porque suas empresas estão com problemas financeiros. Depois de falar o que sente ao sábio, lhe faz uma pergunta primordial:
Como você consegue viver em uma montanha sem tecnologia, dinheiro ou mesmo qualquer bem material?
A resposta vem acompanhada de um sorriso!
Eu em minha montanha nunca me esqueci do que é importante, é assim que consigo! Vocês, em seu mundo de tecnologia e dinheiro, se esqueceram, se esqueceram que toda sua tecnologia e seu dinheiro foram criados por vocês no intuito de lhes deixar mais felizes, mas, ao contrário do intuito, lhes deixa mais infelizes, porque não perceberam que o verdadeiro objetivo de tudo isso é a felicidade infinita em seus espíritos, a felicidade não vem da realização de seus desejos mas sim de não haver desejos!
Depois disso o homem entendeu que não tinha problemas por não conseguir tudo o que queria, e sim por pensar que a felicidade estava em conquistar coisas materiais!
Quem despreza o conselho se arruinará; quem respeita o mandamento será salvo. O conselho do sábio é fonte de vida, para evitar os laços da morte. Bom senso alcança favor, mas o caminho dos traidores conduz para a ruína. (Pv 13: 13-15)
O sábio, quanto mais sabe, mais se isola. A sua convivência com as outras pessoas é sempre superficial. Porém isso não o torna um misantropo. Pelo contrário: ele é afável com as pessoas, mas só se relaciona com elas em assuntos triviais. Embora acostumado às profundezas, ele sabe, nos momentos necessários, subir à superfície e até mesmo divertir-se com as pessoas comuns.
A atribuição própria dos pretores, em Roma, era a administração da justiça.
NENHUM HOMEM SÁBIO DEIXARÁ DE SE ESPANTAR COM A CEGUEIRA DO ESPÍRITO HUMANO.
Sábio e inteligente é aquele que entende o pensamento do ser humano, caso contrário, você é apenas mais um ser.
O maior sábio que minha pessoa tinha por perto, partiu em busca de novos discípulos. Com isso, as lágrimas que me acompanharam ao andar da tarde, já estão, à noite, me acompanhando.
Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.
Quero respostas pra tudo não para ser mais sábio ou inteligente; é muito mais pessoal que isso. É responder o que me pergunto em silêncio.
Controle é Sabedoria
O abade soube que perto de seu mosteiro havia um ermitão com fama de sábio. Foi procurá-lo e perguntou: "Se você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era sua mulher?", "Não, mas conseguiria me controlar", respondeu. O abade continuou: "E se visse moedas de ouro, conseguiria vê-las como pedras?", "Não, mas me controlaria para não pega-las", disse o eremita. De volta ao mosteiro, o abade reuniu seus noviços e disse: "Vou lhes explicar o que é um sábio: é aquele que, em vez de matar suas grandes paixões, consegue controlá-las".
Se um adulto quiser ser sábio, é preciso antes aprender com as crianças tudo aquilo que já se esqueceu.
